Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 5 - Lago das Brisas

Modalidade

1

Temática

1

Estado

Maranhão

Cidade

Zé Doca

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

ENVOLVIMENTO FAMILIAR E EMPODERAMENTO DA GESTANTE NO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO DE ZÉ DOCA - MA

Apresentação/Introdução:

O município de Zé Doca, situado no Oeste Maranhense, tem 51 mil habitantes e cerca de 350 gestantes realizando pré natal no SUS. A UBS Eudineia Alves Veras Cutrim, localizada no bairro Vila Barroso, atende aproximadamente 10% dessas gestantes (cerca de 35), e no cotidiano de atendimento as equipes da Estratégia Saúde da Família que estão sediadas nessa UBS perceberam que o atendimento individual não era suficiente para esclarecer as dúvidas, acalmar os anseios dessas mulheres e perceberam também que nas atividades de grupo os relatos sobre a falta de uma rede de apoio familiar eram queixas constantes de todas elas. Diante disto, as Equipes de ESF desta UBS se reuniram e elaboraram uma série de oficinas teórico-práticas que abordassem temas relacionados à gestação, parto e puerpério, que envolvesse também o parceiro e familiares próximos das gestantes, de modo a estimular a participação e a corresponsabilização destas famílias no cuidado da mãe e do bebê. As oficinas acontecem de forma cíclica desde julho de 2022.

Objetivos

Objetivo geral: Fortalecer o pré-natal e puerpério através do envolvimento familiar Objetivos específicos: Promover educação em saúde sobre o pré-natal, parto e puerpério com a participação das gestantes e seus familiares na elaboração dos temas Incentivar o fortalecimento da rede de apoio familiar para que as gestantes e puérperas tenham o suporte que necessitam durante esta fase Empoderar as gestantes, puérperas e seus familiares sobre as decisões no processo de cuidado do pré-natal, parto e puerpério.

Metodologia

Foi disponibilizada para as gestantes, puérperas e seus familiares uma caixa de sugestão para que ali depositassem questões nas quais encontravam maiores dificuldades, além de dúvidas pessoais que também sentiam que não eram esclarecidas durante os atendimentos com os profissionais de saúde. Essa caixa é aberta regularmente e os temas mais frequentes são contemplados na elaboração de momentos na forma de oficinas teórico-práticas. Para tanto, foram utilizados recursos pedagógicos lúdicos como mamas, útero, bolsa amniótica e vagina didática, próteses educativas da pélvis e bonecos. As equipes da UBS também confeccionaram lembrancinhas de cada encontro para incentivar a participação. As oficinas possuem uma abordagem multiprofissional, com a presença de psicólogos, médicos, enfermeiros, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, cada um oferecendo orientações e suas visões a partir dos temas sugeridos pelas gestantes, puérperas e familiares, incentivando a formação de uma rede de apoio a partir do empoderamento dos envolvidos no processo de pré-natal, parto e puerpério.

Resultados

As gestantes e puérperas aumentaram a frequência nas consultas e a participação dos familiares foi progressivamente ampliando, tanto nos momentos das oficinas quanto durante as consultas de pré-natal e puerpério de rotina. As mulheres ficaram mais conscientes sobre as mudanças e os sinais fisiológicos no próprio corpo, o que auxiliou no trabalho de parto, ampliando o número de partos normais entre as participantes da oficina. Os exercícios de relaxamento repassados nas oficinas, bem como a informação sobre a identificação correta dos sinais de parto possibilitou o acesso em tempo oportuno à maternidade do Hospital Municipal e, inclusive, a ocorrência de partos domiciliares, com apoio da família. Outro fator notado pelas equipes foi a adesão dessas mulheres à amamentação exclusiva, inclusive com a identificação de fatores que pudessem atrapalhar este processo, como a ocorrência de encurtamento de frênulo lingual, que foi observado pelas próprias mães, sinalizado às equipes e encaminhado para solução na própria UBS. O acolhimento das gestantes e puérperas no seio familiar também foi observado, com maior e melhor apoio neste momento, segundo relato das mães.

Conclusoes

A realização das oficinas qualificou a assistência pré-natal e puerperal na UBS Eudineia Alves Veras Cutrim, trazendo empoderamento e protagonismo às mulheres, fortalecendo a rede de apoio familiar na gestação, parto e puerpério e aumentando a adesão das famílias à amamentação exclusiva. Essa ação está sendo continuada, com a permanência da caixa de sugestões na UBS e a ampliação dos temas que estão sendo abordados nas edições seguintes do ciclo de oficinas.

Banner