Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Capim Grosso

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TELA DE PROTEÇÃO PARA CAIXAS DE DIFÍCIL ACESSO PARA REDUÇÃO DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Apresentação/Introdução:

A variação entre chuvas, com dias de sol e altas temperaturas são outro fator que muito influenciam para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor não apenas da dengue, mas também da zika, chikungunya e febre amarela, doenças que há tempos, castigam nossa população, por isso exigiu da equipe de combate às endemias adotar outras ações de controle do Aedes, além das atividades diárias orientadas pelo Ministério da Saúde. Dentre essas ações destacamos o projeto de colocação de telas de proteção nas caixas de difícil acesso, que muito tem contribuído para a diminuição do índice de infestação predial do mosquito Aedes Aegypti, bem como de pessoas contaminadas.

Objetivos

• Reduzir os índices de infestações do mosquito Aedes Aegypti, bem como o risco de surtos das arboviroses por ele transmitidas. • Diminuir as possiblidade dos criadouros do Aedes • Otimizar o tempo de visita do agente • Reduzir o risco de acidentes envolvendo os agentes de endemias • Assegurar o fluxo normal nas unidades de saúde

Metodologia

A ideia de implantar telas de proteção surgiu através dos estudos das larvas coletadas nas caixas d’água, onde apresentavam um alto índice de positividade do Aedes Aegypti. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Capim Grosso, por meio da Secretaria de Saúde passou a investir na colocação das telas de proteção como uma ferramenta essencial para além da redução dos índices de infestação, a diminuição de pacientes infectados. A princípio, a ideia seria colocar as telas apenas nos prédios públicos, onde as caixas d’água estivessem em situação de vulnerabilidade para serem criadouros do Aedes. Logo se notou que essa ação, trariam resultados positivos, por isso, o setor de endemias ampliou o serviço, colocando tela de proteção também em residências com caixa de difícil acesso, tanto na sede quanto na zona rural do município, com base num levantamento indicado pelos agentes que realizam as vistas de campo. Assim, outra equipe com veículo e a escada adequada realizam a colocação das telas, sem nenhum custo ao morador, uma vez que a prefeitura local é responsável por todas as despesas dessa ação.

Resultados

Vale ressaltar que o índice de infestação predial do município, ainda não é o preconizado pelo ministério da saúde, porém, desde o inicio do projeto das telas, esse índice veem reduzindo a cada ano. (Como mostra a tabela em anexo). Os bairros que mais reduziram, foram justamente aqueles que apresentavam os maiores índices de infestação, e essa queda nos números, refletiu não apenas no índice geral do município, mas também no quadro dengue, zika e chykungunia registrados na VIEP do município. (Como mostra a tabela em anexo). Houve também a redução no uso do larvicida, uma vez que quando a caixa possui a tela de proteção não há necessidade de depositar o insumo . Bem como não tivemos nenhum registro de acidentes de trabalho sofrido pela equipe de endemias, pois os agentes que atuam na colocação das telas utilizam os equipamentos necessários para realizar o trabalho com segurança.

Conclusoes

O projeto de implantação das telas teve início em 2018, mas como tem se apresentado como uma ferramenta eficaz na redução dos criadouros do Aedes Aegypti, a secretaria de saúde da atual gestão, continuou investindo nessa ação: adquirindo novas telas para caixas de 350L, 500L e 1000L, a fim de continuar reduzindo o risco de infestação, resguardando assim a saúde da população e garantindo um fluxo normal de atendimento nas unidades de saúde do município. É valido ressaltar, que a colocação das telas, é mais uma das atividades desenvolvidas pela a equipe de endemias, que além das visitas periódicas de inspeção e tratamento ou eliminação dos depósitos, os agentes realizam a recuperação dos imóveis fechados, fazendo busca em horários estratégicos. A equipe de endemias conta ainda com distribuição de piabas, esse peixe pequeno porte que se tornou um grande parceiro na eliminação das larvas dos grandes depósitos, visitas em pontos estratégicos e campanhas educativas, sempre buscando trabalhar com a prevenção dessas doenças.

Banner