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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Ceará

Cidade

Horizonte

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM COOPERAÇÃO À GESTÃO DA APS NO MONITORAMENTO DOS INDICADORES EM SAÚDE

Apresentação/Introdução:

A APS no Brasil vem apresentando mudanças contínuas, nesse contexto, o Ministério da Saúde instaurou dentre outros, o Programa Previne Brasil, onde alterou a forma de financiamento, estabelecendo metas e pagamentos por performance, neste sentido os municípios são estimulados para estarem com serviços de Prontuários Eletrônicos funcionantes, com a rede informatizada, cadastros de cidadãos com mais qualidade e monitoramento dos indicadores, através do acompanhamento dos resultados junto as equipes de saúde da família. Na avaliação diagnóstica, encontramos equipes que desconheciam os indicadores, dificuldades na busca ativa dos grupos das condições de saúde devido a diversos fatores como falta de adesão pós pandemia COVID 19 para consultas de rotina, dificuldades na aceitação do retorno dos ACS em suas visitas inconsistências nos registros do Prontuário Eletrônico e ausência de suporte de um profissional da TI no manuseio do banco de dados para disponibilidade dos relatórios mensais para a alcance de metas. Surgiu para a equipe da gestão da Atenção Primária de Horizonte/CE, a preocupação de montar um grupo estratégico, não somente com profissionais de saúde diretamente envolvidos ou ajuda de um técnico de informática, mas acima de tudo precisávamos de um analista de sistemas que entendesse os processos tecnológicos da saúde, especificamente da Atenção Básica, subsidiando a gestão e colaborando com estratégias e ferramentas eficazes para o alcance dos objetivos.

Objetivos

Ampliar as estratégias de alcance dos indicadores em saúde sob a ótica da cooperação, entre a equipe de gestão em saúde e da tecnologia da informação, através de ferramentas inovadoras, visando um monitoramento eficaz e maior resolubilidade da Atenção Básica em Saúde.

Metodologia

A experiência foi planejada em 2021, onde foram realizadas as primeiras visitas com as 26 equipes da ESF para avaliação diagnóstica. Em 2022 a equipe da Atenção Básica implementou as reuniões de alinhamentos por equipe, onde cada profissional expressou suas dificuldades relacionadas a busca dos cidadãos nos territórios. Iniciamos pelas listas nominais do e-ESUS, porém não eram suficientes, uma vez que eram confusas e apresentavam um histórico de cadastros desatualizados. Posteriormente, identificamos erros de registros no PEC e promovemos ciclos de treinamentos com todos os envolvidos na APS. Os Agentes Comunitários, localizamos várias inconsistências nos cadastros, desde duplicidades a registros incorretos, portanto criamos um grupo de multiplicadores, chamados ACS líderes, em que foram treinados, a fim de descentralizar o conhecimento, porém não foi suficiente, devido ao tempo entre um quadrimestre e outro, não conseguíamos intervir em tempo hábil. Somente após a integração do profissional TI, junto a equipe da Gestão da AB, é que foi possivel transformar o cenário. Amparados com ferramentas tecnológicas de software, além da modernização de toda a rede com novas máquinas, Internet e manipulação do complexo banco de dados por profissional habilitado, passamos a apresentar melhores resultados.

Resultados

A Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), define os princípios e diretrizes norteadores para os setores público e privado efetivarem a integração dos sistemas de informação em saúde, promovendo a inovação e apoiando a transformação digital dos processos de trabalho (BRASIL, 2021). Diante do que está sendo implementado, a partir de 2022, tivemos uma progressão dos resultados dos indicadores, onde em 2019 no Q3 – 5,54 2020 Q3- 5,16 e em 2021 teve início o acompanhamento mais focal, com Q3 – 8,07. Em 2022 obtivemos Q3 – 9,45, resultado muito satisfatório, com estratégias eficazes na utilização das planilhas nominais obtidas do banco de dados da saúde, e semanalmente repassadas para a gestão da APS, através do TI, aplicamos filtros e disponibilizamos para cada ESF. São selecionadas condição de saúde por microárea dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para facilitar na busca ativa. Diariamente as produções são analisadas e monitoradas via e-ESUS PEC e realizadas orientações aos profissionais, quando identificado inconsistências no registro. Além de apoiarmos os 121 ACS na solução das dúvidas. Em relação ao indicador da vacina, treinamos um profissional suporte para colaborar com a coordenação de imunização. O banco de informações necessita continuamente ser atualizado e monitorado pelo TI para não haver problemas que comprometam as produções, além de higienização do banco, retirando duplicidades de cadastros e divergências de vínculo e dados incorretos.

Conclusoes

O trabalho em conjunto entre equipe gestão da APS e profissionais de TI, se torna exitoso, desde que ambos desenvolvam um planejamento integrado e colaborativo, explorando as capacidades gerenciais, na análise, implementação, operacionalização e transformação, obtendo as melhores soluções e estratégias para solucionar os principais problemas da atenção Básica, com foco no alcance das metas estabelecidas pelos indicadores em saúde. A utilização de ferramentas tecnológicas e de rápido e fácil manuseio pelos profissionais da ESF para resolubilidade dos agravos da atenção básica, se torna fundamental para as novas exigências das ações dentro da Atenção Básica em Saúde. O cruzamento de informações através de ferramentas tecnológicas faz com que a gestão consiga ver o monitoramento em detalhes, conferindo dados precisos e atualizados e acima de tudo consiga instrumentalizar o processo de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família. Portanto chega a ser urgente que pensemos o Programa de Informatização da APS também com o foco de análise, assessoria e consultoria através de uma equipe de Tecnologia da Informação, capacitada e comprometida com a qualificação dos dados da Atenção Primária em Saúde.

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