Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Ceará

Cidade

Ibaretama

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

REDE DE CUIDADOS INTEGRADOS EM SAÚDE MENTAL: EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE

Apresentação/Introdução:

A Rede de Cuidados Integrados em Saúde Mental tem sido uma das principais estratégias adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir uma atenção integral às pessoas com transtornos mentais. Nesse sentido, o município de Ibaretama/CE, localizado no estado do Ceará, tem se destacado por suas experiências exitosas na construção de uma rede de cuidados integrados em saúde mental. A implantação da rede de cuidados integrados em saúde mental tem sido fruto de um processo participativo e colaborativo entre os diferentes atores envolvidos no cuidado em saúde mental, como usuários, familiares, profissionais de saúde e gestores. Essa rede de cuidados culminou em na implantação de um ambulatório de saúde mental e o cuidado em saúde mental itinerante nas escolas do município. Implantando desde 2022, mais de centenas de pessoas foram contempladas e amparadas com esse serviço, em todos os ciclos de vida. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências exitosas do município de Ibaretama/CE na construção de uma rede de cuidados integrados em saúde mental, destacando os desafios e as potencialidades.

Objetivos

Apresentar as experiências e desafios da rede de cuidados integrados em saúde mental do município de Ibaretama/CE.

Metodologia

A experiência descrita acima foi motivada pela demanda da população de Ibaretama, com os crescentes números de pessoas com adoecimento mental e pelas quantidades reduzidas de atendimento de referência em outro município da mesma região de saúde. A implantação ocorreu no mês de março de 2022 com a criação de um ambulatório de saúde mental com a oferta de serviços de psiquiatria, psicologia, assistência social e terapeuta ocupacional os atendimento acontecem um vez por mês. Mesmo com essa iniciativa percebíamos que alguns públicos ainda não conseguiam se deslocar até o serviço e que esse público estava com alto índice de lesões corporais na infância e adolescência. O serviço a partir desse dado, e em parceria com outras instituições e ouvindo as demandas do conselho municipal de saúde se torna também itinerante, nas escolas e creches municipais e estaduais de Ibaretama.

Resultados

Os resultados alcançados pelo município de Ibaretama/CE na construção da rede de cuidados integrados em saúde mental têm sido alcançados. Dentre eles, destacam-se: 1) Ampliação do acesso aos serviços de saúde mental: Com a implantação da rede de cuidados integrados, houve um aumento na oferta de serviços em saúde mental, com a implantação do ambulatório de saúde mental e capacitação de profissionais de saúde em saúde mental para o atendimento especializado 2) Melhoria na qualidade da atenção em saúde mental: A rede de cuidados integrados permitiu a articulação das diferentes modalidades de atenção em saúde mental, garantindo uma abordagem mais integral e humanizada ao cuidado das pessoas em sofrimento mental 3) Redução do número de internações psiquiátricas: Com a implantação de serviços de atenção diária e intensiva em saúde mental, houve uma redução no número de internações psiquiátricas, o que representa um avanço na desinstitucionalização e na humanização do cuidado em saúde mental. Apesar de conseguirmos alcançar os resultados esperados desde a implantação da rede de cuidado em saúde mental, um dos principais desafios ainda é o financiamento desse ambulatório que funciona com recurso próprio da prefeitura municipal de Ibaretama.

Conclusoes

Como resultado deste trabalho, foi possível constatar que a implementação de uma rede de cuidados em saúde mental é fundamental para garantir uma assistência integral e de qualidade à população que necessita de atendimento nessa área. É importante destacar que a implementação de uma rede de cuidados integrados em saúde mental em um município de pequeno porte no Ceará é possível e viável, apesar das dificuldades. Além disso, é fundamental para garantir atenção integral e humanizada à saúde mental da população.