Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

São Braz do Piauí

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PRODUÇÃO E USO DO "ECO ESCOVÓDROMO": AÇÃO COLETIVA DE SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE.

Apresentação/Introdução:

A cárie dentária é um problema de saúde pública, que acomete milhares de pessoas em todas as fases da vida, especialmente as crianças. A doença pode ser evitada com a prática de comportamentos mais saudáveis, como a simples escovação, uso do fio dental e mudança de hábitos, sua etiologia é multifatorial e tem como fatores determinantes: fatores alimentares, comportamentais, socioeconômicos, assim como fatores de acesso aos serviços de saúde. Muitas famílias desconhecem a importância do autocuidado e acabam negligenciando os cuidados com a higiene oral. É necessário mudar positivamente condutas, conhecimentos e estilos de vida que estão relacionados com a saúde bucal, no entanto, nem sempre as equipes de saúde ou as comunidades atendidas possuem uma infraestrutura para a realização de atividades preventivas. O escovódromo é um equipamento portátil que pode ser transportado com facilidade para qualquer local, possibilitando aos cirurgiões-dentistas deslocarem-se dos consultórios às comunidades, e realizar a escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor, promovendo ações educativas e preventivas, tornando assim um grande diferencial do escovódromo. O projeto foi idealizado e realizado pela equipe de Saúde bucal da estratégia de saúde da família do município de São Braz do Piauí com o intuito de reduzir a cárie dentária de crianças carentes no município, visto que durante visitas escolares eram observados um alto índice de crianças com mancha branca ativa de cárie.

Objetivos

Objetivo geral: Reduzir os impactos causados pela doença cárie e melhorar a qualidade de vida de crianças em situação de vulnerabilidade. Objetivos específicos: Descrever a produção do “eco escovódromo” feito a partir de materiais recicláveis/de reaproveitamento.

Metodologia

A princípio foi construído um escovódromo utilizando materiais recicláveis como um expositor de ferro para a base, galões plásticos, mesa para os galões, sanfonas de PVC, pias, torneiras plásticas, espelhos planos, base de MDF para os espelhos, porta-papel e porta-lixeira. A base de ferro se divide em duas partes, as mesmas se encaixam formando o corpo do “eco-escovódromo”, as pias se adaptam nessa base e as sanfonas de PVC jogam a água já utilizada no galão que fica abaixo, enquanto o galão acima que foi adaptado com duas torneiras, uma de cada lado, transporta a água limpa que será utilizada. Esses galões ficam sustentados por uma mesa adaptada. Posteriormente foi realizada atividade de educação em saúde bucal utilizando macromodelos/manequins odontológicos e escovação dental supervisionada com escova dental e flúor. A criança fica de frente para o espelho e vai sendo orientada sobre as técnicas de escovação, essa orientação de frente ao espelho facilita a visualização da criança à sua cavidade oral e facilita a higiene. Após a escovação acriança é instruída a cuspir na pia e lavar sua escova. As crianças também são orientadas sobre como armazenar a escova em casa.

Resultados

Após algumas tentativas alcançou-se o modelo do “eco escovódromo” montável, sendo facilmente transportado e utilizado em qualquer local desprovido de água encanada e luz. Em pouco tempo, qualquer local se transforma em um espaço de saúde. As ações coletivas são realizadas semestralmente nas comunidades e contemplam inúmeras crianças do município de São Braz do Piauí, obtendo resultados positivos, comprovado pela apropriação das informações atribuídas pelo entusiasmo das crianças em realizar a escovação bucal, tal como pelo auxílio fornecido pelo “eco escovódromo” e pela redução significativa do número de crianças com manchas brancas ativas de cárie. Soluções criativas devem ser priorizadas para tornar viável as ações coletivas de saúde nas comunidades carentes. Projetos que utilizam materiais recicláveis podem desenvolver as dimensões ambientais, econômicas, social e crescimento sustentável. A criação do “eco-escovódromo” permite ainda mais a aproximação dos profissionais da odontologia com a comunidade e promove a interação e participação de toda família, a comunidade a ser contemplada é escolhida previamente pela equipe, no intuito de levar informação, promover saúde bucal e reduzir os impactos causados pela cárie dentária, bem como o número de intervenções feitas em âmbito clínico.

Conclusoes

As ações coletivas de saúde bucal são imprescindíveis para a promoção da saúde de crianças, proporcionando um futuro mais saudável. O uso do “eco escovódromo” aliado aos conceitos de saúde bucal e sustentabilidade, mostrou-se importante recurso para a prática do autocuidado. As equipes de saúde bucal devem estar engajadas na resolução de velhos problemas como no caso da cárie dentária, devolvendo dignidade e qualidade de vida a população mais necessitada. A prevenção e a educação em saúde bucal na primeira infância são de suma importância para a promoção de saúde bucal, com possível redução de adultos edêntulos e custos com saúde bucal consequentemente. O “eco-escovódromo” tem seu papel fundamental nesse processo, pois permite aos profissionais uma estrutura mínima para levar conhecimento e prevenção à comunidade.

Banner