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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Guajeru

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

FORTALECENDO A APS: ESTRATÉGIAS QUE LEVARAM GUAJERU AO 1º LUGAR NACIONAL DO PREVINE BRASIL EM 2022

Apresentação/Introdução:

Guajeru é um município localizado no sudoeste da Bahia, Região Nordeste do Brasil, há 657 km da capital baiana. Pertence à Macro sudoeste de Vitória da Conquista e à Região de Saúde de Brumado. Tem 8.054 habitantes/ IBGE 2022, sendo 14,1% em situação de extrema pobreza. O Programa Previne Brasil é um novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde - APS, que altera formas de repasse aos municípios, sendo uma delas o pagamento por desempenho, que faz parte da transferência mensal e depende dos resultados obtidos em indicadores voltados à saúde da mulher, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e vacinação. Para Guajeru, município pequeno, com recursos escassos, o alcance dos indicadores representa não somente a melhoria da qualidade da assistência, mas também do repasse financeiro. Neste sentido, elaboramos um plano de trabalho amplo, a fim de melhorar os indicadores. O Município até 2021 não contava com o Prontuário Eletrônico do Cidadão, utilizando a Coleta de Dados Simplificada para transmissão, que ocasionava em perda de informação, prejudicando o desempenho nos indicadores. Existia dificuldade de acesso de muitos usuários, devido à distância das unidades, prejudicando a adesão e acompanhamento periódico. Este trabalho é um relato de experiência que levou o município a buscar estratégias para fortalecer a APS e consequentemente melhorar os Indicadores do Programa Previne Brasil, em 2022.

Objetivos

Objetivo geral: melhorar o desempenho dos indicadores do Programa Previne Brasil no município de Guajeru, por meio de estratégias de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde- APS. Objetivos específicos: • Realizar capacitações com equipes da APS • Garantir a qualidade da assistência prestada aos usuários • Garantir a consistência dos dados enviados • Monitorar regularmente os indicadores por meio dos sistemas de informação • Fazer busca ativa de usuários • Realizar mutirões nas Comunidades rurais, bairros e feira livre com equipe multiprofissional

Metodologia

Em 2022, após a capacitação das equipes, o município implantou o PEC em 100% das USFs e realizou o cadastro da população, garantindo que todos os atendimentos fossem devidamente registrados e enviados. Para melhorar os indicadores de hipertensão e diabetes, foram realizados Arraiá de Hiperdia, com comidas típicas, quadrilhas e sorteio de brindes. Realizou-se também mutirões nas unidades, comunidades e feira livre, além de busca ativa e visita domiciliar. Em todas as ações haviam verificação de Pressão Arterial, realização de ECG, consulta com nutricionista, solicitação de exames e agendamento para o cardiologista. Para o indicador de cobertura de citopatológico, foram feitos mutirões para coleta de amostras, por meio de convite nominal, com oferta de massagem terapêutica, avaliação odontológica, sorteio de brindes e garantia de exames e procedimentos futuros necessários. Para as gestantes, realizou-se encontros com ações diversas, garantindo avaliação odontológica no dia do pré-natal e oferta de exames laboratoriais e USG, dando mais resolutividade no acompanhamento. Também houve participação das equipes nas reuniões do projeto Mãe Guajeruense, junto à Assistência Social, para abordagem de temas variados. Na imunização, foram realizados Pitstop em praças e feiras livres oferta de vacinas em mutirões nas comunidades e em pontos estratégicos da sede monitoramento regular da cobertura vacinal busca ativa com os ACS e ações do Programa Saúde na Escola voltadas à vacinação.

Resultados

Com a execução das estratégias, o município de Guajeru atingiu 100% de cadastros realizados, reorganizou os territórios e melhorou o processo de trabalho. Houve também reflexo positivo na qualificação profissional e melhora na qualidade das informações. No indicador de Hiperdia, passou de 36% no Q3 de 2021 para 90% no Q3 de 2022, referente às consultas de hipertensão e verificação de PA. No acompanhamento do diabético, houve evolução de 27% do Q3 de 2021 para 91% no Q3 de 2022 nas consultas e solicitação de Hemoglobina Glicada. Tudo isso resultou no aumento da qualidade de vida e redução de picos hipertensivo e hiperglicêmico. Observou-se maior adesão à realização dos exames citopatológicos de colo de útero, passando de 27% do Q3 de 2021 para 67% no Q3 de 2022. Houve fortalecimento da atenção ao pré-natal, com aumento nos três indicadores de desempenho: passou de 68% no Q3 de 2021, para 91% no Q3 de 2022 o número de gestantes captadas até a 12ª e no mínimo 6 consultas no pré-natal odontológico o município saiu de 50% no Q3 de 2021 para 95% no Q3 de 2022 de cobertura. Referente aos exames de Sífilis e HIV, houve aumento de 64% no Q3 de 2021 para 95% no Q3 de 2022. Na imunização Guajeru chegou ao 3° lugar na Bahia, entre os municípios que mais administraram vacinas Covid-19. Atingiu a meta nas campanhas e passou de 20% do Q3 de 2021 para 100% de cobertura de Pólio e Penta no 3° quadrimestre de 2022.

Conclusoes

A APS se configura como principal porta de entrada do cidadão aos serviços do SUS e às redes de atenção, devendo oferecer serviços diversificados, considerando as especificidades de cada usuário. Assim, ações de melhoria na qualidade devem ser sempre prioridade, principalmente em municípios de pequeno porte e sem atenção especializada estruturada, como Guajeru. Nesse sentido, por meio de uma abordagem extensa, com plano de trabalho e ações diversas, o município conseguiu melhorar significativamente a qualidade dos serviços prestados à população, o que refletiu no alcance dos indicadores de qualidade do Previne Brasil, levando ao Primeiro Lugar no Ranking Nacional. Esses resultados implicam numa reflexão mais ampla de que é necessária uma aproximação maior do usuário com as equipes de saúde, através de atividades que os motivem a procurar as unidades, fortalecendo assim a Atenção Primária à Saúde e refletindo na melhora da qualidade de vida da população.