Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

Água Branca

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PAINEL INTERATIVO DAS ARBOVIROSES: PARA CONTROLE E COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA!

Apresentação/Introdução:

as arboviroses são doenças infecciosas virais transmitidas por mosquitos, consideradas um problema de saúde pública no brasil, entre as quais estão: dengue, zika, chikungunya. devido à necessidade de mosquitos para sua transmissão, os surtos de arboviroses têm grande relação com clima e quantidade de larvas presentes em determinada região. no período entre 2014 e 2021, no piauí, foram notificados mais de 73 mil casos de arboviroses (sinan). no brasil, a principal ferramenta de combate às arboviroses são as equipes de agentes de endemias, que realizam periodicamente visitas domiciliares, identificando a presença de larvas de mosquitos em recipientes com água e administrando tratamento, visando a eliminação das larvas, redução na quantidade de mosquitos na região visitada e consequentemente a diminuição da transmissão das arboviroses. devido à incapacidade de visitar todos os domicílios no municípios, cada equipe coordena ações de combate estratégicas em determinados bairros, várias vezes por ano. a definição dos locais de ação permanece sendo um problema, uma vez que a transmissão da doença ocorre em surtos com rápido aumento no número de casos em locais de difícil previsão.

Objetivos

auxiliar nas ações estratégicas de combate ao mosquito aedes spp. executadas pelos agentes de endemias, visando a redução da transmissão das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no município de água branca - pi. objetivos específicos: coletar os dados sobre arboviroses produzidos no município e divulgar a população informar a população através do painel interativo de arboviroses com relatórios sobre o número de casos notificados por bairro definir ações estratégicas de combate em cada bairro utilizando o painel de arboviroses reduzir a transmissibilidade das principais arboviroses dentro do município.

Metodologia

intervenção realizada no município de água branca pela secretaria municipal de saúde através do setor de vigilância epidemiológica e equipe de agentes de endemias, no período de fevereiro de 2023. a coleta de dados sobre arboviroses foi realizada através das fichas de notificação para dengue, zika e chikungunya disponíveis no sistema de informação de agravos de notificação (sinan) na secretaria municipal de saúde de água branca, com atualização semanal. os dados foram importados do sinan para o software r studio versão 1.4.1, sendo feita a distribuição dos casos por semana epidemiológica, agravo e bairro, de maneira automatizada, gerando três relatórios. posteriormente, os relatórios gerados foram adicionados ao site painel de arboviroses, disponível no endereço https://bit.ly/painel-arboviroses, sendo atualizado semanalmente. através dos relatórios disponíveis no painel de arboviroses foram realizadas reuniões quinzenais entre setor de vigilância epidemiológica e vigilância entomológica para definir quais os bairros e locais críticos, com maior número de casos, receberiam ações de bloqueio e combate ao mosquito aedes spp. pelas equipes de agentes de endemias. as ações de combate culminaram no mutirão de limpeza contra a dengue, realizado no dia 19/03/2023, visando o combate às larvas do mosquito aedes spp. e conscientização das populações em cada bairro. a ação contou com o apoio de todas as equipes de atenção básica do município.

Resultados

nas primeiras 7 semanas de 2023, foram notificados 83 casos de arboviroses, com uma média de 16,6 casos/semana. o painel das arboviroses foi iniciado no fim de fevereiro. após as primeiras reuniões, foram realizadas diversas ações de combate aos mosquitos nos bairros, resultando numa queda no número casos/semana nas 7 semanas seguintes, totalizando 73 casos, com média de 10 casos/semana. a partir da semana epidemiológica de número 9, a média semanal de casos de arboviroses caiu para 3,5 casos/semana, após o início das ações de combate estratégico. ademais, na semana epidemiológica de número 11 foi realizada uma ação intitulada mutirão de limpeza contra a dengue.

Conclusoes

o painel de arboviroses foi produzido utilizando dados do sinan, sendo disponibilizado para acesso público, fornecendo informações sobre dengue, chikungunya para população. os relatórios gerados foram utilizados para definir ações de combate ao aedes sp. em pontos estratégicos do município, resultando numa queda do número de casos de arboviroses a partir da 9ª semana epidemiológica, demonstrando a efetividade das ações desenvolvidas na redução da transmissibilidade das arboviroses.

Banner