Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

São José do Sul

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

CONSTELAÇÃO FAMILIAR, AURICULOTERAPIA, AROMATERAPIA E REIKI: SALTO QUALITATIVO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO

Apresentação/Introdução:

São José do Sul é um município ainda jovem, mas com raízes profundas e sólidas, formado pelas Comunidades de São José do Maratá, Morro do Cedro, Uricana, Dom Diogo Baixo, Linha Lerner, Dom Diogo/Sede, Linha Canavial, Linha Progresso, Morro IBGE, Linha Bonita Alta, e Linha Bonita Baixa. A cidade possui 2464 habitantes (IBGE, 2021). Situada na mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e na microrregião de Montenegro, Rio Grande do Sul, está localizada no Vale da Felicidade, que inclui 20 municípios. A região se caracteriza como uma das melhores em qualidade de vida do Brasil. Motivo de orgulho é o Sistema de Saúde municipal que, além de apresentar uma excelente estrutura de prédios e equipamentos médico-hospitalares, conta com equipes de profissionais competentes e humanitários no atendimento integral das pessoas. As práticas integrativas foram adicionadas ao serviço de atenção básica no ano de 2018, através da auriculoterapia, devido ao grande número de pacientes atendidos na saúde mental e crescimento da demanda, consequentemente ao aumento de uso de medicamentos. No ano de 2022 foram agregadas as práticas de constelação familiar, aromaterapia e reiki que são realizadas por profissionais já existentes no quadro de servidores concursados (psicóloga e dentista), junto à unidade de saúde, em sala estruturada para essa finalidade. A oferta do serviço é organizada através de encaminhamentos pelos profissionais de nível superior, exceto a auriculoterapia, que é por livre demanda.

Objetivos

Objetivo geral: Melhorar a qualidade de vida e o bem estar da população do município de São José do Sul. Objetivos específicos: -Complementar o tratamento convencional, diminuindo o uso de medicações. -Dar suporte a saúde mental, complementando o tratamento. -Auxiliar na resolução de conflitos familiares e sociais. -Contribuir para o tratamento de dores crônicas.

Metodologia

Constelação familiar, auriculoterapia, aromaterapia e reiki são realizadas na própria unidade de saúde, em uma sala estruturada somente para esse fim. A primeira prática implantada no município foi a Auriculoterapia. Inicialmente realizada nos consultórios da UBS pelos profissionais de odontologia e psicologia. Atualmente essa prática é feita uma vez na semana, pela profissional de psicologia, em uma média de 64 atendimentos mensais, através de agendamento, onde são atendidas todas as faixas etárias, sem necessidade de encaminhamentos, atendendo de 8 a 10 sessões por paciente. Eventualmente a prática é realizada em grupos existentes na rede de atendimento do município, tais como Grupo de Idosos, Pessoas com Deficiências. A Constelação familiar é realizada individualmente com atendimentos semanais, a média de sessões é 8 mensais. O reiki e a aromaterapia são realizados em conjunto, com atendimentos individuais semanalmente, com uma média de 5 sessões por paciente, totalizando uma média de 36 sessões mensais. As práticas de constelação familiar, aromaterapia e reiki, foram implantadas em 2022, ocorrem após encaminhamento de profissionais da UBS e são realizadas pela dentista da ESF. Os materiais utilizados nas práticas são adquiridos com recursos do próprio município, conforme a demanda de cada prática. A aceitação da população e dos demais profissionais de saúde facilitou a implantação das PICS.

Resultados

Os resultados apresentados abaixo são norteados por dados quantitativos e qualitativos que expõem a efetividade do projeto junto ao município de São José do Sul. Com dados do último quadrimestre (de setembro a dezembro de 2022), conforme o relatório municipal de gestão obteve-se uma redução no quantitativo de 1752 unidades de medicamento. Podemos medir a efetividade no auxilio de tratamento de dores crônicas, saúde mental e resolução de conflitos familiares e sociais, através de relatos de pacientes e profissionais da rede. Paciente Maria* veio para atendimento de auriculoterapia com as seguintes queixas: ansiedade, constipação e dores na coluna cervical. Ao término do tratamento relatou não ser mais necessário o uso de laxantes, diminuição do uso de psicotrópicos e analgésicos. Paciente Joana* veio para constelação familiar com as seguintes queixas: o sentimento de raiva e a necessidade de chamar a atenção. Ao término do tratamento houve a diminuição desses sintomas. Paciente Rosa* veio para o reiki e aromaterapia com as seguintes queixas: muita ansiedade e dermatite emocional. Ao término do seu tratamento relatou uma diminuição considerável dos sintomas e redução do uso de pomadas. *nomes fictícios

Conclusoes

Concluímos que nos últimos quatro anos, com ampliação das práticas integrativas e complementares houve um aumento na procura por parte da população, principalmente pela recomendação dos próprios pacientes, devido a efetividade dos tratamentos. Devido à satisfação e a resolutividade de diversas queixas dos pacientes atendidos, planejamos a ampliação do serviço, integrando outras práticas integrativas e complementares.

Banner