Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 14 - Bandeira

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Santa Maria

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

DESAFIO “CAMPEÕES DO INDICADOR”: GAMIFICAÇÃO NO ALCANCE DE METAS NA PREVENÇÃO COMBINADA DO HIV/ISTS

Apresentação/Introdução:

Os testes rápidos para o HIV, Sífilis, Hepatite B/C e as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP/PEP) ao HIV são tecnologias potentes na prevenção combinada. Estão disponíveis no SUS para prevenção, diagnóstico e tratamento precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entretanto, durante a pandemia da Covid-19, o município de Santa Maria/RS apresentou diminuição no número das testagens nos serviços da Atenção Primária em Saúde (APS), totalizando apenas 8.938 testes em 2020. Nesse ano, a PEP era ofertada apenas nas Unidades de Pronto Atendimento e a PrEP passou a estar disponível em novembro de 2020. Então, a Política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, em 2021 construiu estrategicamente o Projeto “Desafio: Campeões do Indicador”. Inicialmente, objetivou-se incentivar a retomada das testagens na APS, porém com seu avanço nos testes, buscou-se ainda o alcance do indicador “Proporção de gestantes com exames para Sífilis e HIV”, sobre o critério de avaliação de desempenho do Programa Previne Brasil e ampliar a oferta de outras tecnologias de prevenção combinada. Para tornar possível o incentivo das equipes e engajá-las no alcance das metas traçadas, buscou-se apoio financeiro de uma empresa farmacêutica para proporcionar recompensas criativas na aplicação da técnica de gamificação. Essa técnica investe em elementos extraídos de jogos (pontuação, troféu e ranking) e associa-se às metas, no intuito de motivar a mudança por meio de reforçadores.

Objetivos

Aumentar a oferta dos métodos de prevenção combinada para gestantes, parceiros e população em geral, nos serviços da APS do município de Santa Maria/RS, por meio da técnica de gamificação das metas e recompensas criativas para motivação das equipes de saúde Ampliar o diagnóstico e tratamento precoces para o HIV, Sífilis, Hepatites B/C Alcançar o indicador referente à ação estratégica do pré-natal: proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV do Programa Previne Brasil conforme Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT, 2022) Aumentar o número de gestantes, parceiros e população em geral com tratamento completo para Sífilis Ampliar o rastreamento das parcerias sexuais por meio da entrega do cartão de comunicação de parcerias sexuais Possibilitar a oferta de PrEP e PEP na APS Proporcionar recompensas criativas para incentivo/motivação das equipes de saúde da APS.

Metodologia

Relato de experiência sobre o projeto “Desafio: Campeões do Indicador”, elaborado pela Política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde de Santa Maria/RS, entre março de 2021 e dezembro de 2022. Dentre os critérios para pontuação na técnica de gamificação estão: oferta de PEP (150 pontos) oferta de PrEP (150 pontos) registro no prontuário da entrega do cartão de comunicação de parcerias sexuais (100 pontos) envio do relatório mensal de insumos e testes (50 pontos) testes em gestante/ parceiros (20 pontos cada) teste na população em geral (5 pontos cada) tratamento completo da sífilis na gestante/parceiro ou população geral (20 pontos cada). O somatório dos dados por equipe, ocorreu pela análise de registros no sistema municipal informatizado MV e no relatório mensal enviado pelas Unidades à Política HIV. O suporte financeiro se deu por meio de uma empresa farmacêutica, que apoiou o município com recompensas criativas: reunião científica com coffee break, reunião científica com jantar em restaurante e certificados para os profissionais destaques nas testagens rápidas durante o ano vigente. Ao final de cada quadrimestre do ano vigente, a unidade vencedora participou de uma reunião com coffee break e, das três unidades com melhor desempenho ao longo do ano declarada “equipe campeã anual”, foi contemplada com um jantar em um restaurante do município. Os reforçadores utilizados (coffee break, jantar) foram adaptados pelo modelo do manejo de contingência.

Resultados

O projeto foi considerada destaque no Estado do RS, durante o Seminário Zero Discriminação e HIV/aids: vulnerabilidades, cuidado e os serviços na pandemia de COVID-19, organizado pela Coordenação Estadual de ISTs/aids/RS e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids em 2021. Além disso, durante os dois anos, foi possível ampliar o acesso às testagens rápidas, tornando um procedimento conhecidos como “porta aberta” em todas as unidades, independente do território de moradia dos usuários, e a liberação da prescrição do tratamento da sífilis e das profilaxias PrEP/PEP pelo médico e enfermeiro na APS, conforme normativa dos conselhos. Nas testagens, considerando 2021 foram realizados 26.296 testes, já em 2022 foram 49.769, representando um aumento de 23.473 testes. Essa crescente possibilitou 730 diagnósticos precoces: 70 para HIV, 641 sífilis, 03 hepatite B e 16 hepatite C. No Programa Previne Brasil, para o indicador com ação estratégica do pré-natal: proporção de gestantes com exames para Sífilis e HIV, cujo alcance mínimo da meta é 60%, Santa Maria ficou em 2021 com valor de 70% e 2022 com valor 82%, contribuindo para o Índice Sintético Final (ISF) de 8,11 no último ano. O ISF serve de base para a avaliação do desempenho e da qualidade dos serviços ofertados, para fins de financiamento das ações de saúde. Sobre o desempenho das 49 equipes homologadas no Previne, no terceiro quadrimestre de 2022: 40 com desempenho maior que 60% e 09 com desempenho entre 22% e 56%.

Conclusoes

O projeto “Desafio: Campeões do Indicador” com objetivo de incentivar/motivar as equipes de saúde da APS de Santa Maria/RS, por meio da técnica de gamificação e recompensas criativas, proporcionou a retomada das testagens rápidas para o HIV, Sífilis, Hepatites B/C e a oferta de outras tecnologias da prevenção combinada, mas também refletiu no alcance do indicador avaliado no Programa Previne Brasil em 2021 e 2022. Com isso, planejar metas atingíveis, proporcionando recompensas criativas que motivam as equipes de saúde dentro de sua prática diária, oferecendo feedbacks contínuos sobre seu desempenho, é possível manter o engajamento e comprometimento com os resultados almejados. Uma dificuldade encontrada foi a diminuição do estoque de testes repassados pelo Estado entre 2021 e 2022. Como potencialidades, o aumento do acesso da população aos testes rápidos, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e o aumento do número de notificações compulsórias.