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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Piauí

Cidade

Cristino Castro

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A INTERSETORIALIDADE NA REDE DE CUIDADO À PESSOA COM TEA EM CRISTINO CASTRO PI

Apresentação/Introdução:

O Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento pelo DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ou Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), sendo caracterizado por déficits nas habilidades de comunicação e socialização, bem como por um padrão restrito, repetitivo e estereotipado de interesses e comportamento, havendo uma ampla variabilidade na maneira e com que esses déficits se apresentam. O fortalecimento do cuidado à pessoa com TEA deve-se à necessidade identificada pelo aumento crescente de pessoas diagnosticadas com autismo na cidade de Cristino Castro-PI, principalmente as crianças. Esse aumento de casos de autismo no municipio, nos trouxe mais uma problemática: a educação dessas pessoas e o não conhecimento dos professores de como conduzirem a aprendizagem desses pacientes. Diante disso e considerando a complexidade e multidimensionalidade de aspectos que afetam o desenvolvimento da pessoa com TEA e no sentido de atender às demandas presentes nos diferentes casos (saúde, educação e assistência social), resultou a articulação em rede dos dispositivos voltados para a inclusão e atenção integral, intimamente relacionado ao processo de habilitação/reabilitação no âmbito do SUS.

Objetivos

Relatar o funcionamento a rede de cuidados intersetorial (Saúde, educação e assistência social) como resposta às necessidades das pessoas com TEA. Objetivos específicos: -Descrever a implantação de equipe especializada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no voltada para o atendimento a pessoa com TEA - Retratar a garantia de acesso e qualidade na assistência voltada para pessoas com TEA, sob a lógica interdisciplinar do cuidado -Ampliar as discussões intersetoriais sobre os TEA.

Metodologia

Este trabalho descritivo relata a experiência de estratégias intersetoriais voltadas para o cuidado integral à pessoa com TEA no município conforme a Politica Municipal De Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, estabelecida por Lei Municipal nº 205/2022. As intervenções incluem a implantação de atendimento multiprofissional especializado em ABA voltado para o atendimento a pessoa com TEA no Centro de Reabilitação, que ocorreu no ano de 2022, e conta hoje com uma equipe multiprofissional. A equipe é composta por psicólogos, psicopedagoga, terapeuta ocupacional fonoaudióloga especialistas em ABA, além assistentes sociais. A equipe tem como público alvo crianças e adolescentes com laudo diagnóstico de TEA que residem na cidade e necessitem de tratamento multidisciplinar. Na atuação a equipe realiza atendimentos individuais, discussão de casos, visitas escolares e elaboração de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Opera intersetorialmente com a rede educacional fazendo interlocução através dos profissionais assistentes sociais e psicopedagogo, e ainda, de Acompanhantes Terapêuticos Escolares (ATE) que garantem o apoio e a inclusão no âmbito escolar. Os ATEs são responsáveis por integrar a criança com autismo na interação e convívio com os professores e colegas, e passaram por formação teórico-prática antes de iniciarem o exercício da função e são supervisionados pela equipe Multiprofissionalque atende as crianças.

Resultados

Desde outubro de 2022 o Centro de Reabilitação conta com o atendimento de 19 crianças diagnosticadas com TEA e suas famílias, e com previsão de expandir sua capacidade de cobertura. O trabalho interprofissional é um processo dinâmico no qual pressupõe a integração com outras entidades como escola, família, assistência social, tudo sendo articulado em um plano de desenvolvimento individual da criança. Como bom resultado do andamento das intervenções, já foram realizadas 02 altas. Por meio das atividades desenvolvidas no território, integrando diversos pontos de atenção, como caminhadas, rodas de conversa, atendimento especializado no âmbito do SUS, ações de orientação e apoio às famílias e aos cuidadores, formação para professores e acompanhantes terapêuticos, vem sendo possível favorecer a inclusão social com vistas à promoção de autonomia e favorecendo o desenvolvimento e as potencialidades das crianças e adolescentes assistidos. Além de assegurar o exercício da cidadania ao efetivar o direito de serem assistidos em sua integralidade. Nota-se também uma maior disseminação de informação sobre o tema para a sociedade, o contribuir com a redução do preconceito existente contra as pessoas que desenvolvem o transtorno.

Conclusoes

O estabelecimento de uma forma de cuidado integral a pessoas com TEA representa um grande desafio da reabilitação. Visto que cada caso requer um manejo diferenciado e geralmente o tratamento pressupõe a constituição de uma ampla rede de suporte para os possíveis desdobramentos. As estratégias aqui descritas incluem uma diversidade de caminhos para o alcance da atenção qualificada, visando à garantia da produção do cuidado continuado, comunitário/territorial, incluindo a atenção básica consonante com o trabalho em rede intersetorial. Nessa perspectiva acredita-se que o trabalho desenvolvido trilha um caminho concordante com compromisso fundamental das políticas públicas: a complexidade da efetiva garantia de direitos e de participação social das pessoas com TEA, destacando o acolhimento e cuidado considerando-se a singularidade de cada história.