Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 15 - Mascarado

Modalidade

1

Temática

Estado

Bahia

Cidade

Amargosa

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

REABILITAR: OFICINAS DE GERAÇÃO DE RENDA E GARANTIA DA INCLUSÃO SOCIAL.

Apresentação/Introdução:

Historicamente a loucura era tratada como fator ligado a questões religiosas ou de ordem moral. As pessoas acometidas por algum transtorno mental eram submetidas a tratamentos degradantes, excluídas da sociedade e sem utilidade para o modelo de sociedade capitalista que pautava o tratamento dos “loucos” com práticas disciplinadoras em um modelo asilar e de medicalização social. O movimento da Reforma Psiquiátrica foi um movimento importante e transformador para as intervenções na atenção à saúde mental, pois substituiu os manicômios por serviços com uma nova proposta, sendo um deles o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS que possui uma proposta de cuidado a saúde mental baseado em atividades terapêuticas, autonomia, liberdade, garantia de direitos e acompanhamento com equipe multiprofissional. O local de realização do referido projeto é o CAPS Pássaro Livre, localizado no município Amargosa-Ba. O mesmo é composto por uma equipe multiprofissional (psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro, farmacêutico, técnicas de enfermagem, artesãos, assistente administrativo, cozinheira, auxiliar de serviços gerais e vigilante) e realiza um acompanhamento de 75 usuários na modalidade intensiva, semi intensiva e não intensiva. São desenvolvidas atividades terapêuticas no intuito de garantir os direitos essenciais: autonomia, renda, resgate ao respeito a individualidade, reinserção social, convívio comunitário e familiar.

Objetivos

Objetivo Geral: Transformar a experiência dos usuários de produção artesanal em renda e lazer. Objetivos Específicos: • Produzir artesanatos como atividade terapêutica dos usuários do CAPS Pássaro Livre • Levantar fundos que são revertidos em renda para os usuários, além de atividades terapêuticas e de lazer • Inserir os usuários em participação de feiras e eventos • Desenvolver habilidades psicomotoras • Reintegrar o indivíduo • Ressocializar.

Metodologia

O CAPS Pássaro Livre oferece diversas atividades terapêuticas que são aderidas pelos usuários de acordo com seu interesse, conforme o Plano Terapêutico Singular – PTS de cada um. Como uma das propostas inovadoras e que temos conseguido alcançar resultados positivos está a confecção dos artesanatos pelos usuários do serviço e a comercialização dos mesmos através da exposição na unidade de saúde, feiras e na Vila Junina no São João do município de Amargosa, que é uma festa reconhecida nacionalmente e com grande circulação de pessoas, uma vez que recebe turistas de todo o Brasil. Através do momento das atividades terapêuticas identificamos os usuários que possuem alguma habilidade com artesanatos, nas rodas de conversas fazemos o levantamento nos materiais que precisam ser adquiridos para a confecção dos produtos, nos encontros seguintes é designado um momento para a produção. Dentre os artesanatos produzidos, os que se destacam são: sousplat de crochê, miaeiro de porquinho, toalhas de prato bordadas, pulseiras de macramê e miçangas, cordinha para celular, tapete e colcha de retalhos, tapete de crochê, bolsas de crochê, lápis decorado, flores de papel e emborrachado. O que trazemos como diferencial é que o valor arrecadado com os materiais produzidos pelos próprios usuários é revertido em renda, atividades de lazer como cinema, praia, resort, circo, sítios, visitas a pontos turísticos da cidade.

Resultados

Observamos que diante do projeto desenvolvido, utilizamos a arte como estratégia de cuidado. Assim, notamos maior desenvoltura por parte dos usuários do serviço de saúde mental, bem como melhoria no trato com o outro, na capacidade intelectual, diminuição de crises psicóticas e redução do uso medicamentoso e internamentos, melhora no convívio familiar e social. Obtem-se como resultado desse projeto a complementação da renda dos produtores de artesanatos, pois os mesmos são vendidos e distribuídos 50% do valor bruto para o produtor e 50% para despesas com material e investimentos em lazer. As devolutivas dos usuários em relação às experiências vivenciadas são sempre positivas. Destacamos que no que se refere às vivências de lazer e visitas a espaços públicos, muitos deles só conseguiram acessar tais lugares através deste projeto. Esta iniciativa surge no intuito de transformar os usuários em agentes produtivos, assim garantindo o acesso a espaços que lhe é de direito e que por vezes são negados.

Conclusoes

A experiência artística potencializa a criatividade, uma vez que a arte é individual: cada um enxerga do seu jeito, jeito este de pensar, de agir, de como ver o mundo ao seu redor e a conscientização da importância da população valorizar a produção artística dos usuários Compreendemos a arte como forma de liberdade e realização, sendo esta inerente ao ser humano e oferece a possibilidade de reinvenção de sua existência e é potencializadora de singularidades. Vale ressaltar que a auto estima e regulação emocional dos usuários são influenciadas com o retorno da produção tanto com o repasse financeiro quanto com as atividades de lazer extra CAPS. Desse modo, destacamos que proporcionar vivências de inserção social em lugares não acessados por eles contribuiu significativamente no seu processo terapêutico. E essa ação tem a intenção de melhorar a convivência, a integração social e familiar, interferindo assim na qualidade de vida dos sujeitos.

Banner