Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 9 - Pedras de Paraúna

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Osório

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

HEPATITES VIRAIS: AÇÕES DO SAE/UDM COMO REFERÊNCIA PARA OS ATENDIMENTOS NA APS

Apresentação/Introdução:

Osório é um município do Litoral Norte que pertencente à 18ªCRS e 5ª RS – Bons Ventos, com uma população estimada de 46.815 pessoas (IBGE), que abriga a Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) e atende não apenas Osório, mas também os municípios de Tavares, Mostardas, Palmares do Sul e Capivari do Sul, um total aproximado de 80mil habitantes. A meta da OPAS/OMS é eliminar as Hepatites até 2030 e em 01/01/2022, com a mudança dos medicamentos para hepatites virais (HV) do elenco Componente Especializado para o elenco Componente Estratégico da pela Portaria GM/MS nº 1.537 de 12/06/2020 e amparada pela resolução Nº 240/21 – CIB/RS de 05/08/2021, as UDMs passaram a ser as responsáveis pela gestão e dispensação de medicamentos para o tratamento das HV B e C no RS. Visto este ajuste de demanda, a equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE) vinculada à UDM, iniciou em Osório um processo de capacitações em HV para a APS e estendeu aos demais municípios aos quais é referência, direcionado às equipes de enfermagem, médica e farmacêutica. A iniciativa teve o intuito de fomentar a ação do enfermeiro (a) na ampliação estratégica do acesso da população ao diagnóstico das HB e HC e encaminhamento de casos detectados para tratamento, de acordo com a NT Nº 369/2020 MS de 30/12/2020. O propósito em auxiliar e proporcionar autonomia real aos municípios nos tratamentos das HV, principalmente dos casos de HC, deve garantir o acesso ao tratamento o mais breve possível.

Objetivos

Objetivo geral: Auxiliar e instrumenalizar os profissionais da APS de Osório e dos municípios referência na ampliação estratégica de acesso ao diagnóstico e tratamento dos casos de Hepatite C. Objetivos específicos: - Capacitar as equipes da APS em rastreio, diagnóstico, tratamento e seguimento das HV. - Estabelecer o SAE como uma referência no matriciamento aos profissionais da APS. - Criar planilha online dos casos para diálogo dinâmico das informações (nº notificações, exames, agendamentos do seguimento laboratorial) entre SAE/UDM e setor da epidemiologia. - Criar canal de comunicação integrado (whatsaap) com os farmacêuticos, coordenadores da APS dos municípios referência e representante da 18ªCRS com o intuito de partilhar documentos, atualização de notas técnicas, protocolos e manuais. - Construir documento municipal (decreto) que valide a ação do enfermeiro na APS no enfrentamento às HV, para ir de encontro à NT Nº 369/2020.

Metodologia

O processo de capacitação iniciou-se ainda em agosto de 2021 em reunião com os enfermeiros da APS de Osório, para apresentação da NT Nº 369/2020. Na sequência, foi feito contato com cada secretário de saúde dos municípios para sensibilização e um cronograma foi proposto para Osório, Mostardas (com as equipes de Tavares e Mostardas), Palmares do Sul e em Capivari do Sul, contando com a parceria da Empresa Gilead. Em out/22 criou-se um grupo de whatsapp que permanece ativo para comunicação interativa, dinâmica e em tempo real para disposição de manuais, formulários, notas técnicas, protocolos, bem como suas atualizações além de recados gerais aos municípios. Osório foi o primeiro município a ser capacitado em nov/22, já sendo repassado aos profissionais da Farmácia do Estado os formulários para migração do Componente Especializado para o Estratégico. As capacitações ocorreram de forma presencial, sempre em dois períodos (manhã e tarde) sendo em 01 período sobre HV em dados epidemiológicos, rastreio, diagnóstico, tratamento e seguimento e 01 período em Testes Rápidos aos Enfermeiros e técnicos em Enfermagem de todos os municípios. Estabelecemos o SAE como referência em matriciamento à APS. Em Osório além do contato telefônico ou whatsapp, realizamos o suporte in loco. O SAE/UDM esteve em 80% das reuniões de equipe das ESFs, para dar ciência e/ou reforço, quanto à mudança dos fluxos e retenção eficaz da pessoa que vai tratar HC dos respectivos territórios.

Resultados

As capacitações foram realizadas por equipe multiprofissional (farmacêutico, enfermeira, técnica em enfermagem do SAE de Osório e biólogo toxicologista da Empresa Gilead) e ocorreram entre o final de 2021 e 2022. Tivemos a presença de um total de 132 profissionais capacitados em Hepatites Virais e Testes Rápidos nos 5 municípios. Destes, 43 profissionais de Osório (05/11/21), 35 de Mostardas/Tavares (30/03/22), 21 de Capivari do Sul e 33 de Palmares do Sul (29/04/22). O que nos mostrou a efetividade das ações realizadas, foi a constatação de apenas 03 tratamentos para Hepatite C dispensados em Osório em 2021 enquanto estava pelo componente especializado, enquanto houveram 23 dispensas em 2022, um aumento significativo de 766,66%, no que foi repassada para o componente estratégico (UDM) em que a equipe se mobilizou para o aporte à APS. A elaboração e publicação do decreto municipal (178/2022) que trouxe o respaldo legal da atuação do profissional enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Osório, na solicitação de exames e encaminhamentos de casos para o atendimento médico na própria APS ou no serviço de referência (SAE), sem dúvida trouxe agilidade ao acesso da população ao tratamento da Hepatite C no município. Este trabalho realizado pelo SAE/UDM foi apresentado com muita alegria, como experiência exitosa na reunião da COGE em outubro de 2022 a convite da Coordenação Estadual de Hepatites Virais do RS.

Conclusoes

Percebeu-se um incremento de mais de 700% no aumento dos tratamentos dispensados para Hepatite C no município de Osório no ano de 2022, comparado a 2021 e sendo 90% advindos da APS, evidencia a efetividade das ações conjuntas entre atenção básica e especializada. Manter o SAE/UDM como referência direta e totalmente acessível aos profissionais da APS trouxe agilidade e confiança nos atendimentos prestados. Uma constatação durante o processo de rastreio e diagnóstico, é a eficiente e efetiva participação dos Técnicos em Enfermagem da SMS na realização dos Testes Rápidos, sendo que hoje contamos com 100% destes profissionais capacitados e inseridos nesta prática. Importante destacar que para podermos utilizar a NT Nº 369/2020, o decreto municipal 178/2022 que trouxe respaldo para a equipe multiprofissional, mas em especial para os (as) enfermeiros (as) da SMS, trazendo agilidade nos diagnósticos e tratamentos para pessoas portadoras de Hepatite C. O processo de comunicação das equipes de APS e SAE/UDM permanecem ativos e dinâmicos, na busca pela meta da OPAS/OMS de eliminar as hepatites até 2030.

Banner