Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

São Luís

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

MONITORA APS: FERRAMENTA DE MONITORAMENTO MENSAL DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL EM SÃO LUÍS-MA.

Apresentação/Introdução:

O Programa Previne Brasil (PPB), instituído pela Portaria nº 2.979 de 12/11/2019, estabeleceu o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No PPB o pagamento por desempenho é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios, sendo que, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP). O monitoramento dos sete indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) ocorre quadrimestralmente para definição do repasse mensal, conforme as metas alcançadas pelas equipes, por meio da alimentação do sistema de informação vigente, o e-SUS APS. O e-SUS APS visa aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção à saúde por meio do uso das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), aspectos fundamentais na avaliação dos indicadores de saúde. Nesse cenário, o acompanhamento dos indicadores de desempenho do PPB torna-se um grande desafio, sendo o monitoramento mensal algo desejado. Assim, a Superintendência de Ações em Saúde de São Luís, responsável pela APS, a partir de 2021, buscou estratégias de monitoramento mensal dos indicadores, objetivando evidenciar as fragilidades no alcance dos mesmos em cada uma das equipes de ESF, para uma tomada de decisão e planejamento em tempo oportuno das ações necessárias para superar as dificuldades.

Objetivos

OBJETIVO GERAL Descrever a experiência de implantação de ferramenta de avaliação e monitoramento mensal dos indicadores de desempenho do PPB nas equipes de ESF do município de São Luís-Ma. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar os profissionais das equipes de ESF sobre o PPB e os indicadores de desempenho Estabelecer rotina de avaliação e envio dos indicadores pelas equipes de ESF por meio de ferramenta de monitoramento mensal Analisar as informações enviadas para realização de plano de ação conforme as fragilidades no alcance das metas por indicador Validar as informações enviadas com o monitoramento quadrimestral do MS.

Metodologia

Os serviços da APS em São Luís são ofertados a partir de 170 eSF (Equipe de Saúde da Família), 60 eSB (Equipe de Saúde Bucal) e 02 eCnR (Equipe de consultório na rua), distribuídos em 58 UBS, configurando uma cobertura de 53,8% (EGESTOR, Fevereiro/2023). Para o acompanhamento mensal das equipes, foi desenvolvida uma ferramenta intitulada Monitora APS, que disponibiliza os percentuais mensais alcançados nos 7 (sete) indicadores de desempenho, os quais são calculados automaticamente, por meio das fórmulas de cálculos disponibilizas nas notas técnicas instrutivas do MS, a partir dos dados recebidos em formulário pré-estruturado, enviado pelos profissionais das eSF, contendo valores dos numeradores e denominadores de cada indicador, obtidos através do módulo acompanhamento de condições de saúde e relatórios de produção do e-SUS APS. Os percentuais de cada indicador são apresentados em uma coloração semafórica, nas cores vermelho, amarela, verde e azul, que representam respectivamente os parâmetros críticos, insatisfatórios, satisfatórios e muito satisfatórios, conforme metas do MS. 1. Construção da ferramenta, janeiro a abril de 2022 2. Oficinas com os profissionais das equipes, abril de 2022 3. Alimentação da planilha pelas equipes, a partir de maio de 2022 4. Validação da ferramenta a partir dos resultados do 2ºQD de 2022

Resultados

O recebimento dos dados teve início no 2ºQD/2022, após oficinas realizadas com os profissionais das eSF, para instrução do preenchimento do formulário. Porém, observou-se a ausência do envio das informações por algumas equipes, além da avalição dos dados recebidos, com a identificação de informações inconsistentes, dessa forma, intensificou-se o processo de qualificação do preenchimento, fomentando junto aos profissionais a importância da adesão à ferramenta, evidenciando a relevância da mesma para melhorias nos processos de trabalho relacionado ao alcance dos indicadores. Após a disponibilidade dos resultados dos indicadores do 2ºQD/2022 pelo MS, foi realizada a validação da ferramenta, comparando-se os resultados, onde foi possível avaliar a qualidade da ferramenta, levantar problemas, ajustar o preenchimento nas equipes com maior disparidade numérica, para aumentar a confiabilidade dos resultados no quadrimestre seguinte. Apesar da identificação de inconstâncias nos elementos, foi possível alcançar resultados norteadores para tomada de decisões, direcionando assertivamente para os indicadores mais insatisfatórios e para as equipes com maiores necessidades de intervenções. A partir da divulgação dos resultados do 3ºQD/2022, identificou-se números mais assertivos e aproximados, além da evolução satisfatória dos resultados dos indicadores, com aumento do ISF de 44,30 no 3ºQD/2021 para 60,50% no 3ºQD/2022, certificando a efetividades da ferramenta para apoio à gestão.

Conclusoes

Desde a implantação do novo modelo de financiamento de custeio da APS, gestores municipais têm desenvolvido ferramentas para acompanhamento, monitoramento e avaliação das atividades de suas equipes em relação ao alcance dos indicadores do Previne Brasil. A ferramenta aqui apresentada, possibilitou uma apropriação dos conteúdos das diretrizes propostas pelo MS, remodelação do processo de trabalho dentro das equipes de eSF, contribuiu para a identificação das fragilidades, como também, norteou o planejamento das ações necessárias para superar os obstáculos. Com isso, apresenta potencial de utilização por outros municípios, mostrando-se efetiva na qualificação do processo de trabalho das equipes e auxiliando no alcance dos indicadores.

Banner