Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

São Félix do Piauí

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SAÚDE MENTAL NA ESCOLA RUMO AO ENEM: CUIDANDO DAS EMOÇÕES DOS ALUNOS DE SÃO FÉLIX DO PIAUÍ.

Apresentação/Introdução:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 recebeu um total de 3.396.632 inscrições, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova, é um dos desafios mais importantes e decisivos que os jovens enfrentam após terminar a vida escolar, marcando a entrada na fase adulta, o que acaba gerando uma série de cobranças e pressão da sociedade. Essa tensão pode desencadear nos jovens um quadro de ansiedade e até mesmo de depressão e nesta fase o jovem/aluno pode começar a desenvolver sintomas de ansiedade. ‘ A ansiedade específica dos jovens é gerada por muitos fatores. Há os aspectos sociais e a grande quantidade de informações que recebem diariamente, gerando dificuldade em filtrar conteúdos bons e ruins e num primeiro momento cobrar um desempenho positivo dos jovens é necessário, mas acolher e mostrar que estão ao lado deles em caso de fracasso traz conforto, mostrar que esse jovem vai continuar sendo amado, querido e apoiado e que existem outras oportunidades. É uma prova importante, que vai decidir muita coisa, mas não é o fim, apenas o começo de uma nova jornada. Diante do exposto os gestores da Secretaria Municipal de Saúde e da Escola Estadual Saturnino Moura do Município de São Félix do Piauí firmaram parceria através do Programa Saúde na Escola desde 2021, atividades e intervenções em Saúde Mental nos alunos do 3º ano do Ensino Médio que se preparam para submeter-se ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Objetivos

O objetivo geral tem como foco promover ações/atividades de caráter informativo e/ou interventivo junto aos alunos que vão prestar o ENEM, visando a promoção e prevenção da saúde mental dos (as) estudantes, assim como a redução dos sintomas de ansiedade inerente ao processo, bem como, do estigma/preconceito associado a questões envolvendo saúde mental. Objetivos Específicos: Realizar oficinas temáticas e ciclo de palestras para os sobre temáticas relacionadas à saúde mental de jovens. Realizar oficinas temáticas e ciclo de palestras para os alunos sobre sinais e comportamentos relacionados com determinadas condições emocionais/mentais Realizar oficinas temática promovendo dicas e informações que podem ser colocadas em prática para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar antes das provas. promover intervenção Psicológicas e médica caso necessário aos alunos com sintomas muito intenso de ansiedade ou outro comprometimento psicológico.

Metodologia

METODOLOGIA E DISCUSSÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS: A cargo da Escola que tem um excelente corpo de professores e uma metodologia que proporcionou êxito a estes alunos, a mesma destaca e enaltece a importância desta parceria e em conjunto elaboramos a seguinte metodologia: Oficinas temáticas e ciclos de palestras, a cada 60 dias. no primeiro semestre no segundo semestre a cada 30 dias. Técnicas de relaxamento e dicas que podem ser colocadas em prática para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar na semana que antecede das provas. promover mecanismos que possa ajudar o aluno em relação à saúde emocional: Perceber e identificar as próprias emoções, observar as próprias reações comuns às emoções e as consequências disso em si e no ambiente. Avaliar e aprimorar as maneiras e lidar com o estresse, os desafios e as frustrações. Atendimento Psicológico na UBS quando houve a necessidade: Atendimento médico na UBS quando houve a necessidade para possível prescrição medicamentosa ou encaminhamento para alguma especialidade medica fora do município: O Público-alvo: O projeto está sendo desenvolvido junto aos alunos da Unidade Escolar Saturnino Moura da rede estadual de ensino que fica no Município de São Felix do Piauí, cuja população é de 3.267 habitantes segundo dados do cadastro do ESUS da base municipal.

Resultados

Durante o ano de 2022 foi possível perceber a evolução dos alunos mesmo diante de muitas dificuldades a eles impostas, alunos que moram no interior, alunos diagnosticados com transtornos de ansiedade com transtorno obsessivo compulsivo dentre outros. Contudo através da parceria entre Saúde (Atenção Primária) e Educação foi possível obtermos excelentes resultados, onde dos 21 alunos da turma do 3º ano , 2 não fizeram a prova do ENEM e 19 fizeram. dos 19 alunos que fizeram 11 obtiveram nota maior que 700 na redação (chegando até 980 pontos), e destes 7 conseguiram ingressar em um curso superior. Destes 7 alunos 3 eram acompanhados de forma sistemática com sessões semanais de psicoterapia individual na UBS por terem sido diagnosticados com algum transtorno emocional e todos os demais foram acompanhados no ambiente escolar conforme a metodologia já descrita. Foi possível perceber ainda, melhora significativa no comportamento em sala de aula , na convivência entre os alunos, que passaram a se relacionar de forma mais amena com empatia e altruísmo entre eles, respeitar os seus próprios limites, bem como se sentiram mais motivados, isso foi percebido e relatado pelos professores, pais e por eles mesmos.

Conclusoes

Com a percepção dessa demanda foi possível dentro da Atenção Primaria a Saúde e com a importante parceria com a Escola elaborar ações dentro da realidade do município onde pudesse proporcionar o apoio eficaz para esses alunos. É importante ressaltar que se trata de um município de pequeno porte com apenas uma equipe de ESF, mas que conta com um serviço de saúde mental dentro da Atenção Primaria e que executa todas as temática condizente com o Programa Saúde na Escola. Podemos destacar que é perfeitamente possível obtermos êxito em nossa prática profissional em todos os espaços que tivermos atuando, bastando colocar disposição, dedicação e responsabilidade. E com o apoio de gestores comprometidos e igualmente responsáveis o trabalho dos profissionais de saúde na Atenção Primária chega com muito mais qualidade até o usuário. O SUS que temos é capaz não só de cuidar da saúde (mental) das pessoas, é capaz também de transformar vidas e temos a certeza que a vida desses 21 alunos foram mudadas a partir do momento em o serviço chegou até eles proporcionando esse excelente resultado no ENEM, bem como proporcionando uma qualidade melhor da Saúde Mental destes jovens, preparando-os para uma nova jornada de suas vidas.

Banner