Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

Icatu

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CAPS ITINERANTE COM FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA SEDE E POVOADOS DO MUNICÍPIO DE ICATU

Apresentação/Introdução:

APRESENTAÇÃO O CAPS I Severiano Lima, localizado no município de Icatu - MA possui uma equipe composta por coordenador, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeira e médico psiquiatra. Este incluiu em suas atividades o CAPS Itinerante, projeto que surgiu da necessidade identificada pelos profissionais desta unidade de saúde diante da evasão de usuários em sofrimento psíquico e uso problemático de drogas, causada pela dificuldade no acesso aos serviços devido às condições relacionadas ao seu deslocamento da zona rural para a sede municipal, bem como, da dificuldade das Unidades Básicas de Saúde em determinar quais práticas e recursos podem ser utilizado para cuidar desses usuários. Iniciado em 2021, período da pandemia de COVID-19, momento em que muitos estavam fragilizados pela situação, o projeto tem seu diferencial na saída da equipe multidisciplinar da sede, levando suas ações até a localidade do usuário, principalmente onde há maior dificuldade de mobilidade, aproximando a comunidade, no desenvolvimento de palestras e oficinas, voltadas à temática de saúde mental.

Objetivos

O principal objetivo desse projeto é a aproximação do Centro de Atenção Psicossocial com a comunidade, resgatando usuários que se evadem dos serviços em decorrência de mobilidade e visando a desmistificação dos preconceitos em relação ao adoecimento emocional e mental do meio ao qual estes convivem, garantindo o acesso a promoção do cuidado e cidadania de jovens e adultos, em situação de sofrimento psíquico e/ou que fazem uso problemático de álcool e outras drogas. Além do objetivo principal, o projeto visa também: Realizar atendimentos em saúde mental, promovendo ações de cuidados e respeito aos usuários e familiares Levar conhecimento às comunidades urbanas e rurais do município de Icatu/MA sobre saúde mental Diminuir o número de internações, levando intervenções preventivas e curativas às comunidades.

Metodologia

O primeiro passo para a implementação do projeto foi a sensibilização de todos os profissionais da rede para o problema identificado e logo após realizou-se um mapeamento dos usuários dos serviços de saúde mental do território, seguido da criação de um plano de trabalho. O projeto acontece semanalmente, em localidade definida previamente, conforme necessidade identificada. Os atendimentos iniciam com o deslocamento de todos os profissionais do CAPS I Severiano Lima para a zona rural escolhida para o desenvolvimento das atividades planejadas, utilizando tecnologias leves, onerando o mínimo possível a comunidade e facilitando o entrosamento entre as equipes de saúde e os usuários. A metodologia consiste em atendimentos com escutas qualificadas e demais procedimentos, que seguem: Palestras e oficinas com o uso de exposição oral em escolas, unidades básicas de saúde, igrejas e associações Triagens e encaminhamentos dos usuários para continuação do tratamento no CAPS Rodas de conversas com temas relacionados a prevenções e orientações sobre sofrimentos e transtornos mentais Visitas domiciliares aos pacientes em sofrimentos e adoecimentos psíquicos com limitações físicas, ou fobias, onde é usada a escuta qualificada e realizados os encaminhamentos necessários.

Resultados

RESULTADOS Os resultados da estratégia de atenção itinerante tornaram-se referência para a saúde mental do município de Icatu-MA e região. Como fruto da referida intervenção, houve uma redução significativa na transferência de pacientes em crise para hospitais especializados. Além disso, a população tem buscado atendimento com mais tranquilidade, demonstrando que o trabalho de desconstrução do estigma tem surtido efeito, tendo um retorno importante dos usuários que havia evadido do tratamento. Outro aspecto importante foi a maior possibilidade do alcance de usuários potenciais, sendo, pessoas em situação de sofrimento psíquico e que fazem uso problemático de álcool e outras drogas. Além dos benefícios acima citados, o projeto CAPS Itinerante tem importância social porque tem contribuído para mudanças na gestão dos serviços de saúde do município, por meio de um atendimento de qualidade, resolutivo e preocupado com as necessidades da população e também contribui para a continuidade e qualidade das atividades de educação, necessidade que exige atenção e resulta em ganhos para comunidade, cuidadores e usuários.

Conclusoes

A implantação do CAPS Itinerante no município de Icatu - MA é possibilitou a promoção de uma forma de atenção contextualizada, vinculada à realidade de vida dos usuários, garantindo seu pertencimento. A implantação do CAPS Itinerante no município de Icatu - MA é possibilitou a promoção de uma forma de atenção contextualizada, vinculada à realidade de vida dos usuários, garantindo seu pertencimento. Como é realizado através de deslocamentos até espaços públicos e familiares, onde é possível atuar ofertando a escuta e acompanhamento terapêutico, assim como outras práticas, oferecem condições de cuidado que podem ser melhor suportadas por pacientes que muitas vezes são avessos às formas tradicionais de atenção em saúde mental. O CAPS Itinerante também permitiu à equipe mais condições de reinventar o trabalho, ou seja, de pensar e organizar os processos que o envolvem desenhando alternativas de cuidado e maior grau de autonomia quando há uma aproximação com as comunidades mais distantes.

Banner