Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Brumado

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

O MATRICIAMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE BUCAL/BRUMADO-BA: O FEITO É MELHOR QUE O PERFEITO?

Apresentação/Introdução:

Com o surgimento da pandemia COVID 19, o mundo se viu diante de um vírus respiratório novo, capaz de provocar quadros clínicos com impactos que vão além dos danos ao sistema respiratório. A sociedade lidou com fechamentos de fronteira, confinamentos, restrição à circulação e paralisação de serviços. Entre os trabalhos que mais se expõem a principal rota de transmissão do vírus, os aerossóis, estavam as atividades odontológicas. Nessa conjuntura de incertezas e vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais, houve reflexões do processo de trabalho e surgimento de novas práticas de saúde para a restruturação do cuidado entre o Centro de Especialidades Odontológicas-CEO, Atenção Básica-AB e rede de serviços de saúde, além da busca por parcerias com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e Conselhos Municipais. A prática sanitária, com ênfase em procedimentos especializados, era o Modelo dominante presente anteriormente ao ano 2020 no CEO e AB de Brumado. Nesse sentido, houve a necessidade de fortalecimento do apoio matricial entre o CEO, AB e Redes de Serviços da saúde de forma que as relações se tornassem transversais, ou seja, que houvesse articulação e compartilhamento de saberes e práticas entre equipes, contextualização das causas do adoecimento, integralidade, trabalho em rede, afim de que ocorra mudanças na forma de pensar e agir dos atores envolvidos com o intuito de qualificar os serviços odontológicos presentes no município de Brumado BA.

Objetivos

Restruturar e fortalecer o cuidado, através do apoio matricial, entre o Centro de Especialidades-CEO, Atenção Primária (Básica) e Redes de Saúde, além de buscar parcerias com as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Conselhos Municipais de forma que as relações se tornem transversais, ou seja, que haja articulação e compartilhamento de saberes e práticas entre equipes, contextualização das causas do adoecimento, integralidade, trabalho em rede, afim de que ocorram mudanças na forma de pensar e agir dos atores envolvidos com o intuito de qualificar os serviços em prol da população do município de Brumado BA.

Metodologia

Este é um relato de experiência que descreve a vivência das ações de apoio matricial entre CEO, AB e Redes de Serviços do município, após reflexões desencadeadas com o surgimento da pandemia COVID 19 no mundo. A organização do apoio matricial ocorre através de planejamentos durante reuniões presenciais ou através de aplicativos. Os encontros são realizados a cada dois meses com os cirurgiões dentistas da Atenção Primária. Semanalmente, com coordenadores de unidades de saúde e gestão, para discussão de problemas da rede de saúde. Encontros com as Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Conselhos são organizados sempre que há demandas. É a partir das reuniões de matriciamento que são definidas as atividades e escolhidas as ferramentas para cada caso, tais como: atendimento individual ou familiar, compartilhado, realizado conjuntamente por pelo menos um profissional do CEO e um profissional da AB atividade em grupo na Unidade Primária de Saúde ou em outros espaços do território, como associações de moradores discussão de temas relacionados ao cuidado e/ou organização do processo de trabalho em Saúde, em que os saberes específicos dos profissionais podem contribuir para a ampliação da capacidade de atuação das equipes de ações compartilhadas no território discussões de casos clínicos com as equipes, buscando qualificar essa ação para além do repasse de casos educação permanente e/ou continuada e elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares.

Resultados

O Centro de Especialidades Odontológicas de Brumado, tipo 2, e que oferta os seguintes serviços: radiologia, bucomaxilofacial, periodontia, pacientes com necessidades especiais, odontopediatria, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, prótese e diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca é o principal equipamento de referência do cuidado em saúde bucal especializado do município. Assim, Considerando as experiências vividas pelos profissionais das 21 equipes de saúde da família, CEO, e profissionais da rede de serviços de saúde, além da parceria com outros segmentos, tais como Secretarias da Educação e Desenvolvimento Social e Conselhos podemos identificar e analisar que o apoio matricial em saúde bucal contribui para melhorar a integração entre as equipes, trazendo melhor resolutividade, ampliação das possibilidades de procedimentos dos dentistas da AB, principal porta de entrada do SUS, uso mais racional do serviço e menores encaminhamentos fora dos protocolos clínicos. As reuniões são realizadas em espaços apropriados e protegidos, livre de julgamentos e opiniões de terceiros para que haja uma maior exposição de dúvidas, acolhimento e criação de estratégias conjuntas. não quer dizer que é feito apenas entre os dentistas, mas a partir destes. dentre os nós críticos que ainda precisam ser desfeitos, pode-se destacar a necessidade de melhor aceitação deste modelo por alguns profissionais e uso mais frequente desta estratégia.

Conclusoes

O presente trabalho contribui, através de ações estratégicas, tais como atendimento compartilhado, visita domiciliar, projeto singular terapêutico, educação permanente, discussão de casos clínicos, atividade coletiva, para orientação dos processos de trabalhos dos profissionais e rede de serviços, bem como ajuda a compreender o território e a dinâmica que nele se estabelece. Nesse sentido, todos os profissionais envolvidos têm melhores condições de entender algumas escolhas que, circunstancialmente, as pessoas fazem, em função do acesso que têm a determinada estrutura social. Mas, ainda, nós crítico precisam ser desfeitos, tal como: necessidade de melhor aceitação deste modelo. A novidade do matriciamento, ainda não está totalmente assimilada, o que dificulta a utilização desta ferramenta de trabalho.. Em suma, é necessária a busca por mudanças, mesmo não sendo perfeitas, nos processos de trabalhos, na assistência aos usuários e na gestão dos recursos com vistas a contribuir com a formação de profissionais, construção do perfil participativo dos indivíduos e na defesa do Sistema Único de Saúde. Enfim, deve haver empenho de todos os atores envolvidos para que a saúde venha a incorporar efetivamente os princípios do SUS.

Banner