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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Santa Maria

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRÉ-NATAL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

Apresentação/Introdução:

A atenção pré-natal inclui um conjunto de ações intersetoriais que envolvem tanto a gestão quanto a atenção à saúde materno-infantil. Indicadores de saúde materno-infantil estão estreitamente relacionados à qualidade do cuidado pré-natal. De acordo com o inquérito nacional Nascer no Brasil, mais de 80% dos nascimentos ocorrem por cesarianas, com importantes repercussões tanto para a saúde da mãe quanto do bebê a curto, médio ou longo prazos. Observa-se, ainda, com base neste inquérito, uma cobertura pré-natal deficitária, início tardio e incompleto das consultas pré-natais, déficit na realização dos exames de rotina, além de fatores relacionados às orientações sobre o parto e aleitamento Estudos sugerem que a maior mortalidade em gestantes, no Brasil, se deve a problemas crônicos voltados à gestão e atenção à saúde materno-infantil, como insuficiência de recursos, baixa qualidade do pré-natal, disparidades raciais e violência obstétrica (SOUZA AMORIM, 2021 DINIZ BRITO RONDON, 2022). O período de desenvolvido das ações de qualificação da atenção pré-natal no município de Santa Maria, iniciaram em agosto/2021, com a primeira edição do curso pré-natal, seguindo, paralelamente com os encontros de gestantes nas UBS e construção e validação dos fluxogramas norteadores da atenção pré-natal, após ocorreu a segunda edição do curso pré-natal e, paralelamente, a construção e posteriormente o lançamento da cartilha de orientações sobre pré-natal, parto e pós-parto entregues nas UBS.

Objetivos

Descrever as produções técnico-científicas qualificadoras do Pré-Natal no município de Santa Maria.

Metodologia

Educação permanente: Curso de qualificação interprofissional da atenção pré-natal. Foram desenvolvidos duas edições do curso pré-natal, uma em 2021 e outra em 2022. Os cursos contaram com treze encontros presenciais e outros doze on-line, realizados quinzenalmente. Foram convidados profissionais nacionais e internacionais para discutir sobre as temáticas de prevenção de infecções transmissíveis na gestação, plano de parto, aleitamento materno, indicadores do Previne Brasil, interprofisisonalidade, entre outras. Participaram, efetivamente, das duas edições, mais de 100 profissionais entre enfermeiros, médicos, odontólogos, estudantes e residentes. Os encontros de gestantes foram desenvolvidos mensalmente, mais especificamente, em duas UBS e sistematizados a partir de um fluxograma, previamente construído e validado pelos profissionais da atenção primária, com temas relacionados ao pré-natal, parto e pós-parto. Por encontro de gestantes, participavam em torno de oito gestantes e profissionais das UBS. Os fluxogramas norteadores e a cartilha de orientações sobre pré-natal foram desenvolvidos pelos mesmos pesquisadores, a partir da demanda previamente identificada e sugerida pelos profissionais participantes dos cursos. Os fluxogramas estão organizados em página única, um direcionado para os profissionais e outro às gestantes, demonstram o percurso para qualificação da atenção pré-natal. A cartilha com 27 páginas, conta com uma linguagem acessível para as gestantes e famílias.

Resultados

As ações, aqui relatadas, estão inseridas em um projeto ampliado de pesquisa-ação, cujo objetivo geral visa qualificar a atenção pré-natal. Portanto, apresenta-se, a seguir, discursos dos participantes do curso pré-natal e das gestantes dos encontros de pré-natal coletivo. Os participantes dos curso pré-natal serão identificados pelas letras ‘PC’, enquanto as gestantes dos encontros de pré-natal coletivo pela letra ‘G’. Momento da gente conversar ali só sobre gestação […] bem acolhedor e estimulador […] tipo uma terapia assim, de conversar, poder perguntar tudo que acha que tem que perguntar, o que acha que tá certo e o que tá errado. Até sai falando pro marido, muito legal, muito bacana mesmo (G). Eu nunca tive este assunto no meu curso de graduação. Eu me inscrevi neste curso pré-natal porque eu vi nos meus estágios que existem muitas fragilidades. As gestantes recebem poucas informações (PC). Evidencia, portanto, a importância de espaços colaborativos para a construção de saberes e práticas alinhadas às reais necessidades do trabalho em saúde. Esse pensar remonta às abordagens tradicionais de promover a educação em saúde e permanente em saúde. Para além de programas formais e estruturados, é preciso, gradativamente, estimular processos formativos e educativos ao longo da vida, a partir de abordagens horizontalizadas, reflexivas e prospectivas em âmbito individual e coletivo, nas quais cada profissional é protagonista de novos saberes e práticas.

Conclusoes

As ações de educação em saúde e permanente em saúde demonstraram que é preciso investir em percursos construtivistas, participativos e interprofissionais, onde os profissionais tenham espaços para a reflexão do fazer e, para as usuárias/gestantes, espaços de trocas de experiências e construção do saber. As tecnologias educativas, mais especificamente, os fluxogramas da atenção pré-natal e a cartilha de orientações, estão diretamente relacionadas à qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde, principalmente no que se refere à qualificação da atenção pré-natal, bem como à disponibilização de tecnologias de processo e percurso norteadoras da atuação pré-natal interprofissional no contexto da Atenção Primária à Saúde do município de Santa Maria.

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