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inscrito na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

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Dados do Projeto

Sala de Apresentação

Sala 8 - Gruta Terra Ronca

Modalidade

1

Temática

Estado

Rio Grande do Sul

Cidade

Pelotas

Descrição da experiência - resumo do projeto

Título Experiência:

TELECONSULTA DE ENFERMAGEM PARA PORTADORES DE CONDIÇÕES CRÔNICAS: DIABETES E HIPERTENSÃO

Apresentação/Introdução:

Com a Pandemia do Covid-19, muitos portadores de doenças crônicas tiveram seus acompanhamentos interrompidos ou não realizados conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Visando retomar esse acompanhamento, em julho de 2022, o Município de Pelotas promoveu o dia “D da diabetes”. No qual realizou-se consulta de enfermagem, para avaliar a necessidade da solicitação dos exames, preconizados para o Diabetes. A partir dessa data, passou-se a disponibilizar aos portadores de diabetes e hipertensão, maiores de 18 anos e cuidadores ou familiares de crianças e adolescentes, com diabetes, teleconsulta de enfermagem. A teleconsulta pode ser definida como consulta remota, utilizando um meio eletrônico, entre paciente e um profissional para fornecer aconselhamento diagnóstico, terapêutico e/ou educar em saúde (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE, 2020). Como meio eletrônico podemos considerar videochamadas, aplicativos de trocas de mensagens, e-mails, ligações, entre outros. Os profissionais de saúde são treinados e precisam se sentir aptos para realizar a teleconsulta e seu conselho profissional necessita estar de acordo com esta modalidade de atendimento (Guerra et al, 2021). A teleconsulta de enfermagem foi normatizada no Brasil, na pandemia, momento em que desempenhou um papel fundamental no isolamento social, ao acesso a informações seguras, cuidado e monitoramento com responsabilidade, sem a necessidade de deslocamento às Unidades de Saúde.

Objetivos

Objetivo geral: Oferecer aos portadores de diabetes e hipertensão uma opção de teleatendimento, para que o mesmo possa realizar o acompanhamento conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Objetivos específicos: Realizar busca ativa dos usuários que não realizaram os exames, mínimos, preconizados pelo Ministério da Saúde, para o acompanhamento da Hipertensão e Diabetes Identificar e encaminhar oportunamente os usuários que apresentem uma condição de agravamento da doença crônica Oferecer um canal de atendimento, com uso das tecnologias da informação e comunicação, no qual o usuário pode ser atendido, sem sair de seu domicílio e em horário estendido.

Metodologia

Atualmente, a equipe é composta por 8 enfermeiras, atuando de segunda a sexta, manhã e tarde. Cada uma é responsável pelo controle dos usuários de 5 a 6 Unidades de Saúde do Município, totalizando 46 unidades. O contato é realizado pelo Whatsapp, a consulta pela google meet, os dados são registrados no Prontuário Eletrônico do E- SUS. O serviço realiza a busca ativa dos pacientes que estão no PEC que não realizaram as consultas nos últimos 6 meses, envia uma mensagem perguntando se há interesse na realização da teleconsulta. Se aceito, é agendado. Caso os exames estejam alterados, orienta-se a procurar sua UBS, para consulta médica. Nessa consulta a enfermeira solicita os exames, conforme o protocolo, a todos os pacientes que não tenham realizado os exames no último ano. Renova as receitas, conforme o protocolo. As receitas e solicitações são enviadas pelo whatsapp, ao usuário. Na teleconsulta, o exame físico, segundo Andrade, Monteiro, Lobo e Luz (2021) envolve a aquisição de novas habilidades e técnicas, e a avaliação ocorre em parceria com o paciente. As autoras ressaltam a anamnese como determinante para entender o estado de saúde e direcionar condutas. O exame físico pode ser compensado com a inclusão de uma pessoa indicada pelo paciente para dar suporte ao procedimento, sob orientação profissional e fornecer informações adicionais necessárias.A comunicação eficaz usa um tom agradável e acolhedor, linguagem coloquial e conduzida de maneira natural.

Resultados

No ano de 2022 entrou-se em contato com 11 mil portadores de diabétes e hipertensão, via whatsapp, para passar informações sobre as patologias e o cuidado. Foram realizadas 1.458 teleconsultas em 2022 e 3.517 em 2023, nas quais se orientou questões referentes ao autocuidado, solicitação de exames, que constam no protocolo de atendimento da diabetes e hipertensão e renovação de receitas, quando necessário. Diante desse panorama, destaca-se a importância da teleconsulta de enfermagem para minimizar os efeitos causados pela calamidade pública de saúde, especialmente no controle das doenças crônicas a qual tem oportunizado ações integradas de prevenção e cuidado à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus na atenção primária. Assim, contribuindo na identificação de agravantes, como ausência da realização dos exames , ocorrência de doença renal crônica e dificuldade de controle da glicemia. A teleconsulta de enfermagem é constituída de saberes e práticas que objetivam o diagnóstico, a prevenção e a recuperação. Apresenta-se uma padronização no atendimento, por meio do protocolo de atendimento e roteiro básico de teleconsulta, incluindo protocolo de prescrição de medicamentos e solicitação de exames. São realizados encaminham de acordo com protocolos aos serviços terceirizados e a outros profissionais, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicóloga.

Conclusoes

A consulta de enfermagem é considerada uma das atividades mais relevantes do trabalho da enfermeira na Atenção Primária, mas nem sempre consegue realizá-la de forma integral. Isto pode estar diretamente ligado ao fato da enfermeira assumir múltiplos papéis, entre eles está o processo gerencial, dos serviços e da equipe de enfermagem. A teleconsulta no formato que está sendo realizado em Pelotas, reduz essa barreira, possibilitando ofertar uma assistência qualificada visto que a enfermeira não necessita dividir seu tempo com múltiplas tarefas.O serviço destaca-se como estratégia de qualificação do cuidado à doença crônica não transmissível, no SUS. Surge como uma possibilidade que permite acompanhar a cada seis meses, controlar a glicemia, pressão arterial, taxa de filtrado glomerular e o colesterol qualificando o cuidado e a prevenção. Possui grande potencial de replicação, pois pode ser implementado com os recursos próprios do município. Observa-se a facilidade do uso da tecnologia, o desafio está nas dificuldades no processo de comunicação interpessoal, principalmente das percepções dos sinais não verbais. Recomenda-se, em virtude de constituir-se um serviço novo, com diferentes possibilidades, a educação permanente da equipe.