Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Banzaê

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CAMINHOS DO CUIDADO: UMA VIAGEM ALEGRE EM BUSCA DA SAÚDE

Apresentação/Introdução:

É crescente a importância dos sistemas de transportes em saúde, especialmente daqueles de caráter eletivo e regulado, frente à necessidade de viabilizar o acesso da população aos serviços de saúde. Uma das principais causas de absenteísmo aos serviços ofertados é a indisponibilidade de transporte dos pacientes, muitas vezes motivado pela incapacidade física e/ou econômica. O município de Banzaê está localizado na região nordeste da Bahia, tem população estimada em 13.251 habitantes o que o enquadra na categoria pequeno porte I. A maior parte da população vive na zona rural, O projeto Caminhos do Cuidado foi criado como resposta à demanda de usuários que necessitam de transporte para a realização de procedimentos eletivos, garantindo a oferta de um serviço de transporte seguro e de qualidade, adequado às condições geográficas e de trafegabilidade das vias em zona rural e urbana, visando assegurar a continuidade do atendimento. Também ocorre a inclusão de profissionais que já fazem parte da rede, para assim, melhorar a qualidade do serviço levando atenção domiciliar àqueles pacientes que necessitam de cuidados, constituindo uma nova modalidade de atenção á saúde.

Objetivos

OBJETIVO GERAL O Caminhos do Cuidado tem como principal objetivo ofertar aos pacientes que necessitam de deslocamento programado dentro do município e intermunicipal para consultas, exames ou tratamentos terapêuticos sem urgência, a garantia de chegar ao seu destino com conforto e segurança. Através de um transporte de qualidade e, acima de tudo, humanizado. OBJETIVO ESPECÍFICO Levar atendimento domiciliar a pacientes acamando e/ou com dificuldade de locomoção

Metodologia

O Caminhos do Cuidado oferta o translado desde a residência do paciente ou local combinado previamente pelo DR- Departamento de Regulação até o local onde o mesmo será atendido, de forma acolhedora e humanizada. Trata-se de um projeto inovador que busca tornar o trajeto dos pacientes até a unidade de destino um caminho agradável e seguro, através de um atendimento personalizado e mais digno. Como proposta de intervenção, procuramos oferecer atendimento de Fisioterapia, Psicologia, Assistente Social e Nutrição. Através da equipe multidisciplinar, buscamos oferecer aos usuários do serviço um transporte humanizado e acolhedor para o enfrentamento de sua problemática. As atividades envolvem momentos comemorativos, realização de oficinas, palestras educativas, shows, apresentações culturais, atividades lúdicas, rodas de convivência/conversa, relatos de experiências com pacientes oncológicos e familiares, sala de espera. O projeto realiza momentos dentro do ônibus para que os pacientes dialíticos sintam-se felizes e melhorem sua autoestima, tornando o caminho até o Hospital do Rim, um momento de alegria, descontração e informação. Ademais, o projeto leva atenção domiciliar a pacientes acamados e/ou com dificuldade de serem transportado até a Unidade, fortalecendo e dando suporte as equipes de saúde da família.

Resultados

O projeto atende exclusivamente aos usuários residentes no Município de Banzaê. Pensando em melhorar a organização do transporte foi criado um protocolo como resposta à demanda de usuários que necessitam do serviço para a realização de procedimentos eletivos, garantindo a oferta de um transporte seguro, humanizado e de qualidade, adequado às condições geográficas e de trafegabilidade das vias em zona rural e urbana, visando assegurar a continuidade do atendimento. Todos os veículos que fazem parte do programa foram plotados com a marca do projeto para melhor identificação. Dispomos de três carros pequenos que fazem o translado de usuários de lugares mais distante, uma ducato e um micro ônibus para garantir que os pacientes cheguem a unidade de destino com um menor tempo de espera. A humanização das práticas de saúde por parte da equipe responsável atenua o sofrimento do paciente diante de uma nova rotina, bem como promove um resgate da valorização do ser humano, deixando de lado a mecanização do trabalho. Com isso, os usuários relatam maior satisfação com o serviço, melhora no fluxo de transporte e cuidados.

Conclusoes

O Projeto Caminhos do Cuidado redesenhou o modelo de transporte de pacientes com base nas diretrizes da Política Nacional de Humanização e diretrizes do SUS. Este projeto é a prova de que, com ações concretas de gestão, é possível aliar qualidade e melhores serviços à população. Com empenho, ação articulada e integrada que não depende de grandes mobilizações financeiras é possível criar um novo modelo de transporte, utilizando profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários, dando atenção integral à saúde dos banzaeenses. No tocante, é imprescindível inovar em estratégias com efeito na prática. Depoimentos: “Depois que esse carro vem me buscar na porta, eu nunca mais perdi um exame na Policlínica.” – Ana Miranda “Receber atendimento dentro de casa é uma riqueza, a vida do meu marido melhorou muito depois que das fisioterapias.” – Rita de Cássia.