Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Ceará

Cidade

Limoeiro do Norte

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CUIDAR DE QUEM CUIDA - ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR DO SUS DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE

Apresentação/Introdução:

O projeto surgiu em decorrência da visualização dos pequenos conflitos existentes nos ambientes de trabalho. Advindo também da necessidade de aplicar na prática o atendimento humanizado. Para isso é indispensável que o profissional seja trabalhado e sinta-se em condições físicas e psicoemocionais para exercer suas atividades com equilíbrio emocional satisfatório, enfrentar o público que na maioria das vezes chega às unidades de saúde fragilizados, precisando de uma escuta qualificada por aquele que lhe recepciona longe de imaginar a fragilidade de quem acolhe e que também está precisando ser acolhido. Enquanto a Medicina do Trabalho focaliza a aptidão de um trabalhador-objeto e passivo para produzir em grande escala, considerando somente aspectos biológicos, a Saúde do Trabalhador enfoca o processo de saúde-doença em determinado momento histórico e contexto social, sendo relevantes as condições de desgaste e a relação com a organização e o ambiente de trabalho. Assim, está presente no contexto dos trabalhadores uma contradição entre práticas voltadas para o modelo tradicional de atenção da Medicina do Trabalho e práticas voltadas para a Saúde do Trabalhador, contemplando os princípios do Sistema Único de Saúde – entre eles, o princípio da integralidade da atenção. Diante do exposto o município desenvolveu o projeto CUIDAR DE QUEM CUIDA com o intuito de qualificar a postura adotada no cotidiano do trabalho.

Objetivos

Possibilitar condições psicoemocional e autoestima para os trabalhadores do SUS executarem suas atividades laborais diárias. Promover ações de educação permanente na área da saúde mental para os trabalhadores dos SUS Proporcionar melhoria na qualidade do atendimento ao público e na saúde do trabalhador.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência, que acontece no município de Limoeiro do Norte com os trabalhados da Secretaria Municipal de Saúde, como uma das ações do Plano Municipal de Educação Permanente. Teve início em Julho de 2019 em vigência até a presente data. O desenvolvimento do projeto divide-se em três etapas distintas: Inscrição dos participantes e apresentação do projeto Terapia Grupal/integrativas rodas de conversas e escuta com profissionais habilitados e oficinas de autoajuda Encaminhamentos para a psicóloga e se detectado a necessidade, é encaminhado para o CAPS II (psiquiatra) e outros serviços. Os encontros são realizados no horário de trabalho com formação de grupos de acordo com a procura/interesse do trabalhador(a), que se divide em momentos e etapas distintas por um período de três meses com encontros quinzenais totalizando 06 presenciais compreendendo uma carga horária de 09 horas.

Resultados

Os resultados dos serviços das Unidades de Saúde são o trabalho em equipe, as atividades de promoção e prevenção à saúde. Através das falas de alguns trabalhadores de saúde eles também precisam ser acolhidos pela gestão do trabalho local e assim desencadear um efeito positivo no cuidado de qualidade com os usuários. Durante o desenvolvimento do projeto ocorreram 04 oficinas, contemplando 62 trabalhadores do SUS. Onde 35 foram encaminhados para atendimentos psicológico, 26 continuam em terapia, 05 para atendimento com médico psiquiatra. Segue abaixo depoimentos dos participantes: “Me deparamos com alguma situação que exige mudar caminhos que, por momentos, tinha que focar em mim, fica difícil eu ter que decidir em cuidar de mim ou do outro, sempre abro mão de mim por aquela pessoa, precisa tanto, de mim, eu fico para depois”. “Normalmente, acaba esquecendo de mim mesma em função do cuidar do outro, esquecendo que também preciso de cuidados, carinho, atenção, que também sou ser que fico doente, triste, que tenho aborrecimentos, estresses, fadigas, que preciso de colo.” “Esse projeto me levou a refletir sobre mim mesma, a olhar o meu interior e entender que sou ser humano e não máquina, que a engrenagem toda adoece, se a cabeça e o coração não estiverem bem, Descobri no CQC que há muito tempo preciso me cuidar antes de cuidar do outro, por que ao invés de um serão dois adoecidos”

Conclusoes

Ressaltamos a importância de que todos os profissionais envolvidos na melhoria da qualidade de vida no trabalho se comprometam incentivando o desenvolvimento do projeto que visa à educação continuada da equipe e participação o que contribuirá para a melhoria da saúde do trabalhador e consequentemente resultados qualitativos dos serviços oferecidos e satisfação do usuário.

Banner