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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Madre de Deus

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A CURIOSA HISTÓRIA DO "CORINGA" NO CAPS.

Apresentação/Introdução:

No ano de 2021, ainda em período pandêmico, notou-se a necessidade de criar um dia de " Coringa" no CAPS em Madre de Deus, devido a alta demanda pela busca do serviço de Saúde Mental especializado na cidade. Cada dia da semana no CAPS, um profissional da equipe multidisciplinar, fica na retarguarda do cuidado, como uma espécie de Coringa (a carta do trunfo, a mais alta de todos os naípes) para dar conta das demandas de Saúde Mental que surgiram de forma espontânea pela população. Além das pessoas que buscavam acolhimento na unidade, foi criado um whatsapp para escuta das demandas diversas e articulação de visitas domiciliares, outros equipamentos intersetoriais e também a ida de pessoas até ao CAPS, por um serviço de 24 horas, carro disponibilizado pela Prefeitura para dar suporte básico para população.

Objetivos

* Acolher as demandas de forma integralizada * Ampliar a universalidade do cuidado * Dar as pessoas o que elas precisam, para que todos tenham acesso ao serviço * Descentralizar o cuidado, expandindo para a gestão do cuidado no território.

Metodologia

Inicialmente foi combinado com a equipe multidisciplinar do CAPS, que 1 (um) profissional ficaria como o " Coringa" do dia, disponível para as demandas que surjam no dia, como carta trunfo do baralho, o Coringa acolhe as demandas, coordena o cuidado, media as situações, realiza as visitas, articula com os serviços da rede, direciona e matricia os casos no território com as equipes. Foi disponibilizado para população um contato via whatsapp, como outra ferramenta de comunicação com o CAPS e todas intervenções extramuros, foram articuladas com o 24 horas, transporte ofertado pela Prefeitura, para ajudar a população em serviços essenciais de saúde, como consultas médicas, encaminhamentos para unidades de pronto atendimento e pessoas com necessidades especiais. Possibilitando acesso aos serviços de saúde em sua residência ou translado de pessoas para os equipamentos de saúde no município.

Resultados

Ao introduzirmos os resultados desta ação, ressaltamos que é preciso ponderar que toda avaliação realizada na complexidade do ambiente, necessita considerar uma limitação imposta pela singularização das experiências subjetivas, nas quais dificilmente se poderia atribuir significado especifico a um componente sem considerar a lógica e a interposição das políticas locais. No contexto psicossocial, a vida dos assistidos e familiares do CAPS melhorou bastante, desde a resolução de problemas como: a remissão de sintomas com a medicação em domicílio, suporte a crises agudas, ideação suicida, acessibilidade ao serviço, maior adesão ao tratamento, matriciamento entre as equipes de atenção primária, secundária, interdisciplinares, fortalecimento de vínculo. Partimos do princípio de que os CAPS devem buscar desenvolver ao máximo suas habilidades de atuação no território. Portanto, um serviço pode ser considerado tanto mais de base comunitária, quanto mais seja capaz de fortalecer as relações com os vários recursos existentes no âmbito territorial. Consideramos que a participação da comunidade é essencial para garantia do apoio social, tão necessário a ressocialização das pessoas aos serviços de saúde e imprenscidível para consolidar o CAPS como um serviço de base comunitária, a favor da reforma psiquiátrica.

Conclusoes

Neste sentido, consideramos que promover o acesso, ampliar as possibilidades de cuidado, comunicação com a comunidade com os programas de atenção psicossocial na rede pública é uma estratégia fundamental para efetivar a participação da comunidade. Compreendemos que a partir do CAPS a comunidade pode buscar soluções para seus problemas, apoio a pessoa que apresenta sofrimento psíquico grave e persistente.