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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 1 - Lago dos Tigres

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Viamão

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS NO CAPSIJ AQUARELA: UMA ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO TRATAMENTO TERAPÊUTICO.

Apresentação/Introdução:

O presente relato se trata de uma experiência que ocorreu em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) de Viamão/RS, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, com os usuários ativos do serviço, entre crianças e adolescentes. Neste período, os grupos e oficinas que já eram ofertados no CAPS se inseriram em uma programação diferenciada, para atender uma especificidade do período de férias escolares, pois com isso as crianças e adolescente acabam tendo suas rotinas alteradas, impactando, diretamente, a continuidade do seu tratamento. A implementação de oficinas terapêuticas no CAPSij é um recurso significativo de tratamento para incentivar a capacidade de integração, ressocialização e convivência em grupo. As oficinas terapêuticas são dispositivos valiosos, possibilitando a realização de diversas atividades, enfocando a subjetividade, o simbólico, as elaborações, o aprendizado, as interações, a abstração, a socialização, a criatividade e até mesmo a desconstrução do sujeito (Noronha et al., 2016). A criação de uma programação de férias foi uma ferramenta pensada com perspectiva de diminuir abandonos, estimular a adesão ao tratamento e, em segundo plano, também, incentivar o fortalecimento de vínculo entre os usuários e com os técnicos, promovendo, ainda, o pertencimento ao espaço do CAPS. No verão de 2023, realizamos a primeira edição dessa programação, como diferencial para os usuários e seus responsáveis, que têm sua rotina bastante alterada nessa época do ano.

Objetivos

Estimular a motivação, de usuários e responsáveis, para continuidade do tratamento e manutenção do vínculo ao serviço, durante o período de férias escolares, entendendo o impacto que isso tem na rotina das famílias. Ofertar estratégia terapêutica diferenciada, que despertasse interesse de participação e de frequência das crianças e adolescentes, afim de manter ou, ainda, aumentar a adesão ao tratamento. Proporcionar um espaço adequado, protegido e terapêutico para outras possibilidades de socialização, lazer e fortalecimento de vínculos com o serviço. Buscar a apropriação dos usuários e dos familiares com o ambiente do CAPS, dando novos significados e sentimento de pertencimento. Propiciar momentos de aproximação e integração dos usuários com seus familiares, auxiliando na conexão, comunicação e afeto.

Metodologia

Os grupos ofertados no CAPS, com frequência semanal, que compõem os Planos Terapêuticos Singulares (PTS) dos usuários, passaram por reformulação para período de férias de verão. Estes grupos, aos moldes de como ocorriam, foram suspensos, dando lugar à Programação de Férias: grupos de faixas etárias similares, foram unificados no mesmo turno para realização conjunta de outras atividades, que fossem de interesse dos usuários, mantendo fio condutor terapêutico e de promoção de saúde. Ofertou-se atividades como sessões de cinema no CAPS, com projetor, notebook, colchonetes, lanche especial meditação, ofertando colchonetes e música trabalhos manuais, como colagens com recortes de revistas contação de histórias, com livros, fantoches, colchonetes pinturas coletivas jogos, com participação dos familiares e responsáveis. Desenvolveram desenhos e trabalhos para exposição no encerramento da programação de férias, na “I Semana de Amostra de Artes – Aquarelou”. Houve a participação dos adolescentes no evento “AcquaCAPS”, em que trânsito da rua do serviço foi interrompido para realização da atividade, em ambiente externo, contando com quatro estações de brincadeiras com água. Preparou-se bexigas, bolinhas de sabão, baldes e pistolas d’água, feitas com garrafas pets.Os adolescentes montaram grupos, com técnicos, que estavam identificados por cores, passando pelas estações.As atividades visavam trabalhar questões e habilidades relacionais, corporais, expressivas, cognitivas e sociais.

Resultados

Identificou-se que expectativas foram alcançadas, quando se propôs a estratégia. Analisando registros e indicadores municipais, comparando mês de janeiro, houve um aumento de 53,42%, no que se refere aos atendimentos/dia, de 2022 para 2023, ou seja, volume dos atendimentos ofertados no CAPS, cresceu no ano em que se ofertou Programação de Férias. No que diz respeito ao mês de fevereiro, também houve aumento, de 22,4% de 2022 para 2023. O impacto positivo da estratégia pôde ser observado no número de usuários ativos no CAPS, pois passou de 182, em janeiro de 2022, para 383 ativos, em 2023 bem como 171 ativos, em fevereiro do ano passado, para 283 ativos, em fevereiro deste ano. Por usuários ativos, entende-se os que estão em tratamento vigente, com PTS, no CAPS. A estratégia proporcionou evolução no tratamento dos usuários, pois foram observadas melhoras dos sintomas, em casos de ansiedade social e depressão. Familiares referiram resultados positivos quanto à socialização e interação das crianças e adolescentes. Um deles, 10 anos, com retardo mental moderado e transtorno do espectro autista, que apresentava dificuldade de manter relações interpessoais, com as atividades conseguiu socializar e criar vínculo com usuários e com técnica de referência. Tudo corrobora que Programação de Férias 2023, para aumentar adesão ao tratamento, obteve êxito e significativo resultado positivo, servindo como estratégia eficaz para driblar mudanças na rotina escolar,durante os meses de férias.

Conclusoes

Com base nos resultados positivos da referida estratégia, avalia-se que ela pode ser replicada e aperfeiçoada para os anos seguintes, visando a continuidade do tratamento dos pequenos, considerando a especificidade do período de férias. Percebeu-se que o número de usuários que tiveram sua continuidade de tratamento contrarreferenciadas para a Atenção Básica (alta), também, apresentou aumento, nos meses de fevereiro e março de 2023, indicando correlação com a efetividade desta estratégia de cuidado. Identificou-se, no coletivo, algumas demandas iniciais de comportamentos como: retraimento, fobia social, dificuldades de relacionamento interpessoal, isolamento, aversão à família em espaços sociais tendo sido associados a sintomas mais agudos. No decorrer das atividades da Programação de Férias, tais comportamentos não foram identificados, ou ainda, em alguns momentos em que apareceram em poucos usuários, foram manejados, auxiliando os responsáveis, através de alternativas, para amenizar situação de gatilho. Em virtude disso, entende-se que esta é uma estratégia exitosa com alto índice de ser multiplicada e replicada em outros contextos e serviços que tenham impacto na continuidade, ou de absenteísmo,em função do cronograma escolar.