Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Ceará

Cidade

Crato

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

AMBULATÓRIO DE DOR E CUIDADOS PALIATIVOS DO CRATO: MELHORANDO A VIDA DE PESSOAS COM CÂNCER

Apresentação/Introdução:

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2002), os Cuidados Paliativos é uma abordagem que busca melhora da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares que enfrentam problemas relacionados a doenças que ameaçam a vida. Previne e alivia o sofrimento por meio da avaliação, escuta qualificada, investigação e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais. Essa assistência deve ser ofertada em todos os níveis de atenção à saúde (hospitalar, ambulatorial ou domiciliar), de forma precoce, destinada a pessoas acometidas por câncer ou outras doenças crônicas, segundo à Associação Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP, 2016), uma vez que os serviços que ofertam tais cuidados disponibilizam de um sistema de apoio, a depender das necessidades, para auxiliar pacientes e famílias a terem uma melhor qualidade de vida até o final de seus dias. Em 2019, a ANCP divulgou um atlas contendo mapeamento dos serviços em cuidados paliativos ofertados no Brasil e o resultado mostrou que a maioria se concentra a nível hospitalar, e, mesmo neste contexto, apenas 5% dos hospitais ofertam esse tipo de assistência. O munícipio de Crato, que tem 133.913 habitantes, pertencente à região do Cariri, Superintendência de Saúde da Região Sul, tem em sua rede de atenção à saúde, a nível secundário, um Ambulatório de Cuidados Paliativos, que atende aos seus munícipes, representando um importante equipamento de suporte clínico aos envolvidos em todos os estágios do câncer.

Objetivos

Ofertar uma assistência ambulatorial, segura e de qualidade, em cuidados paliativos e dor destinada às pessoas com câncer, em qualquer estágio, e seus familiares no município de Crato, Ceará.

Metodologia

O Ambulatório de Dor no Câncer e Cuidados Paliativos foi implantado em um Centro Especializado do município de Crato. A equipe é coordenada por uma médica especialista em dor, composta por profissionais contratados e voluntários das áreas: enfermagem, técnico de enfermagem, farmácia, psicologia, assistência social, fisioterapia e nutrição, que acolhem pacientes e familiares na identificação de necessidades física, social, psicológica e espiritual, com ênfase no alívio da dor, nos princípios (autonomia, beneficência, não maleficência) e oferta de direitos humanos. Possui fluxos de referência e contrarreferência na rede de atenção, e o acesso pode ser por demanda espontânea, atenção básica, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), atenção secundária (ambulatorial ou hospitalar) e atenção terciária (serviço de oncologia da Região do Cariri), exclusivamente para pessoas com câncer que residem no município. São realizados: acolhimento, consulta compartilhada, avaliação individual, reunião familiar, consulta de luto, além de suporte on line ofertado pela Enfermagem, supervisionado pela médica, evitando idas desnecessárias ao pronto atendimento hospitalar e promovendo controle da dor no domicílio. O serviço oferta procedimentos de intervenção em dor, entre: agulhamento a seco e com anestésico neuromodulação tDCS e Mesoterapia, realizados pela médica, associados ao uso de analgésicos potentes (morfina e derivados) de acesso pelo SUS e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Resultados

Nos 8 anos de funcionamento desde sua implantação, o Ambulatório de Cuidados Paliativos vem ampliando o número de pacientes atendidos, com cerca de 800 usuários. Em 2022, foram incluídos no serviço, 106 pacientes. A maioria deles, são do sexo feminino (62%), idade acima de 60 anos (68%), sendo o principal sítio de localização, o câncer de mama, que acometeu 23,5% desses pacientes, condizente com a estatística nacional. Os pacientes recebem assistência ambulatorial de forma longitudinal, através do projeto terapêutico singular. Observa-se que não só os pacientes, mas também familiares, são beneficiados pelo serviço, uma vez que são fortalecidos para enfrentamento de todo o processo da doença, inclusive após a morte do paciente (luto), através do suporte emocional ofertado por Psicólogos. A consulta interdisciplinar no Ambulatório da Dor se configura como uma excelente oportunidade de colaboração de várias especialidades, unindo conhecimentos e qualificações distintas, possibilitando que o atendimento ao paciente e sua família alcance maior amplitude, principalmente no âmbito na humanização. Destaca-se a importância do tratamento da dor total, visto que a pessoa doente não sofre apenas dano físico, mas também relacionados a fatores emocionais, psicossociais e espirituais. Assim, busca-se uma assistência, permitindo dignidade e melhor qualidade de vida aos pacientes e familiares. Além da assistência, o serviço é cenário teórico-prático para formação de estagiários e residentes.

Conclusoes

O ambulatório de Dor no Câncer e Cuidados Paliativos é um serviço atualmente único a nível secundário e pioneiro na região do Cariri, que proporciona uma assistência individualizada e coletiva para pacientes e familiares necessária no acompanhamento de pacientes que sofrem pela doença e impactos negativos ocasionados pelo tratamento, garantindo assim um direito humano constitucional de alívio da dor e do sofrimento. Constitui-se importante cenário para treinamento de estudantes e profissionais de saúde. O Ambulatório de Dor no Câncer e Cuidados Paliativos é um serviço atualmente único a nível secundário e pioneiro na região do Cariri, que proporciona uma assistência individualizada e coletiva para pacientes e familiares Observa-se uma satisfação dos pacientes e familiares, pela melhoria da qualidade de vida, porque são tratados não só os aspectos físicos, mas também os aspectos emocionais, psicossociais e espirituais. Espera-se que esse serviço possa ser ampliado na região do Cariri, de forma a beneficiar mais pacientes e contribuir com melhoria da qualidade de vida dos mesmos.