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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Caculé

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

SAMUZINHO NAS ESCOLAS: CAPACITANDO ALUNOS E PROFESSORES PARA EMERGÊNCIAS

Apresentação/Introdução:

Primeiros socorros, são os cuidados iniciais que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada do serviço especializado para realizar o atendimento (ANDRADE, 2020). Situações de emergências tendem a causar grandes tensões em quem está prestando a assistência, quando a mesma é totalmente leiga. Contudo, qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Por isso, se faz de suma importância que as pessoas sejam treinadas para esse tipo de situação, lembrando que a capacitação de leigos para identificação de emergências, e para a solicitação correta de atendimento, implica de forma significativa na sobrevida do paciente. (PERGOLA e ARAUJO, 2008). No início de fevereiro de 20221, tanto as intercorrências envolvendo crianças em escolas, quanto o índice de trotes eram recorrentes, associado a falta de informação de como solicitar de forma correta o serviço do SAMU. Tendo por base essa problemática, houve a motivação para desenvolver esse projeto para conscientização de trotes, ensinar a dinâmica de atendimento do SAMU e capacitar os alunos e professores para agirem em situações de emergência, promovendo a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.

Objetivos

OBJETIVOS: Objetivo Geral: Capacitar alunos e professores das escolas do município de Caculé -Bahia, em noções básicas de primeiros socorros, visando a preparação para agir em situações de emergência. Objetivos Específicos: • Treinar professores e alunos para que saibam identificar emergências e para que estes desenvolvam habilidades para prestarem os primeiros socorros • Orientar quanto a situações de riscos, e como solicitar de maneira correta o serviço móvel de urgência • Promover conscientização dos prejuízos causados pelo trote • Realizar simulações de emergência para praticar as habilidades aprendidas. • Aumentar a segurança e a capacidade técnica dos professores em situações em que precisem prestar primeiros socorros.

Metodologia

A experiência consistiu em estabelecer parceria do SAMU 192 Caculé-BA, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e de Educação para que a equipe do SAMU, realizasse treinamentos em primeiros socorros nas escolas do município. O treinamento foi ofertado pela Coord. Katia T. dos S. Batista e equipe do SAMU 192 Caculé, onde temas como: Primeiros Socorros em RCP, controle de sangramento, imobilização de fraturas, acidentes com animais peçonhentos, choque elétrico, pequenos curativos, engasgos, crise convulsiva entre outros foram abordados. Todos os temas abordados houve a realização de práticas, para fixação dos conteúdos. Esse protejo foi dividido em 2 etapas, na qual a primeira etapa foi realizada um treinamento paraos professores das escolas do município, a qual houve explanação teórica dos temas, e realização práticas para fixação de conteúdos. A segunda etapa, constituiu em treinamento para as crianças, englobando crianças de 4 ao ensino fundamental. A forma de abordagem para as crianças menores, girou em torno do lúdico, onde foi explanado os conteúdos com linguagem apropriada a cada faixa etária, apresentação de teatro, e vídeos e simulações de atendimentos. Em ambas as fases foram utilizados materiais de apoio como, data show, banner, panfletos, materiais educativos, como cartilhas e vídeos, para reforçar o aprendizado.Também foram realizadas treinamentos, em diversas feiras de saúde que ocorreram no município no período de fevereiro de 2021 a maio de 2023.

Resultados

Após iniciativa de treinamento em primeiros socorros nas escolas e feiras de saúde pôde- se observar que : • Os professores e alunos já possuem habilidades para identificar situações emergências e para atuarem com mais segurança quando precisam prestar os primeiros socorros • A população se encontra mais orientada quanto a situações de riscos, e já adquiriram conhecimento de como solicitar de maneira correta o serviço móvel de urgência • Houve uma diminuição significativa dos trotes ao serviço de urgência • Percebe-se na chegada da equipe do SAMU -192 aos locais de atendimento, que as pessoas já realizaram os primeiros socorros de maneira adequada. • Houve uma diminuição de ocorrências desnecessárias, em que as pessoas usavam o serviço de forma errônea, e houve aumento significativo de ocorrências as pacientes com riscos reais, contudo, devido ao primeiro suporte prestado com chances grandes de sobrevida e recuperação.

Conclusoes

O projeto "SAMUzinho nas Escolas: Capacitando Alunos e Professores para Situações de Emergência" alcançou seu objetivo de capacitar os alunos das escolas da cidade Caculé-BA, em noções básicas de primeiros socorros. Após o treinamento realizado pode -se observar que as pessoas estão mais bem informadas a cerca do serviço prestado pelo SAMU, solicitandode maneira correta de o serviço, o que levou diminuição dos trotes e de chamadas reguladas erroneamente por conta das informações repassadas pra central. Esse projeto desenvolvidos Pelo SAMU 192 Caculé-BA, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, foi de grande valia para o nosso município, mudando de maneira significativa a dinâmica dos atendimentos, o nível de informação da população, uma vez que crianças e professores são os melhores disseminadores de informações. Espera-se que esse projeto continue contribuindo para a formação de uma população mais preparada para agir em situações de emergência, promovendo a segurança e o bem-estar de todos, e que a disseminação das informações continue acontecendo, de maneira que seja cada vez maior o número de vidas salvas, por conta de um primeiro atendimento realizado de forma eficiente.