Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Ipiaú

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

“CRESCER” UM PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL DE NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IPIAÚ-BA

Apresentação/Introdução:

O desenvolvimento infantil é concebido como um processo contínuo, dinâmico e complexo. Estabelece uma base essencial para o sucesso acadêmico, boa saúde, bem-estar geral, socialização e outras conquistas ao longo da vida. Quando a habilidade de desempenho da criança é significativamente mais lenta do que a média das crianças na mesma faixa etária, é considerado que ela apresenta um atraso no desenvolvimento. E diante desta conjuntura também presente no município de Ipiaú localizado no Sul da Bahia, evidenciou a necessidade de uma rede de atendimento especializado. Foi planejado e implantado por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú, o ‘’CRESCER’’ um programa multiprofissional voltado para crianças com transtornos no neurodesenvolvimento. Localizado no Complexo de Saúde Adilson Duarte, em um ambiente lúdico, preparado e adaptado para atendimento dos pacientes. O programa é desenvolvido por uma rede multiprofissional, composta por: Pediatra, Neuropediatra, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Odontopediatra, Nutricionista e Psicopedagoga. Estes que realizam o acompanhamento contínuo de 104 pacientes, também é realizado desenvolvimento afetivo entre Pais e Filhos, proporcionando aos pacientes em atendimento um momento de fortalecimento de vínculos, através de práticas que garantam qualidade de saúde e educação, visando a melhor inserção e interação desses indivíduos na sociedade.

Objetivos

Implantação de um programa multiprofissional de Neurodesenvolvimento Infantil, por meio de processos terapêuticos individuais e coletivos Promoção de processo terapêutico baseado em metas e objetivos a serem alcançados, sendo caracterizados por curto, médio e longo prazo Realização de grupos de educação em saúde entre os profissionais de saúde e os familiares, visando o compartilhamento de experiências, bem como dúvidas Promoção do fortalecimento de vínculos, através de práticas que garantam qualidade de saúde e educação, visando a melhor inserção e interação desses indivíduos na sociedade.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência, da implantação do Programa Multiprofissional de Neurodesenvolvimento Infantil, iniciado em Janeiro de 2020, no município de Ipiaú-Ba. Denominado “CRESCER”. O programa é Custeado com recursos próprios, tendo como público alvo crianças com deficiências, transtornos e síndromes que estão entre 0 a 12 anos e apresentam alterações nos marcos do desenvolvimento infantil, sejam elas de ordem motora, linguagem, comunicação, interação social, oposição, desordens sensoriais, dentre outras características específicas. Atualmente o programa atende 104 pacientes , de forma contínua, com as seguintes especialidades: Pediatra, Neuropediatra, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Odontopediatra, Nutricionista, Psicopedagoga e Educador Físico. Ao completar a idade de 12 anos, a criança será redirecionada para outro atendimento e/ou setor conforme a faixa etária, através de relatório de alta, contendo a informações gerais sobre o paciente. O processo terapêutico, é baseado em metas e objetivos a serem alcançados, sendo caracterizados por curto, médio e longo prazo, sendo o mínimo de 2 meses e o máximo de 6 meses por cada profissional. A criança pode ser vinculada a toda equipe multiprofissional ou não, a depender das necessidades avaliadas durante a anamnese. As atividades do programa se baseiam em oficinas terapêuticas individuais, em grupos e com os pais. Proporcionando o acompanhamento do desenvolvimento dos pacientes.

Resultados

Através da implantação do Programa CRESCER no município de Ipiaú, foi possível abraçar uma demanda reprimida existente no município, proporcionar um atendimento de qualidade e contínuo no que se refere a Neurodesenvolvimento infantil, até o momento temos em tratamento 61 crianças com diagnóstico TEA 05 crianças com deficiência motora 01 criança com Síndrome de West 02 crianças Síndrome de Down 01criança com Síndrome de Turner 05 Crianças com Deficiência Intelectual 01 Criança Síndrome de Tourette: 26 crianças com TDAH 02 Bebês com estimulação precoce. Sabe-se da importância do tratamento nesta faixa estaria de vida, e através do programa crescer podemos proporcionar o desenvolvimento destas, boa saúde, bem-estar geral, socialização e outras conquistas ao longo da vida

Conclusoes

Com o desenvolvimento do Programa “CRESCER” , é possibilitado o acesso das crianças ao seu tratamento e o suporte emocional a família destes. um atendimento especializado voltado para o neurodesenvolvimento infantil, de crianças com necessidades especiais. Buscamos desenvolver suas habilidades e interação, para que as mesmas possam de desenvolver e adquirir sai independência podemos. Através das práticas terapêuticas, podemos destacar a melhora da tolerância e concentração para as atividades pedagógicas, melhora da interação social e sobretudo no fortalecimento de vínculos e entre pais e filhos. Acreditamos que o crescimento e o amadurecimento do programa, inclusive, podem ser comparados, metaforicamente, ao processo de plantio, crescimento e desabrochar das flores, que necessita de adubo, de água e de cuidado para desenvolver-se, e cujo crescimento não é linear, mas processual e constante. Com o grupo, vimos que o vínculo, o acolhimento, e o cuidado mútuo serviram de adubo para o desenvolvimento e o crescimento dos nossos pacientes.