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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

Pio IX

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TEATRO DE BONECOS COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ENTRE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS

Apresentação/Introdução:

A primeira infância é marcada pelo desenvolvimento que se dá essencialmente a partir dos estímulos, desejos e percepções do meio. Isso pode levar o indivíduo à socialização a partir da realidade em que está inserido. Uma vez que o ambiente trabalha o respeito e a inclusão de forma permanente, pessoas com deficiências não sofrem bloqueios e nem preconceitos. Pensando nisto, está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino do município de Pio IX/PI, um projeto que visa trabalhar o tema inclusão de crianças com deficiência, seja física, visual, auditiva ou intelectual, através da utilização do teatro de bonecos, adaptando um texto do livro “Meu amigo faz iiii”, de Andréa Werner, que é uma história de inclusão de uma criança autista, e também adaptando o roteiro para os demais personagens que são bonecos representando crianças com outras deficiências. Esse projeto surgiu da necessidade de trabalhar a inclusão de uma forma lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos

Trabalhar a aceitação das diferenças entre crianças a partir de instrumentos lúdicos nas escolas da rede municipal como ferramentas que possibilitem motivar e promover a compreensão sobre diversas deficiências através de peças encenadas com teatro de bonecos.

Metodologia

Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante o mês de abril de 2023, por meio de uma ação desenvolvida pela apresentação de uma peça adaptada a partir do livro “Meu amigo faz iiii”, de Andréa Werner, empregando teatro de bonecos, do tipo fantoches. A abertura da peça é feita com boneco tipo ventriloquia. Foi montado um palco específico para apresentação de bonecos denominado empanada, para o surgimento dos personagens que são os bonecos, representando as crianças com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual. Foi usado também um cortinado. Todos os bonecos, inicialmente, estavam guardados em uma mala, que após aberta, cada boneco ia sendo manuseado por profissionais integrantes da saúde e da educação municipal. A personagem da boneca Bia narra a história junto com o boneco Théo. Os demais personagens são os bonecos que representam as crianças com deficiência, que são o boneco Nil, criança com TEA, o boneco Dudu, criança com deficiência física, a boneca Aninha, criança com deficiência auditiva, o boneco Tato, criança com deficiência visual e a boneca Chiquinha, criança com Síndrome de Down. A história gira em torno de como Bia e Théo descobriram formas de brincar com os personagens, mesmo com algumas limitações. As apresentações se deram nas creches Florzinha do Pereiro, Anita Teles e Tia Ana, escolas da rede municipal de Pio IX-PI, durante a segunda semana do mês de abril de 2023 no período da manhã e tarde.

Resultados

Evidenciou uma grande atenção por parte do público infantil em todas as escolas onde o projeto já aconteceu, o que permitiu uma certa compreensão a partir da contação de histórias feita com o teatro de bonecos. A mensagem da história foi de como as crianças poderiam descobrir formas de brincar com seus colegas com deficiência, mesmo dentro de algumas possíveis limitações, para que o incluir não seja apenas colocar a criança dentro da sala de aula, onde muitas vezes é excluída de uma brincadeira por ter uma limitação.

Conclusoes

A formação do conhecimento e o entendimento acerca das diferenças é um processo complexo, principalmente das idades iniciais. Trabalhar esse tema de forma lúdica possibilita uma maior assimilação pelas crianças, no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa sobre a temática.

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