Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

Oeiras

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PLANTANDO ESPERANÇA E VIDA: CAMPANHA SETEMBRO AMARELO E O FORTALECIMENTO DA REDE INTERSETORIAL

Apresentação/Introdução:

Com foco na conscientização da população sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida, a campanha Setembro Amarelo é um movimento que tem seu marco durante o mês e setembro, especificamente no dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas que acontece o ano todo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios podem ser prevenidos, considerando que estes, estão relacionados a algum transtorno mental diagnosticável e tratável. Em Oeiras estado do Piauí, as tentativas de suicídio crescem em proporção significativa, principalmente entre adolescentes e jovens com elevado perfil de vulnerabilidade psicossocial. Da mesma forma, cresce também o número de adolescentes apresentando comportamento autolesivo, em decorrência da dificuldade em lidar com tais estressores e adoecimentos. A primeira medida de prevenção e enfrentamento dessa problemática é a educação e a corresponsabilidade social para que haja o fortalecimento das Politicas Públicas. Diante disso, surgiu a necessidade de intensificar as ações de conscientização da população sobre a Prevenção ao Suicídio bem como fortalecimento da Rede Intersetorial para a promoção de ações de cuidado à população em geral. A Campanha Setembro Amarelo dos anos de 2021 e 2022, tiveram como foco o envolvimento da Rede e a disseminação das informações em todos os segmentos sociais para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.

Objetivos

• Oportunizar de forma dinâmica e vivencial o fortalecimento da rede de saúde e intersetorial no município de Oeiras-PI • Ampliar o conhecimento sobre a temática da Campanha Setembro Amarelo para os Profissionais dos Serviços da Rede Intersetorial e população em geral • Reforçar a importância do trabalho integral e em rede ampliando o processo de construção compartilhada • Intensificar as ações educativas voltadas para a prevenção do suicídio • Fortalecer a corresponsabilidade e cogestão pela melhoria da qualidade de vida da população.

Metodologia

No primeiro momento realizou-se o Planejamento das ações a serem realizadas, cujo Projeto foi estruturado pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD e Núcleo de Prevenção ao Suicídio – NUPS. Em seguida foi realizada a construção dos instrumentais da campanha (Cards, Spot, Folders, Cartazes, Banner, Letreiro, Vídeos e material informativo). O segundo momento, contou com a apresentação da programação da Campanha aos serviços parceiros onde a mesma teve aceitação e apoio de toda a Rede Intersetorial: Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB), Secretaria Municipal de Educação/Núcleo de Cultura e Família, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Juventude, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Coordenação de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde. Em seguida, iniciou-se a execução das atividades planejadas, cujo público-alvo foram os usuários dos serviços de saúde, das escolas municipais e a população em geral, sendo que as mesmas foram executadas nos Postos de Saúde, Praças Públicas, Escolas Municipais e Estaduais, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e II), Escola Agrícola EFADE IV Caldeirões Oeiras.

Resultados

Foram realizadas as seguintes atividades nas Campanhas Setembro Amarelo dos anos de 2021 e 2022 cujo foco foi o Fortalecimento da Rede Intersetorial: Colocação do Letreiro na Praça das Vitórias Distribuição de 200 mudas de Girassol para a população Plantio de 60 mudas de Girassol nas UBS da Zona Urbana e Rural, nos CAPS I e AD e nas Praças da Cidade Wokshop sobre Prevenção ao Suicídio para a Rede Intersetorial 03 Rodas de Conversa nas Escolas da Rede Estadual e na Escola Agrícola Participação no Projeto Capoeira em Defesa da Vida Participação no Projeto CRAS Mais Perto 04 Plantões “Ouvido Solidário” (Momento de acolhimento, escuta qualificada, orientação e aconselhamento) 03 Rodas de Conversa com Profissionais e participantes dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do CREAS e CRAS I e II, Pedal pela Vida em parceria com a Secretaria de Juventude gravação de Poadcast com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) 02 Rodas de Conversa no Banco do Nordeste (CREDIAMIGO) e para profissionais da Secretaria de Indústria e Comércio (SEMICS) e Ato de Valorização da Vida em praça pública, apresentação cultural e leitura da “Carta a Saúde Mental”. Todas essas atividades atingiram um público de 705 pessoas, ampliando este número com o instagram @saudeoeiras, que realizou a cobertura por meio de postagens de Vídeos informativos “Cuidando da Gente” e Cards. Programas em Rádios/FM e circulação de Spot sobre a Campanha em motos de som.

Conclusoes

Com a realização da Campanha Setembro Amarelo em Oeiras-PI, foi possível levar a população informações apropriadas e seguras acerca dos fatores de risco e de proteção associados ao suicídio. Dessa forma, a Campanha Setembro Amarelo dos anos de 2021 e 2022, com foco no fortalecimento da rede intersetorial do município de Oeiras, ampliou os conhecimentos sobre a temática para a população geral, mais especificamente, os profissionais que compõem os serviços, por entender que se faz necessário fortalecer o processo de construção compartilhada, entre setores diversos que implica no estabelecimento de corresponsabilidade e cogestão pela melhoria da qualidade de vida da população oeirense.