Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 4 - Águas Quentes

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Anguera

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

FISIOTERAPEUTA NAS USF: APERFEIÇOANDO A RESOLUTIVIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO TERRITÓRIO.

Apresentação/Introdução:

Por se a atenção primária o primeiro nível de atenção á saúde, que compreende a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Os profissionais da saúde devem atuar na prevenção de doenças e maus hábitos que possam prejudicar a saúde dos indivíduos, na medida em que há um vasto campo de atuação em Saúde Pública para a promoção de saúde e melhora na qualidade de vida da comunidade, inibindo o surgimento e desenvolvimento de doenças que podem ser evitáveis. Considerando o cuidado á população exposta á riscos devido a diversos fatores como os de natureza comportamental, educacional, social, econômica, biológica, físico-química, dentre outros. O Município de Anguera no ano de 2022 estabeleceu o profissional fisioterapeuta como integrante das equipes das Unidades de Saúde da Família sendo fundamental para a atenção integral da comunidade e da família, mediante o desenvolvimento de atividades e métodos focados na prevenção, promoção, reabilitação, manutenção a saúde da população aprimorando o cuidado no território.

Objetivos

OBJETIVOS: Fortalecer o cuidado integral no território com a atuação do profissional fisioterapeuta na promoção à saúde da família. Objetivos específicos: Atuar no controle de risco nas comunidades, com ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde. Ampliar acesso para atendimento de fisioterapia no município Desenvolver atividades de saúde do trabalhador, promovendo, desta forma, a inserção deste segmento populacional na rede básica.

Metodologia

No município de Anguera existia um alta procura pelo serviço de fisioterapia, por diversos fatores como: reabilitação clínica/pós-cirúrgica e patologias diversas. Por conta da alta demanda viu-se a necessidade da implantação do serviço nas unidades de saúde da família. Organizamos nas unidades consultórios de fisioterapia com aquisição de equipamentos e materiais necessários. Com a chegada do Fisioterapeuta nas Unidades de Saúde da Família e com o conhecimento do território foi-se incorporando atividades com ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde, numa perspectiva interdisciplinar. Formação de grupos de gestantes, grupos de postura, grupos de mãe de crianças com infecção respiratória aguda , grupo de idosos, atendimento individual, estimulação necessária em crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, PSE, reeducação postural global, orientação de cuidadores dentro do ambiente familiar, vigilância saúde do trabalhador, diabéticos e hipertensos, pacientes acamados e usuários de prótese e órtese.

Resultados

A fortalecimento da Atenção primária com a ampliação de profissionais nas Unidade de Saúde da Família, trouxe organização na rede de atenção à saúde garantindo cuidado integral no território, integralidade na assistência, mais uma ação de forma a garantir o cuidado integral nas comunidades, com ações de saúde do trabalhador, cuidado com os trabalhadores dentro das próprias unidades, facilidade de acesso para reabilitação. Tivemos como retorno da comunidade motivação e adesão ao cuidado. O avanço no cuidado integral, as consultas e sessões realizadas nas Unidades, o serviço também é realizado nas áreas onde contam com Unidades Satélites, além dos atendimentos domiciliares a pacientes acamados e/ou com dificuldade de locomoção.

Conclusoes

A integração do profissional fisioterapeuta na unidade de saúde da família, fortaleceu o cuidado no território, alcançando o objetivo de desenvolver uma atenção integral com impacto na saúde da coletividade aperfeiçoar a capacidade resolutiva dos profissionais, em especial daqueles que integram as equipes de saúde da família, as quais configuram a estratégia prioritária do processo de transformação do modelo de atenção à saúde.