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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Governador Mangabeira

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROGRAMA MAIS VISÃO KIDS: UMA ESTRATÉGIA EXITOSA NA ATENÇÃO OFTALMOLÓGICA A ALUNOS DO MUNICÍPIO

Apresentação/Introdução:

A visão é responsável pela maior parte de nossas impressões e memórias do mundo, A integridade deste método cognitivo é indispensável para ensinar crianças. A OMS estima que 135 milhões de pessoas são deficientes visuais, considerando acuidade visual inferior a 0,3. No entanto, 80 % dessas deficiências visuais são evitáveis ou tratáveis. Estudos confirmam a existência de um grande número de casos de refrações incorretas, confirmando que as intervenções corretivas são custo-efetivas e afetam positivamente a qualidade de vida e o aproveitamento estudantil. Boa parte das crianças em idade escolar nunca fizeram um exame oftalmológico. Estima-se que 10 % dessas necessitem de óculos e 10 % tenham outros problemas de visão. Segundo dados do Ministério da educação cerca de 5.800.000 crianças no país são matriculadas anualmente na 1ª série do ensino fundamental, em escolas públicas. Isto significa que 580 mil crianças possuem problemas de visão que precisam ser tratados (hipermetropia, astigmatismo e miopia). Outro fato importante é que mesmo conseguindo a consulta oftalmológica, boa parte dessas crianças vivem em famílias de baixa renda e não tem condições financeiras de adquirir o óculos prescrito. Pensando nisso foi criado o programa Mais Visão Kids que visa garantir às crianças de 5 a 7 anos matriculadas na rede de ensino municipal acesso integral à triagem, diagnóstico e tratamento adequado, seja medicamentoso ou através do oferecimento de óculos pelo sistema de saúde municipal

Objetivos

O objetivo deste trabalho consistiu em realizar ações de triagem oftalmológica nas escolas municipais em crianças de 5 a 7 anos a fim de identificar as que apresentem acuidade visual menor que 0,3, oferecendo as estas crianças identificadas o acesso priorizado à consulta oftalmológica, bem como garantir o fornecimento do óculos para aqueles os quais fossem necessários. Isto visa permitir que estas crianças possam ser alfabetizadas de forma adequada, podendo aprender da mesma forma que as demais crianças que não apresentem problemas de visão. È sabido que muitos jovens apresentam problemas de desenvolvimento escolar por conta de problemas de visão não identificados na infância, sendo muitas vezes confundido com déficit de atenção, problemas de cognição, etc.

Metodologia

Foram realizadas atividades de triagem através do programa de saúde na escola inicialmente em cinco escolas municipais. As escolas ficaram responsáveis de ofertar uma sala para atentimento, bem como a lista de crianças enquadradas no intervalo de idade solicitado. O teste escolhido para a triagem da acuidade visual foi o de Snelen. Ele foi escolhido por apresentar um custo baixo para uma efetividade grande, sendo uma forma simples e prática de identificar possíveis alterações na condição visual das pessoas. Uma enfermeira vinculada ao programa foi treinada pela Oftalmologista vinculada a policlínica municipal para realizar o referido teste. As visitas foram realizadas entre os meses de setembro e outubro de 2022. Todas as crianças identificadas com acuidade visual menor que 0,3 foram encaminhadas de forma prioritária à consulta com o serviço de oftalmologia municipal. Realizadas as consultas, todos os que tiveram prescrição de óculos tiveram acesso aos mesmos através do programa Mais Visão Kids.

Resultados

376 crianças foram avaliadas no período de setembro a outubro de 2022. 45 crianças tiveram o teste de acuidade visual menor que 0,3 e foram encaminhadas para a consulta oftalmológica 40 foram diagnosticadas com erros refracionais, sendo 20 diagnosticadas com astigmatismo, 12 com hipermetropia e 8 com miopia.

Conclusoes

A partir dos resultados alcançados e de todo o exposto, pode-se afirmar que o programa Mais Visão Kids foi uma estratégia exitosa no Sistema Único de Saúde do município de Governador Mangabeira, permitindo que as crianças identificadas pudessem se alfabetizar com qualidade, além disso, em pé de igualdade com as demais crianças permitindo a estas um melhor aproveitamento educacional.