Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 2 - Rio Araguaia

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Jequié

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

JUNTOS SOMOS MAIS! A INTERPROFISSIONALIDADE NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19 EM JEQUIÉ/BA.

Apresentação/Introdução:

A complexidade imposta pela pandemia da Covid-19 reforçou a importância da interação profissional dentre os diversos pontos de atenção à saúde. O desenvolvimento e aplicação de competências colaborativas ganha destaque, visando assegurar a qualidade da atenção, otimização de recursos, o evitar da duplicidade de ações e o viabilizar a segurança do usuário, efetivando o cuidado de maneira harmônica, ordenada e resolutiva. Frente ao cenário, o município de Jequié instituiu o Núcleo de Ações Estratégicas para Controle do Coronavírus (NAESCC), centro de comando multiprofissional destinado à análise diária do cenário epidemiológico e à formulação de instrumentos norteadores às ações interprofissionais para o enfrentamento à pandemia, em consonância às orientações emitidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Composto por profissionais nas diversas formações em saúde e afins, o NAESCC atuou na formulação dos protocolos locais, monitoramento diário dos dados, elaborações de boletins e notas técnicas, educação permanente das equipes da APS, interlocução com os demais níveis de atenção à saúde e demais esferas de governo e sociedade, como colegiado subsidiário do gestor local para a tomada de decisões frente à pandemia, onde a multiplicidade de saberes e a atuação interprofissional foram decisivas ao êxito das ações bem como na redução dos danos causados pela pandemia em nível local.

Objetivos

Geral: Subsidiar as ações e tomada de decisões no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Específicos: Formular instrumentos norteadores às ações de enfrentamento à Covid-19 Promover a atuação interprofissional na formulação e execução das estratégias de enfrentamento à Covid-19 Potencializar a incorporação das competências colaborativas no cuidado aos pacientes.

Metodologia

A partir da sua instituição, o NAESCC tornou-se um centro de comando para o ordenamento das ações em saúde, atuando junto aos diversos departamentos para a condução dos processos de trabalho no enfretamento, controle e combate à Covid-19, bem como na definição de objetivos e ações a serem implementadas no território municipal. Como proposta de intervenção, sua composição deu-se através das representatividades setoriais da secretaria municipal de saúde de Jequié, somado à outros segmentos da estrutura da administração municipal, de maneira a agrupar conhecimentos e habilidades diversas para a construção coletiva das estratégias. Nessa perspectiva, foram formulados os instrumentos norteadores das ações tais como: Plano de Contingência, Protocolos Operacionais e Medicamentosos, Decretos Municipal, Notas Técnica, Normas orientadoras à população, dentre outros. Tais instrumentos, através do monitoramento diário das informações epidemiológicas foram periodicamente revisados e reformulados, a partir de reuniões diárias dentre os membros do núcleo. A partir da atuação interprofissional do corpo técnico NAESCC, dialogados com demais profissionais da gestão e assistência à saúde, os atendimentos na rede pré-existente foram reformulados, bem como foram implantados novos serviços como teleatendimento e telemonitoramento covid, ao passo em que as decisões de enrigecimento ou flexibilização das restrições de circulação, dentre outras, eram construídas de maneira colegiada.

Resultados

Pensado como espaço de múltiplos saberes e junção de esforços para o enfrentamento e superação da situação de emergência em saúde pública imposta pela pandemia da covid-19, o NAESCC contemplou a presença de profissionais nas mais diversas formações, dentre elas: enfermeiro, médico, advogado, assistente social, sanitarista, educador, odontólogo, epidemiologista, infectologista, assim como assegurou a representatividade da sociedade civil através do Conselho Municipal de Saúde, configurando-se desta forma um rico e democrático colegiado. Com uma atuação efetiva, foi responsável por ações essenciais no cenário pandêmico, a saber: elaboração dos protocolos de manejo clínico para as equipes da APS realização de treinamentos dos profissionais da rede municipal de saúde e educação formulação de processo seletivo para incorporação de mão de obra adicional aos serviços de saúde edição de decretos, portaria e normativas aos diversos serviços acompanhamento e monitoramento dos processos licitatórios destinado ao suprimento de medicamentos, materiais e insumos ao enfrentamento da covid-19 deliberação acerca da destinação de recursos financeiros covid elaboração e divulgação de painel gráfico epidemiológico e por fim, elaboração das estratégias de vacinação, para alcance de maneira rápida e oportuna do maior número de munícipes. Tal configuração foi o que veio a possibilitar a apresentação das respostas assistenciais necessárias ao enfrentamento da pandemia.

Conclusoes

Diante da complexidade representada pela pandemia, a atuação e a colaboração interprofissional configuraram fatores importantes para o enfrentamento do agravo de saúde. A qualidade da comunicação e o agir colaborativo, tornaram-se fundamentais para a resolubilidade dos serviços e a efetividade da atenção à saúde. O ordenamento dos processos de trabalho para a produção do cuidado e enfrentamento à Covid-19 no âmbito da RAS no município de Jequié, implicaram no somar esforços, nas dimensões da gestão, da assistência, da articulação intersetorial e interinstitucional, e do exercício de competências colaborativas interprofissionais, de modo a impulsionar à todos na missão de prestar serviços de qualidade que garantissem o acesso, o cuidado, a preservação e a manutenção da vida. A experiência NAESCC mostra que, frente a uma situação de emergência em saúde pública, mesmo diante da imprevisibilidade que tal emergência impõe, o movimento para ampliação de conhecimentos e adequação das práticas, faz sentido no enfrentamento e superação, onde a atuação colaborativa possibilita o alcance de qualidade na atenção, adequando-a às necessidades dos usuários e reduzindo os danos. Os boletins epidemiológicos nos confirmam que juntos fomos mais.

Banner