Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

Altos

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA COM USO DA FERRAMENTA ULTRASSONOGRÁFICA EM ALTOS-PI

Apresentação/Introdução:

A resolução COFEN 627/2020 aprova e normatiza a realização de Ultrassom obstétrica por Enfermeiro Obstetra em locais onde ocorra a assistência obstétrica no âmbito do SUS. Em 2021, Altos PI, foi um dos sete municípios do Piauí a ser contemplado a fazer parceria com o COREN PI, COFEN e Hospital Sofia Feldam (MG), com intuito de promover qualificação de enfermeiros obstetras na consulta de enfermagem obstétrica com uso da ferramenta ultrassonográfica. Realizou-se um mapeamento em março de 2022, junto à coordenação da atenção básica, no qual foi encontrado o número de 467 gestantes no município de Altos. Uma das queixas dos profissionais que acompanham a assistência ao pré natal é a dificuldade de realização do exame de imagem em período oportuno, de até 13 semanas, para determinar idade gestacional de maneira mais precisa e o difícil acesso das gestantes a terem garantidas pelo menos um exame de imagem por trimestre. No período de junho a agosto/2022, duas Enfermeiras Obstetras do Centro de Parto Normal de Altos, foram capacitadas no Hospital Sofia Feldam em Belo Horizonte, MG e posteriormente iniciaram as Consultas de Enfermagem Obstétrica com uso da ferramenta ultrassonográfica em Altos, que são realizadas no centro de especialidades. Foi instituído um fluxograma para encaminhamento e agendamento, e apresentado as equipes da ESF. São atendidas gestantes encaminhadas da ESF e da Urgência, realizando também revisão de DIU.

Objetivos

Objetivo geral: * Aperfeiçoar a consulta de Enfermagem Obstétrica com uso da ferramenta tecnológica para a qualificação do cuidado às mulheres, com ênfase no planejamento reprodutivo Objetivos específicos: * Melhorar a qualidade do pré natal com consulta especializada e emissão da descrição das imagens de forma imediata * Possibilitar acesso rápido e seguro ao exame de imagem (US) para tomada de decisão referente a situações de risco materno e/ou fetal * Fortalecer a realização de Ultrassom obstétrica por Enfermeiro Obstetra, conforme a resolução COFEN 627/2020 * Assegurar o direito das gestantes quanto à realização dos exames de imagem no pré natal, em tempo oportuno

Metodologia

As Enfermeiras Obstetras Márcia Pinheiro e Ivana Lira, do Centro de Parto Normal de Altos/PI foram contempladas a participarem da Capacitação: Consulta de Enfermagem Obstétrica com ênfase na utilização da Ultrassonografia, como ferramenta para qualificar a assistência à gestante, que se deu através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Altos, COREN-PI, COFEN e Hospital Sofia Feldam, foram quatro meses de aulas teóricas e quinze dias de prática supervisionada em Belo Horizonte-MG, totalizando 100 (cem) exames supervisionados, conforme preconiza a Resolução Cofen 627/2020. Posteriormente, em Altos, através de reunião com a equipe da atenção básica, construiu-se o cronograma para atendimento das gestantes no centro de especialidades. Onde ficou definido o seguinte fluxo: após confirmar a gestação por teste rápido de sangue ou urina ou presença de movimentos fetais, o Enfermeiro ou Médico da Estratégia Saúde da Família (ESF) encaminha a gestante para consulta com Enfermeiro Obstetra com uso da Ultrassom, a gestante faz o agendamento na secretaria municipal de saúde, são ofertadas 30 vagas por semana para demanda agendada, além das urgências. Durante a consulta, de acordo com os achados, a gestante retorna para a ESF com as imagens e descrição do exame, ou pode ser referenciada para atendimento de urgência/emergência.

Resultados

* Aumento considerável de gestantes com acesso oportuno ao exame de ultrassonografia para datação da gestação e acompanhamento precoce da gestação, crescimento e desenvolvimento fetal * Fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher no município de Altos * Capacitação da equipe frente às novas situações, utilizando práticas avançadas e incorporação de ferramentas tecnológicas na assistência * Redução do número de regulação para serviços de referência * Identificação precoce de alterações que necessitaram de intervenções imediatas na Referência de Alto Risco, favorecendo desfechos positivos para mães e recém-nascidos * Autonomia, resolutividade e descentralização de ações * Satisfação por parte das usuárias do serviço * Garantia de cuidados seguros, holísticos, responsáveis e direitos garantidos.

Conclusoes

A Consulta de Enfermagem Obstétrica com uso da ferramenta Ultrassonográfica vem mudando a realidade da assistência às gestante no município de Altos, tanto no âmbito da ESF como no CPN, tendo em vista a qualidade e resolutividade do atendimento, no qual é realizado anamnese, escuta ativa, revisão do cartão de pré natal, encaminhamento para atenção médica especializada e serviço de urgência e emergência, solicitação de exames complementares e orientações conforme quadro clínico. O feedback positivo com a ESF quanto a satisfação das usuárias, acompanhantes e profissionais que recebem os formulários de atendimento mostra que a implantação do serviço tem atendido aos objetivos. Tal implantação trouxe ainda maior qualificação e segurança ao atendimento às gestantes.

Banner