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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Porto Alegre

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

FORMASUS: SISTEMA DE GESTÃO, FORMALIZAÇÃO E REGISTRO DE ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS NO SUS

Apresentação/Introdução:

Inserida no âmbito da Política Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e considerando o papel do SUS no ordenamento e qualificação da formação de recursos humanos para a saúde (Constituição Federal e Leis Federais 8080/90 e 8142/90), a partir de 2011, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS-POA) passou a investir mais decididamente na qualificação das ações de ensino nos cenários de prática e na sua formalização através de dispositivos administrativos, de maneira que estes dispositivos não ficassem reduzidos a uma função burocrática, mas pudessem refletir um contrato pedagógico e garantir a corresponsabilidade entre as Instituições Formadoras (IF) e os serviços de saúde. O FormaSUS – Aprendendo e Ensino no SUS, experiência ora apresentada, consiste na evolução da forma de encaminhar as solicitações de estágio, através do Plano de Atividade e Termo de Compromisso (PA/TC). Implantado em 2020, trata-se de um sistema informatizado na web para gerenciamento, autorização e registro das atividades de ensino nos cenários de prática. Anualmente, o FormaSUS opera a gestão de cerca 6 mil atividades curriculares obrigatórias de alunos dos níveis técnico, graduação, residência e pós-graduação, nos diversos cenários da Secretaria. Por meio deste Sistema são pactuadas as atividades e formalizado o PA/TC dos envolvidos: aluno(a), supervisor(a) de campo, supervisor(a) acadêmico(a) e representantes das IFs e da SMS-POA.

Objetivos

Geral: Aperfeiçoar e qualificar os procedimentos para inserção das atividades curriculares obrigatórias nos cenários de prática da SMS-POA e para a sua gestão e formalização (autorização, celebração de termo de compromisso e registro). Específicos: - construir conjuntamente (professor da IF e profissional da SMS-POA) o projeto pedagógico de inserção da IF no cenário de prática de maneira que o PA/TC reflita efetivamente um contrato pedagógico - buscar a corresponsabilidade entre as IFs e os serviços de saúde pelas ações assistenciais e de ensino em serviço - propiciar a melhoria da gestão e do monitoramento das ações de ensino em serviço pelos diferentes níveis de gestão com a extração de relatórios - automatizar os procedimentos para a autorização, formalização e registro das atividades curriculares obrigatórias - simplificar, agilizar e facilitar o fluxo com a adoção de assinatura eletrônica via web nas solicitações e autorização das atividades de ensino nos serviços (PA/TC).

Metodologia

O FormaSUS é a terceira versão do fluxo para gestão das atividades curriculares. A primeira consistiu em um formulário Word (PA/TC), que a IF preenchia, imprimia, coletava as assinaturas e entregava para a SMS avaliar e autorizar. Na segunda, evoluiu para o formulário on-line FormSUS (DATASUS), qualificando o monitoramento das solicitações e o “banco de dados”. Mas o formulário precisava ser impresso e as assinaturas coletadas no papel, demandando deslocamentos pelos diversos serviços. O Sistema atual (FormaSUS) é composto por três módulos. O Módulo A é utilizado por alunos, professores e supervisores de campo. Após a pactuação entre o aluno, o professor e profissional da SMS, nele são digitados e assinados os PA/TCs por esses usuários, de acordo com os convites enviados automaticamente, na sequência pré-definida pela SMS com as IFs. O Módulo B, utilizado pelas IFs, permite o cadastro de cursos e suas coordenações e o monitoramento de todos PA/TCs. O Módulo C é utilizado pela gestão da SMS, para a autorização final das atividades e monitoramento dos PA/TC. A identificação do usuário no Sistema é feita pelo CPF e a segurança é garantida pelo cadastramento, pela SMS, dos administradores dos Módulos B e C, que são os representantes institucionais que assinam os PA/TCs. Os usuários podem acompanhar em tempo real a tramitação das suas solicitações. A comunicação do Sistema com os usuários, com aviso para a revisão, aceite, recusa e a autorização se dá por mensagens automáticas.

Resultados

A automatização, via web, dos procedimentos para encaminhamento das solicitações, autorização, formalização e registro das atividades curriculares obrigatórias pela implantação do FormaSUS propiciou: 1. a facilitação e agilização dos encaminhamentos para alunos, professores, supervisores de campo e gestores das IFs e da SMS, especialmente pela obtenção das assinaturas digitais nos PAs/TCs 2. maior adesão de todos envolvidos à formalização das atividades curriculares nos serviços pelo PA/TC, pela facilidade proporcionada pelo Sistema 3. maior comprometimento na construção conjunta (IFs e profissionais da SMS) do projeto pedagógico de inserção dos alunos no cenário de prática 4. aumento da corresponsabilidade entre as IFs e os serviços de saúde pelas ações assistenciais e de ensino nos serviço 5. melhoria da gestão das ações de ensino nos serviços pelos diferentes níveis de gestão da SMS e das IFs, pela possibilidade de acompanhamento das solicitações em tempo real 6. aperfeiçoamento do monitoramento, pelas IFs e pela SMS, das atividades de passadas e em andamento, pela geração de banco de dados e emissão de relatórios, o que permite acompanhamento da distribuição de alunos que passam nos diferentes serviços e níveis de atenção da Secretaria, de quais IFs, de quais cursos e níveis de formação 7. qualificação da Política de Integração Ensino, Serviço e Comunidade, especialmente, a orientação da Formação Profissional em Saúde considerando as necessidades do SUS.

Conclusoes

Esta experiência é parte do esforço da SMS-POA na construção de uma Política Municipal de Integração Ensino e Serviço. Este investimento só foi exitoso porque além de contar com o comprometimento das coordenações da SMS, também contou com o protagonismo do Controle Social e das principais IFs de Porto Alegre. O FormaSUS, como sistema para a formalização das atividades curriculares via web, se tornou possível pela intensa articulação com as IFs e pelo investimento prévio na qualificação da gestão da alocação dos alunos nos cenários de prática, iniciado com formulário impresso, passando pelo registro on-line e chegando no Sistema. Assim, o FormaSUS integra um conjunto de ações, tais como: a criação da Comissão Permanente de Ensino e Serviço a edição de normas reguladoras e orientadoras para o ensino em serviço a organização das atividades de ensino das IFs em Distritos Docentes-Assistenciais (DDA) e a estruturação das Comissões de Gestão e Acompanhamento Local nos DDAs. De forma complementar, estas ações viabilizam o comprometimento conjunto na construção do projeto pedagógico de inserção dos alunos no cenário de prática e a corresponsabilidade entre as IFs e os serviços de saúde pelas ações assistenciais e de ensino nos serviços.

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