Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Luís Eduardo Magalhães

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MUTIRÃO MINHA RUA LIMPA EM COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Apresentação/Introdução:

A dengue é uma arbovirose transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. No Brasil, desde 1986, vem ocorrendo epidemias da doença, com aumento na severidade dos casos. Sabe-se que para se obter sucesso no controle da dengue é necessária a participação popular e não apenas do poder público. Em 2021, no município de Luís Eduardo Magalhães, ocorreu um aumento significativo do número de casos confirmados de dengue, com registro de 03 óbitos. Diante disso, ocorreu a necessidade de elaborar um projeto de combate à doença um trabalho conjunto com outros setores da gestão municipal , para esclarecer a população em buscar possíveis focos do vetor e eliminá-los, conscientizando e evitando o aparecimento de novos casos. O objetivo desse projeto foi a diminuição da morbidade por dengue, no município de Luís Eduardo Magalhães . Dentre as atividades que foram desenvolvidas estão: atividades educativas nas escolas pela Equipe do NEPS municipal e o mutirão de limpeza " Minha Rua Limpa" executada pelos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários e os Catadores de lixo reciclável.

Objetivos

• Fornecer informações sobre a dengue à população • Eliminar possíveis criadouros do vetor da dengue • Diminuir a incidência da doença no município.

Metodologia

No primeiro momento realizou-se uma reunião com todos os setores envolvidos Secretarias de Saúde, Infra Estrutura e Meio Ambiente, para o planejamento das ações. A excursão do mutirão é realizada pelos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de saúde e os Catadores de material reciclável, totalizando 130 agentes em campo, que são divididos por equipes que irão trabalhar por quarteirões. Na visita os agentes vistoriam as casas, explicam sobre o ciclo do mosquito, sintomas e entregam sacos de lixo, orientando os moradores que limpem seus quintais, retirando objetos que podem ser possíveis focos de criadouros para os mosquitos, e coloquem esse lixo na porta de sua casa, para a equipe da infra estrutura fazer o recolhimento.

Resultados

Ano: 2021 Total de dias trabalhados:13 dias Total de Bairros trabalhados: 13 bairros Total de imóveis visitados: 26.266 imóveis Total de Pneus coletados: 830 pneus Denúncias recebidas da população durante a ação: 119 denúncias Casos notificados: 4.329 Casos Confirmados:1.462 Óbitos: 03 Ano: 2022 Total de dias trabalhados:12 dias Total de Bairros trabalhados: 12 bairros Total de imóveis visitados: 23.426 imóveis Total de Pneus coletados: 227 pneus Denúncias recebidas da população durante a ação: 88 denúncias Casos notificados: 3.971 Casos Confirmados: 1.120 Óbitos: 01 Ano: 2023 Total de dias trabalhados:17 dias Total de Bairros trabalhados: 17 bairros Total de imóveis visitados: 39.744 imóveis Total de Pneus coletados: 122 pneus Denúncias recebidas da população durante a ação: 73denúncias Casos notificados: 299 Casos Confirmados: 14 Óbitos: 0

Conclusoes

O papel da equipe no combate à dengue não é só orientar os usuários quanto às formas de prevenção da doença, mas corresponsabilizá-los pela sua saúde e de toda a comunidade. No caso da Dengue, é necessário a realização de um trabalho conjunto entre a equipe de saúde, órgãos públicos, privados e comunidade. Considera-se, portanto, que o trabalho da equipe deve ser contínuo no que se refere a eliminação de criadouros e consequente diminuição de morbidade à dengue, haja visto que mudanças de comportamento são necessárias, porém os resultados são a longo prazo, pois além de desejo de mudar deve-se estabelecer novos hábitos. O mutirão já esta na sua terceira edição e é notório a redução da incidência da dengue no ano vigente 2023.

Banner