Verifique as informações do projeto
inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Voltar

Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Tuparendi

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

PREVINE BRASIL: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE E DA BUSCA ATIVA PARA AS METAS DOS INDICADORES

Apresentação/Introdução:

O municipio de Tuparendi está localizado no Rio Grande do Sul com 7730 habitantes. Possui 3 Estratégias de Saúde da Família para atender essa população, sendo que a ESF 1 Vila Glória abrange a área mais carente do município com 2199 cadastros ativos, sendo 779 hipertensos, 230 diabéticos e 738 mulheres de 25 a 64 anos. Ao fazermos a análise dos nossos indicadores nos surpreendemos pois achavamos que prestávamos um atendimento qualificado, apesar de sempre prezarmos por um bom atendimento, não havíamos percebido que em algum momento falhávamos com esses usuários. Dessa forma, traçamos um planejamento e fomos atrás dos nossos objetivos desnvolvendo um trablaho em equipe pensando sempre nesse público alvo

Objetivos

objetivo geral - busca ativa de pessoas com hipertensão arterias sistemica, diabetes melittus e mulheres de 25 a 64 anos de idade objetivos específicos - melhorar a qualidade no atendimento a pessoas com diabetes, hipertensão e mulheres de 25 a 64 anos -mostrar o potencial da equipe e principalmente o trabalho das agentes comunitários de saúde - alcançar as metas dos indicadores desse público alvo - fazer a busca ativa dos usuários que fazem parte do denominador dos indicadores e que não estavam em dia com os exames - conhecer melhor a população que pertence a nossa área de abrandência.

Metodologia

Ao verificarmos os indicadores da unidade, a equipe sentiu-se desconfortável com os números, pois achávamos que estávamos ofertando um atendimento de qualidade aos hipertensos, diabéticos e mulheres. A partir disso, pegamos o relatório dos usuários que faziam parte do denominador desses indicadores e traçamos um plano, nos reunimos com as acs para conferir os usuários onde nos deparamos com nosso primeiro obstáculo, pois muitos eram usuários com óbitos ou não pertenciam mais ao nosso municipio há tempos. Atualizamos esses dados no PEC, mas ainda temos 20% dos diabéticos que ainda estão nessa lista. Buscamos cursos, parcerias com a coordenadoria, informações e agora estamos na expectativa para o próximo quadrimestre. Aos usuarios ativos, HAS e DM, mandamos áudio da enfermeira em redes socias explicando a importância do acompanhamento, mandamos bilhete personalizado às mulheres pelas acs convidando para realizar seu exame. Na unidade montamos uma planilha no excel para acompanhamento e todas vez que chegava um usuário para atendimento a técnica de enfermagem que fazia a triagem conferia esses dados e já passava para atendimento ou agendava consulta aos que precisavam. As mulheres que percebiamos que não retornariam para exame, durante a consulta médica ou na demanda já realizavamos a coleta, assim que possível. Dessa forma, todas essas ações viraram rotina na equipe princialmente nas vd das agentes que também nas oportunidades já agendavam o atendimento com um profissional

Resultados

Nosso primeiro contato com os indicadores da unidade foi em setembro de 2022 onde os resultados eram HAS 15% atingidos, DM 20% e mulheres 21%. A equipe se uniu ainda mais, traçou planos e objetivos, acreditou no seu potencial e melhorou sua qualidade ao atendimento a esse público. Sendo assim, as metas no quadrimestre seguinte em que implantamos as ações foi um resultado surpeendente, hipertensos e diabéticos 61% e mulheres com o exame em dia 51%.

Conclusoes

Trabalhar em saúde é muito desafiador, e o Programa Previne Brasil veio para nos desafiar ainda mais, porém tivemos um olhar diferenciado em nosso atendimento a um determinado público alvo. Sempre tivemos uma alta produção em atendimentos, mas não percebiamos que normalmente eram os mesmos usuários ou que em algum momento passava despercebido a verificação de sinais, exames e/ou consultas. Novamente pudemos perceber o quanto o trabalho em equipe é fundamental, a busca ativa e principalmente as ACS desenvolvendo seu papel. Tudo isso, gerou mais credibilidade do sistema SUS aos usuários, o papel do enfermeiro em consultas e das agentes de saúde, pois ainda vivemos em meio a uma cultura com limitações. Não podemos deixar de citar também a parceria de um médico no processo. Enfim, a equipe atualmente é muito mais unida, acredita em seu potencial que por momentos estava desacreditada, implantou a rotina de uma forma natural e os usários engajaram também no processo. A equipe continua fazendo mais planejamento principalmente em introduzir outros grupos de saúde na área abrangente e atendimento a noite para atingir a população trabalhadora.