Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Porto Alegre

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

A HISTÓRIA DE UMA ARTESA

Apresentação/Introdução:

Dona Ana é uma mulher negra de 68 anos que mora no bairro Loteamento Mario Quintana que fica localizado a uma quadra da arena do Grêmio, local esse marcado pela vulnerabilidade social, o que torna as barreiras de acesso muito maiores para as pessoas que morram lá,com dificuldades financeiras Dona Ana faz alguns artesanatos para complementar a renda familiar. Em 2016 ao descer do Ônibus ela teve uma queda e dois dentes anteriores que estavam com mobilidade pela doença periodontal caíram, ela se sentiu envergonhada e assustada. Decidiu levar consigo os dentes , ao chegar em casa ficou alguns dias pensando no que faria, sem condições financeiras naquele momento para pagar por uma prótese dentaria, como boa artesa que é ela teve a ideia e tentou colar os dentes que haviam caído mas em virtude do comprimento da coroa mais raiz a colagem não ficava, foi ai que ela teve a ideia de lixar o ápice radicular em uma pedra que usava para afiar as facas de casa , após isso ela então consegui-o colar com bonder. Mas o tempo foi passando e a cola descolando, cada vez que colava o acumulo de cola aumentava dificultando assim a adaptação ate que começou a machucar o lábio, e Dona Ana acabou por fim deixando para colar apenas quando ia sair de casa Quando a Dona Ana nos procurou pela primeira vez em 2022 ela chegou até nos com quadro de doença periodontal avançado, ausência de alguns elementos dentários inclusive os dentes 41,31.

Objetivos

A rede de saúde publica de Porto Alegre oferta prótese dentaria no nível secundário da rede ( CEO) mas devido a alta demanda e baixa oferta isso resulta em uma fila de espera em media de 2 a 3 anos dependendo da prioridade do caso. Diante disso sentimos a necessidade de poder ofertar a paciente algum tipo reabilitação mesmo que provisoria para fazer ela se sentir melhor mais motivada para seguir o tratamento e ate mesmo melhorar a sua auto estima enquanto aguardava pela reabilitação via rede de saúde bucal.

Metodologia

Diante da necessidade de criar alguma reabilitação dentaria, mesmo que provisoria, e sem materiais para tal ficamos em um empasse do que seria feito. Foi então que uma aluna ( estagiaria na US) me trouxe dois artigos que mostravam a possibilidade de realizar uma reabilitação provisória usando o elemento dentário perdido do próprio paciente técnica essa já usada pela nossa artesa, que nos aprimoramos .Iniciamos o caso removendo a cola que ela usava para fixar, polimos os elementos dentários e seccionamos entre o terço cervical e médio de suas raízes. Os elementos dentários foram fixados a um fio ortodôntico por resina composta nos elementos pilares restante em boca, a oclusão do paciente foi ajustada.

Resultados

Na consulta seguinte Dona Ana retornou a serviço usando um batom e contando que no final de semana ficou tão animada que foi visitar a irmã que não via há algum tempo .... Ela se mantém na fila de espera da prótese parcial removível ofertada pela rede saúde, no entanto a reabilitação provisoria se mantém em boca, devolvendo estética a paciente.

Conclusoes

Seguir cuidando da Dona Ana ao longo desses meses e ver a diferença que uma reabilitação mesmo que provisoria e feita a partir de materiais simples os quais que temos na APS e com uma técnica de fácil execução podem fazer toda a diferença na vida de alguém . Depois de ver na pratica a funcionalidade e os benefícios da técnica seguimos usando em outros pacientes

Banner