Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Caldeirão Grande

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

IMPLANTAÇÃO DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CALDEIRÃO GRANDE

Apresentação/Introdução:

A educação é o ponto essencial de qualquer programa de saúde. Quando consegue promover mudanças positivas no comportamento das pessoas seus resultados são significativos. A implementação desse projeto de implantação de consultório odontológico nas escolas oferece às crianças o conhecimento sobre os meios efetivos para evitar as doenças bucais. O número de abstenção em sala de aula por queixa de dor relacionada a problemas odontológicos nas escolas da rede pública municipal e os registros de tempo de espera prolongado para resolução destes casos nas Unidades Básicas de Saúde, decorrente da alta demanda, despertou a necessidade de adotar um novo método para a solução deste problema. Atualmente contamos com 02 consultórios implantados e em pleno funcionamento, estrategicamente localizados na sede do município e no povoado mais distante da sede do município. Entendendo a saúde bucal como parte integrante e indissociável da saúde geral e sendo a infância o período considerado o mais importante para o futuro da saúde bucal do indivíduo, reforça a relevância desse projeto para os usuários e o impacto positivo para o Sistema Único de Saúde. Ressalta-se que um local ideal e apropriado para a introdução e o desenvolvimento da educação em saúde bucal é encontrado nas escolas primárias. Diante de todas estas justificativas, um programa de educação, motivação e tratamento, para crianças em relação à saúde bucal foi desenvolvido a partir da necessidade levantada nas escolas.

Objetivos

Objetivo geral: Mudar o comportamento dos escolares, responsáveis e trabalhadores de educação, referentes aos problemas de saúde bucal. Objetivo específico: Melhorar o acesso deste público ao tratamento odontológico. Reduzir a procura por atendimento de urgência nas Unidades Básicas de Saúde. Diminuir a abstenção de alunos da sala de aula.

Metodologia

O programa é desenvolvido durante o ano letivo, respeitando um cronograma de acordo com as atividades didáticas da escola. Neste período são oferecidas condições de tratamento de problemas existentes, tais como cárie e doença periodontal e estratégias para a manutenção da saúde bucal, como escovação supervisionada, uso do fio dental e palestras, minimizando o número de ocorrências futuras, perda precoce de dentes e outros danos. Para efetivação do projeto, o mesmo foi encaminhado a câmara municipal de vereadores, sendo aprovado no ano de 2018. Cada equipe de saúde bucal da escola é vinculada a uma equipe de saúde do município e juntos, planejam, executam e avaliam as ações desenvolvidas. O atendimento é feito por demanda agendada, tendo semanalmente vagas para atendimento de urgência. A Secretaria Municipal de Saúde é responsável por estruturar o consultório, com a oferta dos equipamentos odontológicos, suporte técnico e de manutenção, e realiza também o acompanhamento dos registros de atendimentos/procedimentos realizados e capacitação profissional. Já a Secretaria Municipal de Educação entra com a contrapartida da contratação da mão de obra e é responsável por identificar as demandas e gerenciar as vagas. Cada um dos dois consultórios conta com carga horária profissional de 20 horas semanais, e juntos realizam uma média de 150 atendimentos individual mensal e 04 atendimentos coletivos.

Resultados

A execução desse projeto resultou na diminuição da ocorrência de alunos faltosos por queixas relacionadas a saúde bucal e em uma melhor compreensão dos cuidados de prevenção necessários para evitar problemas dentários futuros, tanto por alunos, quanto por todos os colaboradores escolares. Permitiu ainda, uma maior aproximação entre os profissionais de saúde e comunidade escolar, melhorando a comunicação entre pontos da rede de cuidado e favorecendo a execução das demais ações do Programa Saúde na Escola. Dos 3.264 alunos matriculados na rede municipal de ensino, 1.212 alunos já estão contemplados com o projeto.

Conclusoes

Este projeto uniu a realidade da formação escolar e a conscientização da saúde, ampliando para uma formação integral, auxiliando na educação das crianças com atenção ao seu crescimento e desenvolvimento como ser humano saudável e consciente de seu corpo e suas funcionalidades. As condições socioeconômicas tais como ausência de vínculo empregatício, escolaridade, ausência de rede de apoio familiar, foram problemas levantados como empecilhos para o comparecimento destes alunos aos agendamentos nos postos de saúde. Sendo essa estratégia uma garantia de acesso à saúde, e por meio deste, o alcance do objetivo almejado que é a redução de agravos relacionados a ausência saúde bucal. Estima-se que até o final do ano letivo de 2023, ao menos uma escola em cada um dos três maiores povoados do município, disponha de consultório e equipe profissional de saúde bucal, como forma complementar da oferta do cuidado promovido por meio das equipes de saúde do município.

Banner