Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

José de Freitas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE PARTO NORMAL DR. JOSÉ GERARDO LINHARES NA CIDADE DE JOSÉ DE FREITAS-PIAUÍ

Apresentação/Introdução:

O Centro de Parto Normal (CPN) constitui um equipamento de cuidado para a redução das taxas de cesáreas, pois possibilita a diminuição das intervenções obstétricas. O CPN é uma unidade de atendimento ao parto de risco habitual sem distocia, ou seja, sem complicações obstétricas. Nesta perspectiva, a assistência no CPN dispõe de um conjunto de elementos destinados a receber a parturiente e seu acompanhante, permitindo um trabalho de parto ativo e participativo, caracterizando o uso de práticas baseadas em evidências científicas, lideradas pelo profissional enfermeiro obstetra, diferenciando-se assim, dos serviços tradicionais de atenção obstétrica. Em Setembro de 2022 foi inaugurado o CPN Dr. José Gerardo Linhares em José de Freitas-PI e além da assistência ao processo de parto e nascimento, respeitando a singularidade e o protagonismo da mulher, esse estabelecimento também oferta outros serviços, como: vacinas, triagem neonatal, cartório, consulta de enfermagem com uso de ferramenta ultrassonográfica e atendimento às gestantes de alto risco com médica obstetra, impactando positivamente na vida de mulheres, crianças e famílias freitenses.

Objetivos

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados decorrentes da implantação do Centro de Parto Normal Dr. José Gerardo Linhares, localizado em José de Freitas-Piauí, incluindo assim as especificações acerca dos serviços oferecidos por este centro, tais como vacinação do recém-nascido oferta de triagem neonatal, com teste do olhinho, coraçãozinho, lingüinha, orelhinha e pezinho consulta de enfermagem obstétrica com uso de ferramenta ultrassonográfica, realizada por enfermeiros obstetras e consulta para gestantes de alto risco, realizada por médica obstetra.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência com abordagem quantitativa, produzido a partir da implantação do Centro de Parto Normal Dr. José Gerardo Linhares, em José de Freitas Piauí. Para consolidação e apresentação dos resultados foram utilizados os instrumentos de registros disponíveis no estabelecimento, tais como: livro de relatório dos enfermeiros obstetras, mapa dos indicadores de assistência e impressos específicos para controle e acompanhamento dos demais serviços oferecidos.

Resultados

As mulheres atendidas no CPN utilizaram em menor extensão métodos farmacológicos para o alívio da dor e ocitocina para a aceleração do trabalho de parto. Uma menor quantidade de mulheres foi submetida à episiotomia, totalizando 05 entre o total de 85 partos normais realizados desde a inauguração. Essas mulheres não foram impedidas de se movimentar e deambular durante o trabalho de parto, inclusive tiveram autonomia para escolher a melhor posição para seu parto. A satisfação das mulheres foi maior com o atendimento no CPN, quando comparadas às experiências de partos anteriores em outros estabelecimentos. A assistência prestada por enfermeiros obstetras também evitou procedimentos como toques vaginais consecutivos e amniotomia de rotina, contribuindo assim para o controle de infecção tanto materna quanto neonatal. Com relação aos demais serviços oferecidos no centro, foram realizados 235 consultas de enfermagem com uso da ferramenta ultrassonográfica, 55 testes da orelhinha, 57 testes do olhinho, 32 testes do coraçãozinho, 116 testes da lingüinha, 204 testes do pezinho e registros de recém-nascidos.

Conclusoes

Logo, o CPN Dr. José Gerardo Linhares oferece atendimento digno à mãe, à criança e à toda a família, reduzindo as práticas medicamentosas, as intervenções desnecessárias no parto e também as complicações, além de trazer conforto, segurança e bem-estar à gestante e ao recém-nascido mediante ao atendimento humanizado e de qualidade realizado pelos profissionais enfermeiros obstetras. Percebeu-se uma maior satisfação das mulheres atendidas, as quais possuem autonomia no seu trabalho de parto, além de todo apoio oferecido pelos familiares e enfermeiros obstetras durante toda a evolução do trabalho de parto. Concluiu-se também que o profissional enfermeiro obstetra tem um papel fundamental nessa assistência ao prestar atendimento de qualidade, apoiando e transmitindo segurança às mulheres. Assim, a implantação deste serviço trouxe resultados positivos e significativos para a saúde da mulher freitense.