Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Ceará

Cidade

Fortaleza

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

APLICATIVO NO CODE PARA INFORMATIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DE ATENDIMENTO PARA VIGILÂNCIA DE ZOONOSES

Apresentação/Introdução:

A cidade de Fortaleza conta com atendimentos de médicos veterinários para triagem de animais com suspeitas de zoonoses e recolhimento nos casos legalmente cabíveis, na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município. Até agosto de 2022, a anotação dos dados do paciente animal e de seu tutor na ficha de atendimento na UVZ era primariamente realizada em papel, consumindo grande volume de recursos materiais, humanos e de tempo. Isso dificultava a organização, o acesso e a busca por informações, além do risco inerente a fatores climáticos e biológicos, que poderiam levar a perda dessas fichas ao longo do tempo. Dados perdidos representam falta de informações comprobatórias e estatísticas dos atendimentos realizados, o que pode resultar em processos judiciais quando a solicitação dos mesmos não puder ser atendida. Além disso, a dificuldade no resgate das informações cadastradas nas fichas prejudica a utilização de tais dados para o planejamento de ações em saúde da UVZ e para a melhoria do serviço prestado. Diante dessa situação, decidiu-se criar uma plataforma eletrônica para modernizar a coleta de dados durante o atendimento clínico dos animais que os médicos veterinários realizam na UVZ de Fortaleza.

Objetivos

Garantir maior qualidade, organização e confiabilidade às fichas de atendimento clínico médico-veterinário na Unidade de Vigilância de Zoonoses do município de Fortaleza por meio da informatização e automação dos dados, bem como posterior análise dos mesmos em tempo oportuno para melhor planejamento estratégico em saúde e tomada de decisão.

Metodologia

Foi desenvolvido um aplicativo de atendimento pela plataforma AppSheet, que conta com recurso no code, permitindo ao usuário programar sem a necessidade de conhecimento prévio sobre linguagens de programação. Nesse aplicativo é possível, via web ou dispositivo móvel, com ou sem conexão com internet, preencher as fichas de atendimento na triagem de animais da UVZ em uma sequência clínica lógica e com interface personalizável. O banco de dados passa por backup semanalmente, todas as edições realizadas nos dados das fichas são salvas, bem como duplicadas em formato PDF em outro banco de dados, permitindo saber que informação estava escrita antes da edição e o que foi modificado. Todas as fichas são protegidas contra deleção, não podendo ser excluídas por um usuário sem autorização. Para análise dos dados, foi criado um painel visual (dashboard) na plataforma Google Looker Studio com base nas fichas de atendimento, permitindo gerar gráficos interativos, filtráveis, automáticos e em tempo real.

Resultados

Foi possível compilar 3.417 fichas de atendimento entre o período de outubro de 2022 a fevereiro de 2023, trabalhadas por sete médicos veterinários na UVZ. Durante o período, nenhuma ficha foi perdida devido à coleta em banco de dados virtual, aos backups semanais e ao sistema de redundância de fichas. Além disso, obteve-se maior qualidade de informações uma vez que o prontuário completo do animal, bem como fotos, laudos e termos de consentimentos, estavam prontamente disponíveis em um só lugar. A busca pelas fichas dos animais atendidos foi facilitada pela interface amigável ao usuário e pelas opções de busca permitidas pelo aplicativo. Ainda, foi possível acompanhar durante o período o agravo mais comum relatado nos atendimentos, bem como novas suspeitas de zoonoses que antes não eram percebidas. Por fim, foi possível monitorar, via dashboard, três painéis de controle, subdivididos em “Atendimento”, “Vacinação antirrábica” e “Eutanásia”, que contavam com gráficos, tabelas e mapas de rápido acesso, tanto pelos veterinários quanto pelos gestores em saúde da UVZ, o que facilitou o planejamento de ações de vigilância de zoonoses e de saúde pública de acordo com os relatórios gerados.

Conclusoes

O aplicativo para coleta de dados durante o atendimento clínico para triagem de animais com suspeitas de zoonoses na UVZ de Fortaleza através da abordagem no code trouxe maior dinamismo no atendimento, menor uso de tempo e recursos materiais, maior confiabilidade, qualidade e facilidade de acesso às fichas de atendimento, bem como maior segurança dos dados salvos em nuvem, com backup semanal e acesso restrito. Além disso, permitiu a produção de relatórios automáticos em tempo real, dinâmicos e filtrados de acordo com as necessidades do usuário por meio do painel de informações interativo, que podem ser utilizados com confiança no planejamento de ações de vigilância de zoonoses e saúde pública pelos profissionais da UVZ. A abordagem no code facilitou em grande parte a implementação da nova ferramenta, e a facilidade de personalização do aplicativo permite que aplicativos semelhantes possam ser criados por profissionais da saúde para outros fins dentro do Sistema Único de Saúde, permitindo que outras áreas se beneficiem dos ganhos em produtividade, qualidade e segurança de dados obtidos na UVZ do município de Fortaleza.

Banner