Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Macajuba

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROMOÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM NA ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE

Apresentação/Introdução:

A Atenção Primária à Saúde organiza-se por meio da Estratégia de Saúde da Família com a oferta de ações e serviços para a prevenção de doenças e promoção à saúde. Entretanto, existem desafios como o contraste da frequência dos homens, um público com elevada morbimortalidade, em relação a outros grupos como mulheres e crianças, que predominam na atenção primária (SILVA, et. al. 2016). Nesse sentido, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) tem por objetivo a promoção, prevenção e reabilitação da saúde do homem, qualificando a assistência a esse público e contribuindo com o rompimento de paradigmas socioculturais. A iniciativa do Ministério da Saúde é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada 3 mortes de pessoas adultas, 2 são de homens (BRASIL, 2008). Contudo, a atuação dos profissionais de saúde para esta clientela ainda é vista como desafiador, por haver a necessidade de vencer a resistência masculina nos cuidados preventivos, nas consultas e trabalhos de educação em saúde, afim de incentivar hábitos e costumes de cuidados contínuos e, principalmente, a evitar danos à saúde a nível secundário e terciário de atenção (SANTOS, et. al. 2022). Nesta perspectiva, a iniciativa considerou a organização de dois eventos denominados “Noite dos Homens” e “Sábado com H” realizados nos dias 03 e 06 de dezembro de 2022, na USF Clemenceau Teixeira, localizada na sede do município de Macajuba-Ba.

Objetivos

Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência exitosa vivenciada a partir do desenvolvimento de uma ação educativa com foco na saúde do homem realizada na Unidade de Saúde da Família Clemenceau Teixeira, em Macajuba-Ba, durante o mês de dezembro de 2022.

Metodologia

A USF Clemenceau Teixeira funciona com duas equipes de saúde da família e conta com o seguinte quadro de funcionários: 02 enfermeiros, 03 técnicos de enfermagem, 02 médicos, 02 dentistas, 02 auxiliares de consultório odontológico, 13 agentes comunitários de saúde, 02 recepcionistas, 01 atendente de farmácia, 02 auxiliares de serviços gerais, 01 porteiro e 01 motorista. Na organização e realização dos eventos outros profissionais da secretaria da saúde estiveram envolvidos, foram eles: o coordenador da Atenção Primária, 01 auxiliar administrativo da APS, o coordenador da Vigilância Epidemiológica, 02 técnicos de enfermagem da VIEP e 01 auxiliar administrativo do setor de agendamento de exames. A primeira etapa envolveu uma reunião realizada no dia 26 de outubro com as equipes de saúde, visando expor os planos dos eventos, realizar a escolha dos temas a serem abordados com os usuários, pactuar as ações a serem desenvolvidas e colher sugestões para o aprimoramento do trabalho. Sabendo-se que a grande maioria dos homens trabalha durante o dia, uma ação foi realizada no período noturno a partir das 18:00h e a outra ação em uma manhã de sábado, com o intuito de alcançar os homens residentes na zona rural pela facilidade de transporte já que no sábado ocorre a feira livre do município. Para confecção do relato foram utilizados registros realizados pelos profissionais envolvidos com a ação e dados do relatório produzido após análise do evento realizado.

Resultados

As ações tiveram como objetivo aproximar a população masculina dos serviços de saúde ofertados pela unidade, possibilitando a compreensão da realidade masculina nos contextos em que estão inseridos, respeitando suas diferenças e permitindo que os homens se tornem protagonistas de suas demandas e de suas histórias. Durante as duas ações foram realizadas 263 aferições de pressão arterial, 133 consultas de enfermagem, 85 consultas com médico clínico, 184 consultas com médico urologista, 52 atendimentos odontológicos, 178 homens realizaram teste rápido para HIV, Sífilis, Hep. B e C, 68 doses de vacina aplicadas, 26 agendamentos para USG de próstata, 20 agendamentos para ECG, 242 agendamentos para exame PSA e outros exames laboratoriais, 04 encaminhamentos para cirurgia, entrega de 52 kits para higiene bucal, sorteio de 27 brindes, além de 02 palestras sobre temas diversos relacionados a saúde do homem. Os pacientes atendidos que apresentavam alguma alteração clínica foram encaminhados para as suas equipes de origem para seguimento. E, posteriormente, as equipes também foram contactadas para realizarem busca ativa dos pacientes que não procurassem a unidade. Um dado que chamou atenção foi a quantidade de pacientes que apresentaram elevação de pressão arterial no momento da triagem clínica, dos 263 indivíduos com PA verificada 78 (o que representa 29,65%) apresentaram resultado acima de 130/90mmHg. Todos esses indivíduos foram contactados posteriormente para avaliação clínica.

Conclusoes

As ações levaram a adesão importante da população masculina, e proporcionou o desenvolvimento de novas estratégias para a promoção da saúde do homem na atenção básica através da oferta dos serviços em dia e horários alternativos. As contribuições para os homens perpassam pelo estímulo ao autocuidado, reconhecimento da saúde como direito social, aproximação com a unidade de saúde e qualificação da saúde da população masculina. A organização deste evento, enfrentou e venceu muitos desafios e muitos outros virão na busca de novas estratégias para atingir cada vez mais o público-alvo, afim de que este possa ter um olhar diferenciado para a própria saúde e tenham a sensação de pertencimento aos espaços de promoção, de proteção e de recuperação de saúde. Tudo isso possibilitará a longo prazo, redução da morbimortalidade masculina por causas evitáveis ligadas à atenção em saúde do homem.