Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

Miguel Alves

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CONSULTA DE ENFERMAGEM COM USO DA FERRAMENTA DO ULTRASSOM REDUZ TEMPO DA FILA DE ESPERA

Apresentação/Introdução:

A mortalidade materna é um importante indicador de saúde, a taxa mundial é considerada alta e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a pandemia de COVID-19 resultou em um retrocesso de aproximadamente 20 anos nos indicadores de saúde materna. De acordo com o painel de morte materna, em 2021 foram registrados 92,5 mil (107 a cada 100 nascidos vivos) óbitos maternos no Brasil, acima do pactuado para nível mundial, que é de 70 a cada 100 nascidos vivos. Os exames de ultrassonografia gestacional, surgiram em 1940 e são de fundamental importância para a boa qualidade do Pré Natal e monitoramento da saúde materno fetal. Em conjunto com os demais exames de controle, a Ultrassonografia respalda a equipe na assistência à saúde e ajuda a combater mortes evitáveis, porém o acesso da população a este exame é limitado, principalmente em cidades de pequeno porte. O município de Miguel Alves tem atualmente 440 gestantes e a fila de espera para realização de avaliação com o uso do Ultrassom chegava a 70 dias.

Objetivos

Capacitar o enfermeiro obstetra do município para realização de Consulta de Enfermagem com o uso da Ferramenta do Ultrassom. Reduzir o tempo de espera das gestantes ao acesso da avaliação com o uso do Ultrassom. Melhorar a resolutividade da conduta no Pré Natal dentro da rede municipal de saúde.

Metodologia

No primeiro semestre de 2022 em consonância com a Resolução do COFEN Nº 627/2020 que normatiza a realização de Ultrassonografia Obstétrica por Enfermeiro Obstétrico, foi iniciado curso de consulta de enfermagem obstétrica com a utilização da ferramenta ultrassonográfica no Hospital Sofia Feldman através de uma parceria entre COSEMS-PI, COREN-PI e Secretaria de Saúde de Miguel Alves. Em setembro de 2022, a enfermeira obstetra foi para treinamento prático no Hospital Sofia Feldman, em Minas Gerais. No retorno ao município começou a realização das consultas recebendo as gestantes encaminhadas da atenção básica, com fluxo estabelecido de levar a requisição do médico ou enfermeiro da Atenção Primária para o setor de regulação da Secretaria de Saúde, agendando por horário pré estabelecido, para que não houvesse espera extensa e formação de fila no local de atendimento. Os atendimentos acontecem toda segunda e terça feira no turno tarde na Policlínica de Miguel Alves e a consulta de enfermagem com a impressão e descrição das imagens capturadas são entregues logo após as avaliações.

Resultados

O fluxo de gestantes para Consulta de Enfermagem com uso da Ferramenta de Ultrassom, melhorou o acesso das pacientes a avaliação com uso do Ultrassom, reduzindo o tempo de espera para 25 dias, além disso facilitou encaminhamentos, condutas e comunicação entre os profissionais da rede. A equipe sente-se mais segura na tomada de decisões em tempo hábil.

Conclusoes

Conclui-se que a capacitação da profissional enfermeira obstétrica possibilitou o acesso das gestantes do município de Miguel Alves à avaliação com uso da Ferramenta de Ultrassom, tendo em vista que havia superlotação na fila de espera. Além disso a tomada de decisões pela equipe de assistência ao Pré Natal teve uma melhor resposta, logo situações como Medida de Líquido Amniótico, por exemplo, que é importante para decisões urgentes como internação ou condutas ambulatoriais agora são possíveis pois há vínculo do profissional com o município e maior disponibilidade dentro da rede de saúde. Neste contexto, a Secretaria de Saúde de Miguel Alves fortalece sua rede no combate a mortes evitáveis no binômio mãe e bebê.