Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Santa Rosa

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CAPS: MUSICALIZANDO A ALEGRIA DE VIVER

Apresentação/Introdução:

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) oferece uma proposta de cuidado embasada no Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente, que tem como pilares o Sistema Único de Saúde (SUS), as diretrizes da Reforma Psiquiátrica e a Política Nacional de Saúde Mental, que preconizam o resgate da cidadania, o protagonismo e a (re)inserção social do usuário de substância psicoativa e transtornos mentais graves. O Grupo Terapêutico de Música do CAPS AD Movimento e do CAPS II Novo Rumo iniciou no ano de 2015 e desde então colhemos resultados significativos na promoção da saúde mental dos nossos pacientes através da música. Em 2021, por meio de um recurso financeiro da Rede de Atenção Psicossocial, iniciamos uma parceria com a Escola de Música Recital que proporcionou a criação de vínculos emocionais, num encontro consigo mesmo e com o outro, aumentando a qualidade afetiva de suas relações através da vivência musical.

Objetivos

Promover uma atividade de vivência musical de cunho terapêutico-pedagógica, a fim de potencializar as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo entre pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e transtornos mentais graves. Fortalecer a autoestima, o vínculo familiar e social Desenvolver a imaginação e a criatividade Propor um recurso terapêutico em saúde mental Proporcionar sentimento de pertencimento e vínculo entre os participantes Gravar vídeos clipes como registro institucional e pessoal para os pacientes, podendo ser compartilhados nas redes sociais Garantir o fazer artístico através do canto e da prática de instrumentos de percussão e com materiais recicláveis Melhorar a comunicação e a expressividade individual Fortalecer a autoimagem e redescoberta de potenciais criativos.

Metodologia

Os encontros ocorrem semanalmente nas dependências do CAPS com 02 horas de duração onde os participantes ensaiam e criam canções e paródias com letras que se relacionam ao tratamento. O grupo terapêutico de música tem capacidade de atender 30 participantes que são pacientes que realizam tratamento em ambos os CAPS- dependência química e transtornos mentais graves. No Projeto estão envolvidos profissionais da equipe multiprofissional do CAPS AD Movimento e CAPS ll Novo Rumo e dois profissionais de música da escola Recital. São realizadas apresentações artísticas do grupo em eventos culturais no município e região. Nos encontros presenciais no CAPS as atividades desenvolvidas com os usuário são registradas em áudio gravado em programa especifico servindo como um importante recurso didático. Com isso os pacientes tem retorno direto da atividade que estão desenvolvendo. Uma vez registrada a voz e o instrumento ao final de 03 meses são gravadas as imagens cantando e tocando que resultam em clipes que ficam disponíveis para os pacientes, instituição e população em geral através de link do youtube.

Resultados

Foi possível uma melhora na qualidade de vida dos pacientes, adesão ao tratamento, diminuiu a evasão ao tratamento, manutenção da abstinência de substâncias psicoativas, inclusão social e comunitária, evidencia-se que bem-estar, melhora do raciocínio, expressão corporal, integração com os demais participantes e aumento do vínculo com a equipe técnica. A música atua como um potente recurso terapêutico em em Saúde Mental pois possibilita aos usuários dos serviços um lugar de fala, expressão, pertencimento e acolhimento. Além disso, avançam no caminho da reabilitação, pois exercem o papel de um dispositivo construtor do paradigma psicossocial.

Conclusoes

No decorrer do projeto foi possível fortalecer a autoimagem e redescoberta de potenciais criativos, remetendo à promoção da qualidade de vida dos usuários, requerendo da equipe multiprofissional que atua no CAPS capacitação com vistas a aperfeiçoar a prática clínica no processo de reabilitação e reinserção dos usuários na sociedade.

Banner