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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 3 - Serra Dourada

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

Inhuma

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

“SAUDE VESTE KIMONO”: PROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DO INCENTIVO AO ESPORTE NA ATENÇÃO BÁSICA

Apresentação/Introdução:

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) instituída pela Portaria MS/GM nº 687, de 30/03/2006, tida como uma das estratégias de produção de saúde, contribuindo na construção de ações que possibilitam responder minimamente às necessidades sociais em saúde. As práticas esportivas por sua vez, também se configuram como ações de promoção, sendo fundamentais para a qualidade de vida, atuando diretamente em ações de bem estar, que tem impacto na saúde e redução/remissão de doenças. Nessa perspectiva se desenvolveu o projeto social/esportivo “SAUDE VESTE KIMONO” no município de Inhuma, cidade com cerca de 15.330 mil habitantes(IBGE 2021), 100% de cobertura de ESF e Atenção Básica (AB). O projeto parte da necessidade de desenvolver ações esportivas/sociais para crianças/adolescentes identificadas a partir do diagnostico situacional realizado pela secretaria municipal de saúde na AB do município ao final do ano de 2021, onde foi possível diagnosticar que havia um grande número de transtorno de ansiedade em crianças e adolescentes uso abusivo de tecnologias remotas pelos adolescentes/crianças baixa socialização grupal de crianças /adolescentes queda no rendimento escolar distúrbios comportamentais e de sono suscetibilidade ao uso de drogas licitas e ilícitas pelos adolescentes ausência do vínculo com as ESF baixa disponibilidade de estratégias recreativas para incentivo a crianças /adolescentes à prática de esportes e hábitos de vida saudáveis no município.

Objetivos

Objetivo Geral: Proporcionar espaços de promoção da saúde através de práticas esportivas no contexto da atenção básica. Objetivos específicos: Incentivar a práticas esportivas como parte dos hábitos de vida saudáveis Promover a cultura da paz e disciplina no contexto familiar/escolar/social Formação no entendimento aos direitos sociais.

Metodologia

Trata-se de um projeto social que foi idealizado inicialmente a partir de dados obtidos de indicadores municipais e relatos de pais e/ou responsáveis compartilhados com equipes de saúde. Em seguida foram reunidas as ESF, NASF-AB e ESB do município para apresentação da proposta que priorizaria crianças e adolescentes de baixa renda, pontuando que a participação no projeto estaria inteiramente associada ao acompanhamento obrigatório bimestral, ou de acordo com a necessidade, entre aluno e os dispositivos de saúde disponibilizados na rede assistencial municipal, com a equipe multiprofissional ofertando de forma multidisciplinar o acompanhamento integral do participante e vínculo com a atenção básica. Elaborou-se uma ficha de inscrição para obtenção de informações prévias referentes as condicionalidades de saúde dos alunos interessados no projeto, bem como um termo de autorização de participação e consentimento livre e esclarecido, devendo ser assinado por um adulto responsável. Ao todo disponibilizou-se 35 vagas iniciais para crianças/ adolescentes sendo que os alunos participantes do projeto antes do início das atividades passaram por avaliação com a equipe multiprofissional atestando se o mesmo estaria apto ou não a desenvolver atividades físicas de contato. Para execução das aulas foram adquiridos com orçamento próprio do município 50 placas de tatames de 01m2/03cm 35 kimonos(lapela, calça, faixa), reforma do polo de academia de saúde, contratação de professor/monitor.

Resultados

Após 90 dias de funcionamento do projeto, com aulas de segunda a sexta feira, elaborou-se um questionário com 09 perguntas fechadas aplicadas em reunião e submetidas aos pais e/ou adultos responsáveis pelos participantes do projeto onde constatou-se que houve melhoria do aluno no convívio com o ambiente familiar em 96% dos alunos houve melhoras no rendimento escolar em 96% dos alunos houve melhoria na qualidade do sono/repouso em 92% dos alunos houve dedicação com a pontualidade/assiduidade nos treinos em 96% dos alunos redução no uso de aparelhos celulares e/ou tablets no turno da noite em 76% dos alunos houve desenvolvimento da sociabilidade e grupalidade para com os colegas de treino em 100% dos alunos 96% dos pais/adultos responsáveis afirmaram perceber melhora na autoestima dos alunos participantes houve desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis através da alimentação e práticas rotineiras do esporte Jiu-Jitsu em 92% dos alunos continuidade do cuidado nas consultas com os profissionais de saúde em 100% dos alunos. Soma-se ao projeto conquistas em campeonatos Estaduais (19 ouros e 03 pratas ), Mundiais ( 02 Pratas), Internacional de Abu Dhabi (01 prata), totalizando 25 medalhas conquistadas. Além destas, é fato que a prática esportiva auxilia no crescimento e desenvolvimento físico-motor e nas habilidades cognitivas, foco de acompanhamento da atenção básica através da puericultura e hebicultura.

Conclusoes

Portanto, possibilitar que crianças e jovens vivenciem atividades esportivas e pedagógicas, e, acima de tudo, o direito de poder brincar e se divertir, se sociabilizar com demais crianças, criar vínculos de amizade, afastando-as das drogas e as conscientizando da importância da pratica de esportes, assegura o cumprimento da PNPS como garantia do direito à saúde da população, reafirmando no município de inhuma a importância dos princípios doutrinários/organizativos do Sistema Único de Saúde como norteador das ações.

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