Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Buritirama

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CURATIVO EM CASA: UMA PROPOSTA QUE DÁ QUALIDADE DE VIDA A PACIENTES ACAMADOS.

Apresentação/Introdução:

A presente experiência se fez necessária a partir da demanda observada pelas Equipes de Saúde da Família no município de Buritirama acerca de pacientes acamados e que apresentavam algum tipo de lesão cutânea, seja ela provocada por decúbito ou por quaisquer outros tipos de acometimentos. Para tanto, foi idealizada uma Equipe Multiprofissional, utilizando-se da mão-de-obra já disponível nas Unidades de Saúde da Família da Atenção Básica do município. Num primeiro momento, um profissional de nível superior, Enfermeiro ou Médico, faz a visita ao paciente passível de adentrar ao projeto, para fazer uma consulta de olhar holístico, visando os benefícios e possíveis fragilidades que essa ação traria para ele. Na sequência, junto com a Equipe, é traçado um Projeto Terapêutico de acordo com as necessidades de cada paciente. Inclui-se, nesse projeto, o tipo de material que será utilizado para a realização dos curativos, sua periodicidade e o tipo de intervenção não farmacológica a ser realizada junto ao paciente e sua família, como, por exemplo, a educação e promoção em saúde acerca da importância da adesão adequada ao tratamento proposto pela Equipe.

Objetivos

A presente experiência tem como objetivos principais a proteção ao indivíduo que necessita do cuidado, além da promoção à qualidade de vida desses, levando em consideração todo o aspecto sociocultural e econômico ao qual ele está inserido. Faz parte, além dos cuidados físicos, a escuta ativa do paciente, família e coletividade, a orientação quanto à importância da adesão adequada ao tratamento proposto, bem como o respeito aos aspectos tradicionais e culturais aos quais esse indivíduo está inserido, desde que não haja, a partir deles, possível dano ao seu estado de saúde. O curativo em casa é, também, uma estratégia adotada para minimizar os riscos de uma infecção que pode ser adquirida em ambiente hospitalar, além de promover a assistência de forma transversal, com a participação efetiva do usuário em seu cuidado.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos pela estratégia, é realizada, em primeiro lugar, uma visita ao paciente. Essa visita é feita com uma Equipe Multiprofissional, geralmente, com Enfermeiro, Médico e Técnico em Enfermagem da Unidade de Saúde da Família de referência do usuário. A partir dessa primeira avaliação, é feito um Projeto Terapêutico, contendo metas a serem alcançadas e os meios pelos quais elas poderão ser atingidas, como a frequência com a qual o curativo será realizado, a avaliação da progressão do quadro, o tipo de cobertura a ser utilizada, além dos demais aspectos relacionados diretamente ao quadro. Também é feita educação em saúde com o indivíduo, família e coletividade acerca daquele quadro em si. Dando direcionamento a eles acerca da adesão ao tratamento, aos cuidados com o curativo que devem ser tomados pelo paciente e sua família, como, por exemplo, alimentação, banho, dentre outros. A avaliação do curativo por um profissional de nível superior é feita periodicamente ou de acordo com a demanda do próprio usuário e seu quadro clínico.

Resultados

A partir da implantação e implementação da experiência, em Janeiro de 2023, foi possível notar um avanço positivo no quadro dos pacientes beneficiados com o projeto. Além de uma adesão de 100% ao tratamento proposto e melhora do bem estar do usuário, também já foi possível dar alta a alguns dos participantes, tamanha a evolução da ferida tratada. Além disso, crenças limitantes com relação ao tratamento de feridas, como o uso de materiais não indicados e, até mesmo, contraindicados, foram dissolvidas a partir do diálogo entre a Equipe Multiprofissional, o usuário e seus familiares, tornando mais fácil a adesão ao tratamento, bem como, à evolução positiva de cada quadro. Para além disso, houve aumento de adesão ao projeto, com novos pacientes inseridos nessa modalidade de assistência, o que nos leva a observar grande benefício gerado por ela para o usuário. As Equipes envolvidas no projeto que, atualmente, são seis Equipes de Saúde da Família e uma Equipe itinerante, composta por um motorista e dois Técnicos em Enfermagem, mostram-se satisfeitos com os resultados alcançados, elevando, assim, a satisfação profissional em participar de tal ação.

Conclusoes

A partir da experiência do Curativo Em Casa, foi possível visualizar de forma clara dois benefícios imediatos: o primeiro deles, a melhora constante e veloz dos pacientes adequadamente tratados, tanto no quesito físico, da ferida em si, quanto nos quesitos social e emocional, incluindo sua família e membros mais próximos. O segundo, a satisfação dos profissionais envolvidos no processo como um todo, tendo em vista a visibilidade dos benefícios trazidos para o usuário, sua família e coletividade a médio e longo prazo. Ficou provado, portanto, que a o projeto, apesar de simplório, tem se mostrado bastante eficiente no território de Buritirama, tanto sede, quanto zona rural. Faz-se necessário destacar aqui que os materiais de tecnologia dura são só mais um dos componentes do projeto, não o principal. A tecnologia leve mostra-se de muita valia durante todo o processo de tratamento do paciente, a partir do diálogo com ele próprio e seus familiares, a diminuição das crenças limitantes, medos e anseios acerca do curativo e do próprio processo saúde-doença que afeta o usuário e, por consequência, aqueles que o cercam.

Banner