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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 7 - Serra dos Pirineus

Modalidade

1

Temática

Estado

Piauí

Cidade

Água Branca

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SELO VERDE OU SELO VERMELHO: VERIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO VACINAL DOS ESCOLARES

Apresentação/Introdução:

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o âmbito da atenção mais estratégico para a prevenção de doenças e agravos, na Unidade Básica de Saúde (UBS), a vacinação de rotina é realizada em conformidade com as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O município de Água Branca desenvolve ações efetivas para o alcance das metas de cobertura vacinal, uma das estratégias utilizadas é a integração entre saúde e educação. O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes e está inserido dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF). Dentre as ações preconizadas pelo PSE consta a verificação da situação vacinal. Nesse sentido, a escola é o espaço ideal e eficaz, onde a equipe da UBS desenvolve dentro da escola ações de promoção e prevenção à saúde, que tem impactado positivamente na qualidade de vida dos escolares. Através da parceria intersetorial entre profissionais de saúde e de educação no município, é possível intervir nos fatores preveníveis que colocam a saúde em risco, incluindo a vacinação.

Objetivos

Realizar a verificação da caderneta de vacinação dos escolares, de acordo com calendário do PNI de 2022, para desenvolver uma ação no âmbito da saúde coletiva e encaminhar o resultado da ação para a UBS Bernadete Barbosa, equipe de referência da escola para planejamento de atualização das vacinas.

Metodologia

O PSE disponibiliza o Caderno Temático de Verificação da Situação Vacinal, do Ministério da Saúde para ano de 2022, o qual serviu como base teórica para a intervenção. Para a implementação das ações, a Enfermeira da UBS Bernadete Barbosa dirigiu-se a escola municipal localizada na área de adscrição para acompanhamento da equipe, onde foi apresentado pela direção o quantitativo de alunos e fornecidas listas com a frequência dos alunos nos turnos manhã e tarde. A escola solicita, no ato da matrícula, cópia do Calendário Básico de Vacinação da Criança e do Adolescente, no entanto a estratégia utilizada foi agendar a data e solicitar aos pais e responsáveis que encaminhassem com as crianças e adolescentes suas respectivas cadernetas. Na data prevista, dia 29/09/2022, a enfermeira juntamente com a equipe da UBS e seus estagiários, realizaram a ação dentro da sala de aula. Os dados dos escolares foram agrupados por turma, sexo e faixa etária, descrevendo a situação vacinal. Para melhor identificação e orientar os escolares e professores a cerca da avaliação, foram fixados selos com o desenho do “zé gotinha triste e feliz” respectivamente na cor vermelho para vacinas em atraso e na cor verde para vacina em situação atualizada.

Resultados

Um total de 121 alunos que compõem as cinco turmas da escola (1° ano ao 5° ano), três no turno da manhã e duas no turno da tarde constavam na lista de frequência para acompanhamento. A faixa etária dos escolares era de seis a treze anos, todos receberam a orientação de levar para a sala de aula suas respectivas cadernetas de vacinação para a conferência de sua situação vacinal, porém um total de 36 alunos não portavam suas cadernetas e 10 alunos não compareceram à escola na data estipulada. Dentre as 75 cadernetas analisadas, 22 receberam selo vermelho, as vacinas em atraso identificadas foram as vacinas do calendário de rotina do PNI: Segundo reforço da vacina tríplice bacteriana (DTP) , a vacina contra HPV e a vacina meningocócica ACWY (Conjugada). A segunda dose contra COVID-19, em vigor na campanha, foi a que apresentou o maior número de ausência na caderneta. Evidenciou-se que 53 cadernetas estavam atualizadas quanto à vacinação de rotina e campanha contra COVID-19 e receberam, portanto, o selo na cor verde.

Conclusoes

O PNI, conjuntamente com o PSE, busca promover a integração e a comunicação entre UBS e escolas, de forma a ampliar o alcance de suas ações relativas à saúde dos escolares, otimizando a utilização do espaço escolar para a adoção de estratégias de vacinação. Os resultados encontrados evidenciam que o conhecimento da situação vacinal dos escolares pode evitar possíveis casos de doenças que podem ser facilmente impedidas com a atualização vacinal. O trabalho conjunto entre escola e equipe de saúde traz novos sentidos para a produção da saúde, dessa forma foi possível conscientizar os educandos e familiares quanto à importância da vacinação. A verificação da situação vacinal, através da identificação com o selo vermelho permitiu, de fato, atingir as metas de imunização, sobretudo na campanha contra Covid-19. Os 22 escolares foram encaminhados à UBS Bernadete Barbosa e completaram o esquema vacinal, ação de grande relevância para proteção individual e coletiva.

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