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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Porto Alegre

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: ONDE ESTAMOS E ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Apresentação/Introdução:

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada para o sistema de saúde e tem como objetivo principal garantir a saúde da população e prevenir agravos, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos e da comunidade. Entretanto, muitas vezes, as equipes de APS enfrentam um excesso de demandas que dificulta a organização do processo de trabalho. Diante desse cenário, o planejamento estratégico (PE) torna-se fundamental para que as equipes possam identificar as necessidades da população, definir prioridades estabelecendo objetivos claros e mensuráveis, além de desenvolver estratégias para o acompanhamento dos usuários. O PE permite que as equipes de saúde definam as metas a serem alcançadas. Isso inclui a definição de estratégias para melhorar a qualidade dos serviços prestados, otimizar os recursos disponíveis e garantir a satisfação dos pacientes. A Unidade de Saúde Assis Brasil, em Porto Alegre, é composta atualmente por quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família que são responsáveis pelo cuidado de 12.386 usuários, conforme dados do e-gestor, e desde 2022 realiza o planejamento estratégico anual.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é compartilhar a experiência exitosa da realização do planejamento estratégico pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade de Saúde Assis Brasil em Porto Alegre-RS.

Metodologia

Em dezembro de 2021 a gerente da Unidade de Saúde Assis Brasil, em Porto Alegre-RS, propôs que cada equipe de ESF utilizasse parte das reuniões semanais para construir o planejamento estratégico para o ano de 2022. Cada uma das três equipes recebeu um modelo de apresentação contendo as instruções: realizar o levantamento do perfil epidemiológico da população através dos relatórios do e-SUS, identificar ao menos duas necessidades e estabelecer metas e ações para atingi-las. Também foram sugeridos alguns instrumentos para auxiliar na identificação de potências e fragilidades da equipe e do território. Após dois meses de discussão, reflexão e planejamento foi realizada uma reunião geral em fevereiro de 2022 em que cada equipe apresentou o seu PE. Nesse momento foi pactuada a apresentação dos resultados em fevereiro de 2023 juntamente com o planejamento para o novo ano.

Resultados

As necessidades identificadas pelas equipes foram: Fortalecimento de vínculo com a comunidade, ampliação do número de cadastros, acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes pela equipe de saúde bucal, vinculação das crianças do território com a unidade de saúde, ações de saúde mental para a população e implementação de atividades voltadas à saúde do trabalhador. Durante o ano de 2022 cada equipe trabalhou tendo como norte as metas traçadas no planejamento. Foram realizadas ações no território para vinculação entre a equipe e a comunidade e atividades coletivas em condomínios para avaliação em saúde bucal, identificação de crianças para acompanhamento e cadastramento da população. Também foi organizado um grupo de apoio emocional com periodicidade semanal e ações para os trabalhadores, chamadas cuidando de quem cuida. Em fevereiro de 2023 cada equipe apresentou as atividades realizadas, os resultados alcançados, e refletiu sobre dificuldades encontradas na execução do planejamento. Além disso, foi apresentado o planejamento 2023.

Conclusoes

O planejamento estratégico ajuda as equipes de saúde a identificar as necessidades da população atendida, bem como as lacunas nos serviços de saúde locais. Com base nessas informações, as equipes podem desenvolver planos de ação para abordar essas questões, como a implementação de programas de prevenção de doenças, o aumento do acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade do atendimento. Outra vantagem do planejamento estratégico é que ele ajuda as equipes de saúde a avaliar regularmente o desempenho e os resultados alcançados. Isso permite que as equipes identifiquem as áreas em que estão indo bem e aquelas em que precisam melhorar, e ajustem suas estratégias de acordo. Ao monitorar os resultados e o progresso em relação aos objetivos definidos, as equipes podem garantir que estão fazendo o melhor uso dos recursos disponíveis e trabalhando de forma eficaz para atender às necessidades da população.