Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

Teresina

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TRANSTORNO MENTAL COMUM E A LAYA YOGA EM PESSOAS ATENDIDAS NA ESF: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Apresentação/Introdução:

O transtorno mental comum (TMC) se configura como um problema de saúde pública na população atendida pela Estratégia Saúde da Família. As pessoas que buscam o serviço para diversas demandas, apresentam subjetivamente o estado de sofrimento mental especialmente após a pandemia. Embora o TMC não psicótico acometa uma parcela significativa da população mundial e seja responsável por importante carga de morbidade, não tem sido priorizado nas ações dos serviços de saúde, em especial na atenção primária à saúde (APS). Para cuidar dessas pessoas em sofrimento faz-se necessário um olhar multiprofissional e práticas em saúde para além da terapia medicamentosa. A Laya yoga considerada Yoga da dissolução dos condicionamentos e experiências negativas, promove o relaxamento profundo, muscular e nervoso, atua nas emoções promovendo harmonia e equilíbrio, influenciando os sistemas orgânicos pode ser usada como uma prática de saúde na Atenção Primária em Saúde

Objetivos

Relatar a experiência de oficinas realizadas pelos profissionais da ESF com enforque na terapia comunitária em saúde e aula de Laya yoga em pessoas em sofrimento mental identificadas após aplicação do SRQ-20.

Metodologia

Após aplicação na consulta do questionário SRQ-20 que permite perceber aocorrência de sofrimento mental nos últimos 30 dias, as pessoas em sofrimento foram convidadas a participarem de oficinas de Laya Yoga no período de setembro de 2022 a março de 2023, ao tempo que foram encaminhadas para psicólogos e psiquiatra conforme gravidade do quadro clínico.

Resultados

Foram realizadas nove oficinas de Laya Yoga em encontros programados. Participaram das oficinas 15 pessoas entre adolescentes e adultos, com garantia de agendamento para consultas de retorno e reaplicação do questionário, quando foi possivel perceber uma melhora significativa do quadro de sofrimento.

Conclusoes

A Estratégia Saúde da Família é o primeiro nível de atenção a receber as pessoas em sofrimento mental, o que implica na necessidade de os profissionais estarem atentos e sensíveis a sua ocorrência para além das queixas biológicas, bem como promoverem estratégias de acolhimento e redução do sofrimento mental.

Banner