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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 18 - Chuveirinho do Cerrado

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Rafael Jambeiro

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

REGULAÇÃO DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM RAFAEL JAMBEIRO SEM ENFRENTAMENTO DE FILAS

Apresentação/Introdução:

Com o intuito de informatizar internamente a Central de Regulação do município de Rafael Jambeiro, foi criado o link de pré – agendamento para os exames e especialidades atendidas fora do município de acordo com a PPI. Desta maneira é feito um controle para o quantitativo de pacientes a procura das especialidades e a estimativa de tempo de espera para serem atendidos, priorizando urgências e casos especiais. Também foi criado o link de agendamento das especialidades municipais para as unidades de saúde, conferindo assim uma autonomia as enfermeiras na seleção de seus pacientes para atendimento no município esses pacientes são encaminhados para a central de regulação que envia a lista dos pacientes para o centro de especialidades municipal onde são atendidas as especialidades médicas de Ginecologia – obstetrícia, pediatria, neurologia pediátrica e adulto e ultrassonografia.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Organizar internamente a Central de Regulação do município de Rafael Jambeiro visando uma melhora no acesso aos serviços de saúde e diminuindo filas enfrentadas pelos usuários no momento da marcação. OBJETIVO ESPECIFICO: • Sistematizar os agendamentos para o município e os intermunicipais • Quantificar os pacientes de acordo com cada especialidade.

Metodologia

Para criação dos link’s foi necessário criar uma conta Google e desta maneira a partir de recursos próprios da conta criar formulário específico para o pré – agendamento e para os agendamentos das especialidades municipais. Após formulário pronto com todos os dados necessários, foi gerado Link URL para compartilhamento com os colaboradores da central de regulação e com as unidades de saúde.

Resultados

Com o cadastro via link’s ficou mais fácil verificar a quantidade de pacientes que procuram o serviço, visto que antes isso era feito de forma manual, por meios de anotações em livros o que atrasava a precisão da informação e quantos destes são primeira consulta ou retorno, o tempo de espera visto que a oferta das vagas não supre totalmente a demanda. E é possível a priorização dos casos.

Conclusoes

Com essa prática ocasionamos um conforto maior para os pacientes pois não precisam se deslocar da zona rural para a sede para realização de agendamento os mesmos são informados dos agendamentos por suas respectivas unidades e Agentes de Saúde.