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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Ceará

Cidade

Cedro

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA DE TRABALHO NA COBERTURA VACINAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM CEDRO-CE

Apresentação/Introdução:

O processo da imunização torna um indivíduo imune ou resistente a uma doença infecciosa, quase sempre pela administração de uma vacina. A vacinação na primeira infância é uma das maneiras de proteção às crianças com relação a diferentes doenças nesta faixa etária. Este cuidado é de responsabilidade do governo, comunidade e de uma atenção especial da família no acompanhamento da caderneta de vacinação destas crianças. Nos últimos anos é notório um crescente número de pessoas com rejeição as vacinas, principalmente de pais na adesão ao calendário vacinal de seus filhos. Com a Pandemia da Covid-19 e a chegada das vacinas neste enfretamento ficou ainda mais apreensivo esta situação. No município de Cedro a maior dificuldade na cobertura vacinal infantil, inicialmente, foram os sistemas de informatização. Em 2021 foi realizado a instalação do prontuário eletrônico nas treze equipes, as capacitações e vivências no novo processo de trabalho. No entanto, os resultados esperados nas taxas de vacinação e no indicador de desempenho da vacina pólio e penta do Previne Brasil não foram satisfatórios. O número em queda da cobertura vacinal na maioria das vacinas do calendário infantil, trouxe inquietações e assim vislumbrou a necessidade de uma visão ampla do passo a passo na rotina das equipes, na busca ativa e na informação no sistema para colocar em prática novas metodologias de trabalho melhorando este processo na busca de uma efetiva cobertura vacinal da primeira infância.

Objetivos

Objetivo Geral Aplicar o Arco de Maguerez in loco como metodologia ativa na avaliação e monitoramento frente a problematização apresentada nas treze salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde de Cedro-Ce.

Metodologia

A metodologia ativa foi sugerida em reunião de coordenadores e gestão da saúde no início do ano de 2022, na análise dos dados com relação a cobertura vacinal referente ao ano de 2021. Neste contexto iniciou-se um processo de trabalho diante da problematização da realidade com enfermeiros, vacinadores e agentes comunitários de saúde das treze equipes da Atenção Primária seguindo etapas implementadas pelo Arco de Maguerez. Este método foi desenvolvido, inicialmente, por Charles Maguerez, e trazido para a área da saúde por Neusi Berbel é formado por cinco etapas consecutivas. Seguindo estas etapas dentro das unidades foi possível compreender a realidade de cada uma e levantar os determinantes do problema e traçar pontos estratégicos para a resolutividade. Nesta linha, foi intensificado a busca ativa das crianças faltosas pelo agente comunitário de saúde, revisão e atualização do cartão de todas as crianças menores de dois anos de idade, atualização de 464 cadernetas individualmente no sistema do prontuário eletrônico, impressão do cartão espelho de todas as crianças e criação de planilha no excel das crianças de cada área do agente comunitário de saúde para monitoramento. A aplicação do Arco proporcionou, através de um processo educacional de aprendizagem, uma diferente abordagem com os profissionais envolvidos promovendo neles a percepção do problema dentro do seu ambiente de trabalho como também a responsabilidade em traçar o caminho para a mudança de realidade.

Resultados

Esta prática resultou em excelentes taxas alcançadas no calendário vacinal da primeira infância em 2022.Vejamos: Das onze vacinas do calendário, dez o município obteve acima de 100% de cobertura. Apresentando apenas a vacina da febre amarela com um percentual abaixo de 100% até a data extraída do sistema da Secretaria de Saúde do Estado. Entre estas coberturas destacamos a vacinação da poliomielite (menor de 1 ano) com 113,33%. Na campanha da poliomielite ocorrida no ano de 2022 o município também se destacou em primeiro colocado da 17ª Área Descentralizada de Saúde. Quando comparado com 2021 percebeu-se que o município apresentou apenas quatro vacinas com cobertura de 100% ou mais. Foram elas: Meningocócica conjugada C (menor de 1 ano) com 102,19%, pentavalente (menor de 1 ano) com 100%, pneumocóccica (menor de 1 ano) com 100,94% e rotavírus humano com 102,19%. A cobertura tríplice viral, principalmente, a segunda dose, tem sido motivo de grande preocupação em todo território nacional devido a uma taxa de abandono significante nos últimos anos. Em 2021 esta taxa no município foi de 54,23% de cobertura e em 2022 de 110,74%. Em análise, a prática aplicada mostra o alcance da cobertura vacinal da primeira infância com reavaliação no processo de trabalho dentro da Atenção Primária e mudança de estratégias, instituindo nos profissionais da ponta uma nova visão de implementar ações no processo de trabalho para alcance da cobertura vacinal das crianças.

Conclusoes

Podemos concluir que a aplicação da metodologia ativa in loco na Atenção Primária à Saúde foi essencial para a transformação de uma realidade. Apresentou desafios tais como, resistência por parte de alguns profissionais e despreparo de outros. Porém, estes desafios foram interpretados dentro da metodologia do Arco de Mangarez como uma problematização encontrada. No início desta prática a realidade da cobertura vacinal na primeira infância era totalmente aquém dos percentuais exigidos de cobertura e atualmente temos um cenário completamente diferente disponibilizando um novo processo de trabalho no enfrentamento as baixas coberturas vacinais e a certeza das crianças protegidas de diversas doenças e profissionais com uma capacidade maior de interpretar a realidade vivenciada e buscar resolutividade para os problemas. A prática foi concluída com sucesso nas treze Unidades Básicas de Saúde, sendo fortemente melhorada em cada unidade replicada. A implementação da prática é uma tomada de decisão de gestão, com baixo custo e de fácil aplicabilidade e de relevante resultado no tocante a cobertura vacinal da primeira infância.

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