Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 16 - Casarão

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Pelotas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE NO SEU BAIRRO

Apresentação/Introdução:

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de transmissão aérea causada pelo Mycobacterium tuberculosis, e mesmo após os avanços da medicina, permanece sendo um desafio à saúde pública mundial. Neste contexto, o Brasil é um dos países com alta carga dessa doença e enfrenta dificuldades para controlar tal agravo, cujo pessoas em situação de vulnerabilidade apresentam maior risco de adoecimento, onde a intersecção de aspectos associados à vulnerabilização-incluindo questões de etnia/raça/cor, gênero e orientação sexual- agrava barreiras de acesso aos cuidados em saúde impostos a estas pessoas. Neste sentido, visando a aproximação com a referida população vulnerável, que muitas vezes não acessa os serviços de saúde seja por barreiras de ordem social e econômica, seja por falta de informação, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) do município de Pelotas/RS, desde março de 2022, optou por promover ações extra muros visando a aproximação da equipe com populações de periferia, visando a realização de ações de educação em saúde na comunidade, com distribuição de materiais informativos, atreladas a busca de sintomáticos respiratórios, com coleta de escarro em tempo oportuno.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo geral descrever ações extra muros realizadas pelo Programa Municipal de Controle na Tuberculose do município de Pelotas/RS, na busca de sintomáticos respiratórios, e coleta de escarro em tempo oportuno.

Metodologia

O dia 24 de março é considerado o dia mundial da Tuberculose, sendo celebrado para aumentar a conscientização sobre as consequências da doença, neste ínterim optou-se por iniciar as atividades aqui relatadas no mês de março de 2022, as quais seguem ocorrendo regularmente até os dias atuais. Primeiramente, a equipe do PMCT, a qual é composta por duas médicas, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma assistente social e um auxiliar administrativo, elencou os bairros da cidade com maior incidência de tuberculose, e de posse de tais dados elegeu-se pontos estratégicos dos referidos bairros para as ações de rua. Nas ações a equipe distribui materiais informativos à comunidade a respeito dos sinais e sintomas da tuberculose, orienta sobre medidas de prevenção, e faz busca de possíveis sintomáticos respiratórios, realizando a coleta de escarro no próprio local. De posse do material coletado, a equipe encaminha a amostra para o laboratório municipal, a qual faz o Teste Rápido Molecular, com resultado do exame sendo disponibilizado no mesmo dia da ação. Por fim, a equipe faz contato telefônico com o usuário para dar o resultado do exame, e providenciar os encaminhamentos necessários, seja para Unidade Básica de Saúde em caso de negativo, seja para o PMCT em caso de positivo. Cabe salientar, que as ações são realizadas com baixo custo financeiro, pois para tal são utilizados apenas gazebo, mesas, cadeiras, folders para distribuição,e material de coleta e armazenamento da amostra.

Resultados

O controle da tuberculose requer ações sistematizadas capaz de garantir o diagnóstico precoce. O Ministério da Saúde estima que 1% da população seja composta por sintomáticos respiratórios (SR), definidos como indivíduos que apresentam tosse por três ou mais semanas. A busca de sintomático respiratório deve ser uma atitude incorporada à rotina dos serviços de saúde, já que a detecção precoce dos casos de tuberculose é uma das prioridades contempladas no Programa Nacional de Controle da Tuberculose. À vista disso, percebe-se a importância de promover ações que identifiquem possíveis sintomáticos respiratórios. A realização das ações extramuros realizadas pela equipe do PCMT de Pelotas/RS já possibilitou a distribuição de aproximadamente 400 folder’s informativos, sendo este processo de extrema relevância, pois infelizmente a tuberculose ainda é uma doença estigmatizada, vista pela sociedade de forma preconceituosa e excludente, neste sentido toda informação é essencial, com vistas à construção de conhecimento no senso comum que confirme que existe cura e tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Além disso se realizou um total de 42 coletas de escarro de usuários apresentando tosse há mais de três semanas, com a realização de Teste Rápido Molecular/ GeneXpert (TRM-TB) em tempo oportuno. Por ser um município de alta carga, Pelotas possui a máquina GeneXpert como prioridade no diagnóstico do referido agravo, reduzindo o tempo entre coleta e resultado.

Conclusoes

O presente trabalho possibilitou descrever ações extra muros realizadas pelo PMCT do município de Pelotas/RS, na busca de sintomáticos respiratórios, e coleta de escarro em tempo oportuno. Tais ações se justificam, e se mostram de extrema relevância na vertente de quebrar o paradigma da tuberculose enquanto doença com desfecho trágico, onde percebe-se estigmas e preconceitos permeando discursos ligados à tal agravo. Neste sentido, a educação em saúde atrelada a busca ativa de sintomáticos respiratórios se mostram como ferramentas de prevenção e detecção relevantes na busca pelo controle e eliminação da tuberculose no Brasil.

Banner