Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Ponto Novo

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CUIDADO FARMACÊUTICO PARA DIABÉTICOS INSULINODEPENDENTES EM PONTO NOVO-BA

Apresentação/Introdução:

De acordo com Alfradique (2009), a diabetes mellitus tipo 2 configura como um grave problema de saúde pública e o manejo adequado dessa condição evita hospitalizações e mortes por complicações decorrentes. Nesse contexto, o manejo da doença é feito por meio da abordagem não farmacológica através de mudanças no estilo de vida e, em muitos casos, pela abordagem terapêutica mediante uso de antidiabéticos orais ou de insulina. Conforme Lima et al, (2016), dentre esses tratamentos, a insulinoterapia é considerada o último recurso farmacológico, dado que esse regime injetável possui fragilidades, como a dificuldades no uso, resultando em inadequação do controle glicêmico. Diante disso, em razão da alta incidência da doença e do impacto na qualidade de vida, políticas públicas em saúde são essenciais para reduzir as dificuldades dessas pessoas e de suas famílias, bem como, proporcionar a manutenção da sua qualidade de vida. (BRASIL, 2013). Assim, a gestão da assistência farmacêutica em Ponto Novo-Bahia, propôs uma estratégias de qualificação de profissionais responsáveis pela dispensação ou aplicação de insulina no município, de estímulo ao cuidado farmacêutico e de educação em saúde para paciente insulinodependentes, com vistas a facilitar a adesão ao tratamento e minimizar as inadequações no uso da insulinoterapia.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Promover medidas de educação em saúde relacionadas ao cuidado farmacêutico visando à melhora da qualidade de vida de pacientes diabéticos insulinodependentes na cidade de Ponto Novo, Bahia OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Qualificar os colaboradores responsáveis pela distribuição e/ou aplicação de insulina nas Unidades de Saúde da Família 2. Implementar medidas de educação em saúde aos clientes usuários de insulina e/ou cuidadores a respeito da adequada punção capilar, uso do glicosímetro e descarte dos resíduos (tira reagente e lanceta) 3. Implantar o cadastramento dos usuários de insulina do município para recebimento dos insumos para controle glicêmico (monitor de glicose, tiras reagentes e lancetas).

Metodologia

Trata-se de um relato de intervenção realizado no município de Ponto Novo, situado ao norte da Bahia, no período entre fevereiro de 2021 a abril de 2022, a população escolhida foram pacientes com diabetes mellitus tipo 2 em uso de insulinoterapia e colaboradores responsáveis pela dispensação e/ou aplicação de insulina. O estudo previu a realização de quatro etapas, sendo estas sucessivamente: apresentação à gestão municipal, treinamento dos profissionais incumbidos da distribuição e aplicação de insulina, por meio de capacitação individualizada, realização de visitas domiciliares por parte da equipe de atenção farmacêutica, com vistas a esclarecer dúvidas e explanar, aos pacientes e cuidadores, o modo correto de utilização da insulina, por fim, foi realizada a observação dos resultados desta intervenção. Como desfecho deste estudo de intervenção, foram avaliadas as queixas relacionadas ao processo de descompensação do diabetes.

Resultados

O município de Ponto Novo possui 17487 habitantes, segundo o Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB). Destes 693 são diabéticos, sendo 14,71% insulinodependentes. Com relação aos resultados clínicos foi observado a melhora na percepção dos usuários com relação ao controle glicêmico. Sobre a educação em saúde da equipe envolvida, após a qualificação, notou diminuição nos desacertos, aumento em conhecimento e posteriormente confiança para atendimento dos insulinodependentes. Os resultados apresentados e analisados pela gestão evidenciaram que houve melhora na qualidade de vida dos insulinodependentes, pois diminuíram os internamentos e realização de procedimentos para controle na descompensação glicêmica.

Conclusoes

Este trabalho permitiu concluir que até o momento as medidas tomadas de acordo com implementação da educação em saúde, esforços da gestão e acompanhamento farmacêutico permitiram obter resultados iniciais bastante animadores com relação a estes três aspectos. O projeto segue em andamento para concepção das etapas posteriores.